Antes de tudo, o planejamento estratégico e comprometimento são necessários para a preparação para o ISEE (Independent School Entrance Examination).
E, as escolas particulares nos EUA usam o ISEE, um teste padronizado, para avaliar a capacidade dos alunos em todas as séries.
O Educational Records Bureau também administra um teste de desempenho e raciocínio denominado Independent School Entrance Examination (ISEE).
Além disso, o exame é usado por mais de 1.200 escolas particulares em todo o país para avaliar os alunos antes de permitir que eles se matriculem da 2ª à 12ª série.
O objetivo da avaliação é categorizar os candidatos de acordo com seu desempenho e raciocínio entre pares que compartilham o mesmo nível de aprendizagem.
Neste conteúdo, nossa proposta é falar sobre como se preparar para o ISSE, por exemplo,
conhecer o formato do exame ou praticar regularmente.
Se quiser algo mais personalizado com nossos consultores com 1 década de experiência na prova, nos chame no Whatsapp para discutirmos um plano personalizado para o seu filho ou filha de acordo com as escolas que vocês irão aplicar.
O que é o ISEE?
O Educational Records Bureau administra o Exame de Admissão à Escola Independente (ISEE), também conhecido como Exame de Admissão à Escola Independente em inglês, que é um teste de desempenho e raciocínio.
E, o exame é usado por mais de 1.200 escolas particulares em todo o país para avaliar os alunos antes de permitir que eles se matriculem da 2ª à 12ª série.
Por sua vez, o objetivo do teste ou outro tipo de avaliação como o ISEE é colocar os alunos em grupos com outros que tenham alcançado um nível semelhante de conhecimento ou habilidade.
As pontuações ISEE do aluno, inclusive, são comparadas com as de outros candidatos e com aquelas normalmente aceitas pela instituição de interesse.
Vale destacar que as bolsas de estudo e subsídios também são concedidos com base nos resultados obtidos no ISEE.
Como funciona o ISEE?
O Independent School Entrance Examination, ou ISEE, é um exame de admissão usado por escolas independentes nos EUA para avaliar alunos em idade escolar.
A admissão em escolas independentes, internas e privadas é determinada pelos resultados deste exame.
Várias partes compõem o ISEE, e a ordem das seções varia de acordo com a formação educacional do indivíduo.
Geralmente consiste em um ensaio e seções sobre compreensão de leitura, matemática, raciocínio quantitativo e raciocínio verbal.
As escolas também utilizam os resultados do ISEE para avaliar a compreensão e aplicação dos tópicos acadêmicos pelos candidatos e para decidir se eles se enquadram no programa.
Por fim, o ISEE é um exame para o qual os candidatos normalmente estudam e praticam, pois um bom desempenho nele pode aumentar suas chances de ingressar em universidades seletivas.
Preparatório para o ISEE: dicas e estratégias
1. Conheça o formato do exame
A princípio, aprenda a estrutura do ISEE, que consiste em partes sobre escrita, compreensão de leitura, raciocínio matemático e raciocínio verbal. Isso lhe dá uma ideia do que esperar no dia do exame.
2. Comece devagar e identifique seu nível
Determinar seu nível de proficiência no idioma, iniciante, básico, intermediário, avançado ou fluente, é o primeiro passo. Isso depende de vários fatores, principalmente do grau de sua proficiência na língua inglesa.
Neste sentido, é mais simples começar o estudo devagar, por exemplo, ao pesquisar notícias online, dê prioridade aos artigos em inglês que são mais relevantes e fáceis para você.
Outra ideia é ler novamente um livro infantil que você já conhece, só que desta vez em inglês.
Diante disso, é viável melhorar a digestão das mensagens fazendo conexões com conhecimentos prévios.
Ter um dicionário ou aplicativo de smartphone que auxilia na contextualização de termos desconhecidos. Isso também pode ser útil para ajudar a não desistir diante de expressões ou palavras estranhas.
Essa condição se normaliza à medida que a leitura avança, sendo então reconhecida como essencial para se chegar a uma compreensão abrangente dos textos.
3. Pratique regularmente
Em primeiro lugar, pratique regularmente o estudo, afinal, isso ajuda os alunos a familiarizar-se com o formato e a natureza das questões do exame.
E, para se concentrarem no aperfeiçoamento das suas capacidades nas áreas onde mais necessitam, também ajuda os alunos a identificar os seus pontos fortes e fracos.
Para finalizar, praticar regularmente o estudo também dá aos alunos maior autoconfiança no dia do teste.
4. Gerencie o tempo
Antes de tudo, alcançar a produtividade durante as sessões de estudo é uma dificuldade que muitas pessoas enfrentam.
Afinal, quantas vezes você se propôs a examinar um material apenas para se desviar e terminar apenas metade do que havia planejado?
Caso você esteja passando por isso com frequência, é hora de começar a gerenciar o tempo.
Embora nem sempre seja o caso, temos dificuldades com o automonitoramento em geral.
O que isso significa?
Acontece que achamos difícil estabelecer prazos para nós mesmos ou desistir de um hobby para terminar uma tarefa. Esta é a fonte da procrastinação.
Aproveite também ao máximo o seu tempo diário para evitar o mau hábito de adiar tarefas importantes e garantir que seus estudos rendem bem – seja para concursos, vestibulares ou até mesmo para a faculdade.
Pode ter qualquer formato que você desejar, como uma planilha Excel, uma parede coberta de post-its (bloco de notas ou bloco adesivo de notas) ou uma lista de tarefas.
A disposição dos temas e conteúdos a serem estudados visualmente é fundamental para garantir que você não deixe de lado nenhuma tarefa.
É mais simples começar a planejar quando tudo está claro porque você tem consciência de tudo o que precisa ser feito.
Além disso, não se esqueça de definir um cronômetro para registrar quanto tempo leva para concluir esta tarefa.
5. Leitura atenta é essencial no seu preparatório para o ISEE
Como ponto de partida, é essencial ter um bom desempenho na seção de compreensão de leitura.
Ao mesmo tempo, ler livros complexos com atenção e responder perguntas sobre eles é uma boa prática de leitura.
Dessa forma, ao colocar em prática uma leitura atenta (exercitando com livros complexos) sua capacidade de compreensão e interpretação aumentará.
6. Revisão e simulação
Os alunos vão se acostumar com a forma como o teste será configurado e com os tipos de perguntas que serão feitas se eles realizarem revisão e simulação.
Afinal, o benefício é que ajuda os alunos a descobrir em que são bons e ruins, para que possam desenvolver melhor as habilidades de que mais precisam.
Por fim, fazer a revisão e simulação também proporciona que os estudantes se sintam melhor consigo mesmos no dia do teste.
7. Anote tudo!
Para começar, você tem que trabalhar na leitura e nas partes mais difíceis antes que se torne um hábito.
Durante o exercício de leitura, faça anotações de palavras cujos significados você deseja aprender, frases que você não conhece, mas ouve muito, palavras novas, tópicos sobre os quais deseja aprender mais, os pontos mais comuns e quaisquer outros problemas que você encontrar.
Ele também melhora os estudos, ajuda você a se envolver mais com o idioma, ajuda a pensar na gramática e agiliza seu progresso porque você não precisará começar “do zero” toda vez que ler um texto sobre o mesmo assunto.
Então, curtiu nosso conteúdo de hoje sobre o preparatório para o ISEE?