Artigos

Você conhece o Provincial Nominee Program(PNP)?

provincial-nominee-program

Tempo de Leitura  6 min

É um programa do governo do Canadá para quem possui as habilidades, educação e experiência de trabalho para contribuir com a economia de uma província ou área específica, feito para quem deseja viver ou se tornar morador permanente do Canadá.

No país, as províncias e territórios tem os seus próprios “fluxos” – que são programas de imigração que visam requisitos e grupos específicos.

Em cada fluxo os territórios e províncias podem utilizar critérios visando o melhor aproveitamento de acordo com cada grupo como:

  • Trabalhadores qualificados;
  • estudantes;
  • pessoas de negócios;
  • trabalhadores semi – qualificados.

PNP através do Express Entry

Você pode Imigrar como candidato provincial no Canadá através do Express Entry e para isso é necessário as seguintes coisas:

  1. Você precisa fornecer sua biometria:

Em muitos casos, agora você precisa fornecer suas impressões digitais e imagem (biometria) após a inscrição.

Descubra quem precisa oferecer biometria e como funciona o novo processo de inscrição.

Observação: se você tiver uma indicação que não seja para o Express Entry ou que tenha sido emitida antes de 1º de janeiro de 2015, você deve realizar a inscrição utilizando o procedimento em papel, não podendo utilizá-lo para o Express Entry.

Esses detalhes são para candidatos ao Provincial Nominee Program (PNP) que estão usando o Express Entry.

Se uma província ou área indicar você por meio de um fluxo(stream) do Express Entry, ele será listado em seu certificado de eleição. Sendo assim, você pode verificar isso com a província ou área.

Formas de imigrar pelo Express Entry

A criação de um perfil Express Entry online é a maneira mais rápida e menos burocrática para se candidatar a uma vaga para indicação de um fluxo vinculado.

É válido afirmar que para realizar a criação é exigido atender os requisitos de cada stream, além de utilizar um dos programas de imigração aceito pelo Express Entry como:

Federal Skilled Workers(FSW);

Federal Skilled Trades (FST);

Canadian Experience Class (CEC).

Manifestação de interesse

1ª forma

Você pode entrar em contato com a província ou território e solicitar a aplicação no programa do Express Entry.

Se a província ou território aceitar nomeá-lo, você poderá criar um perfil do Express Entry (ou atualizar o seu perfil, se tiver um) e nesse caso você obtém uma nomeação por meio de sua conta, que você aceita digitalmente.

2ª forma

Você cria um perfil do Express Entry e revela as áreas e províncias em que estiver interessado.

Se uma província ou território lhe enviar um “alerta de interesse” para sua conta, você entrará em contato direto com eles.

Funciona assim: você se inscreve no programa através do Express Entry e se você for indicado, eles oferecerão para você por meio de sua conta e você o aceitará eletronicamente.

Em ambos os casos, você precisará produzir um perfil do Express Entry durante o processo, então você precisa fazer isso desde o início.

Compreenda as opções do aplicação

Você pode precisar usar o processo baseado em papel ou pelo processo on-line por meio do Express Entry, e varia de acordo com o “fluxo” escolhido no PNP.

Como parte do processo, você precisará passar por um exame médico e obter um police check.

Eles são certificados policiais que todos que aplicam através dessa maneira devem ter, não importa onde se prepare para residir no Canadá.

É necessário ter esses certificados policiais, onde todas as pessoas devem ter, independente se desejam morar no Canadá ou não.

provincial-nominee-program

Aplicando através do Processo Provincial

Para realizar a aplicação através do processo provincial, primeiro você deve criar um perfil adequado para cada fluxo(stream), é importante ter em mente que cada governo provincial tem o seu próprio sistema, com os própios critérios.

Dito isso, as províncias reúnem as informações que possibilitam analisar e selecionar os melhores perfis que preenchem melhor as necessidades econômicas e de trabalho de uma região.

  • Ofertas de emprego na província, como experiência de trabalho canadense – que são fatores relevantes para as perspectivas de emprego.
  • Prioridades estratégicas – atributos obedecem às necessidades do mercado e de trabalho da província
  • Educação – área e nível de educação, assim como onde foi realizado.
  • Idioma – francês ou inglês
  • Imigração regional – Com o objetivo de se estabelecer fora da área das capitais
  • Nível de experiência de trabalho e habilidade social
  • Histórico salarial

Os melhores candidatos receberão das províncias convites para se candidatar a uma nomeação. O sistema de pontuação é por onde cada candidato é escolhido.

Recebido o convite, basta candidatar-se na província de sua escolha para ser selecionado. Você deve enviar certos documentos nesta etapa, como teste de idioma e carta de oferta de emprego.

Após nomeado, você deve seguir as instruções e obedecer os requisitos de cada província. Na imagem abaixo você pode conferir as listas de programas de cada fluxo:

 

4.9/5 - (12 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published.