Artigos

Quanto dinheiro eu preciso para imigrar para o Canadá?

quanto-dinheiro-eu-preciso-para-imigrar-canada.jpg

Uma das dúvidas mais comuns de quem pretende imigrar para o Canadá é “quanto dinheiro eu preciso para imigrar para o Canadá?”.

A realidade é que essa dúvida acaba atingindo diversas questões importantes de quem vai imigrar para o Canadá, por exemplo, moradia, alimentação, teste de proficiência, exames médicos, lazer, passagem e passaporte.

Claro, há mais outros pontos importantes além dos mencionados que contribuem para que sua imigração aconteça sem problemas.

Enfim, neste artigo, temos o objetivo de responder de maneira geral sobre “quanto dinheiro eu preciso para imigrar para o Canadá”?.

Vamos lá?

Comprovação de renda mínima exigida pelo governo

É preciso comprovar que você tem dinheiro para o processo de imigração do Canadá para mostrar que você pode lidar com as despesas essenciais nos primeiros meses em que você está no país.

No entanto, há exceções a essa exigência: pessoas que fazem parte da Canadian Experience ou pessoas que já estão autorizadas a trabalhar no Canadá e possuem uma proposta de trabalho garantida.

Aliás, Quebec tem outra forma de processo de imigração, nessa região o ministério do Quebec busca fazer a comprovação de renda mínima.

Enfim, de modo geral a avaliação de renda mínima exigida pelo governo canadense verifica se você é casado ou têm filhos dependentes, e leva em conta a tabela do LICO (Low-income- Cut-off), e também um acréscimo de por volta de 30%.

A tabela do LICO consiste no mínimo de dinheiro preciso que uma família deve ter para não estar na condição de pobreza.

Essa tabela a cada ano recebe atualizações em razão da inflação, mas devido a pandemia ela não teve reajustes. Clique neste link para saber mais sobre ela no site do governo canadense.

Teste de proficiência

A princípio possuir uma conta no Express Entry não necessita de nenhuma despesa.

No entanto, a despesa só ocorre no momento em que você obtém um Invitation to Apply (ITA) e se apresenta para o cadastro que exige que você cobre as despesas de uma taxa de processamento de CAD $825 para maiores de idade.

Porém se você possui crianças é necessário quitar uma taxa extra de CAD $225 por filho dependente que está com você no processo de imigração.

Por fim, o valor de CAD $500 é cobrado por adulto de um casal que busca a Right of Permanent Residence Fee (Taxa de Direito de Residência Permanente). Neste contexto, não é exigido pagar esta taxa para os filhos.

Equivalência dos diplomas

Primeiramente saiba que caso você ou seu cônjuge possuam diplomas, é essencial fazer a equivalência em certas organizações, a WES é mais famosa.

Se você entrar no site oficial desta instituição você verá que é informado que CAD $220 é cobrado para fazer a equivalência dos diplomas.

Vale destacar que o valor de CAD $220 consiste em um valor sem os outros tipos de taxas (entrega ou complementares) e impostos.

Para concluir, dê uma olhada no site oficial da WES para ficar atualizado do valor da equivalência dos diplomas.

Traduções juramentadas

As traduções juramentadas são necessárias para a equivalência dos diplomas, bem como para boa parte dos documentos do processo de imigração.

Veja abaixo certos tipos de documentos que as traduções juramentadas se fazem necessárias:

  • Certidão de nascimento e RG
  • Carta dos empregados (se existir)
  • Extrato bancário
  • Carta do banco
  • Certidão de casamento
  • Históricos escolares
  • Decretos de divórcio
  • Diplomas
  • Registros criminais

Por fim, conforme o profissional adquirir para o trabalho, o valor das traduções varia, além de que há nisso todas as taxas de todos os processos de traduções.

Exames médicos

As pessoas que desejam imigrar para o Canadá devem ficar atentos a solicitação de exames médicos.

Somente médicos que são inscritos e autorizados pela Imigração Canadense podem realizar os exames médicos.

Confira a seguir alguns exemplos dos exames médicos que podem ser exigidos para imigrar para o Canadá:

  • Urinar
  • Sangue
  • Raio-x do tórax

Enfim, todos esses exames necessitam de dinheiro para serem feitos, então está aí mais um dos custos para imigrar para o Canadá.

Análise de documentos e emissão do visto

Quando no Express Entry após você ter mandado todos os documentos, você terá que pagar a da análise desses documentos e a emissão do visto.

Na sua conta da Express Entry você consegue fazer o pagamento totalmente online.

O valor da análise de documentos custa em média CAD $550, enquanto o valor para emissão do visto custa em média CAD $490.

Vale destacar que esses valores se referem a somente um indivíduo.

quanto-dinheiro-eu-preciso-para-imigrar-canada.jpg

Envio dos passaportes

Antes de tudo, você deve saber que para conseguir o visto você deve enviar seu passaporte.

Você fará isso por meio do serviço do Centro de solicitação de visto do Canadá (CVAC) no próprio Brasil.

E para conseguir que os procedimentos do CVAC ocorram você tem que pagar algumas taxas que tem o seu valor correspondente conforme o estado do Canadá em que a pessoa deseja imigrar.

Custos extras

A princípio você tem que levar em conta da mesma forma as despesas com:

  • Seguro viagem
  • Passagens aéreas
  • Moradia
  • Transporte
  • Alimentação
  • E assim por diante.

No entanto, é bom sempre destacar que essas despesas mudam conforme as decisões que você tomou, por exemplo, o estado e a cidade escolhida, o número de pessoas que farão parte desse processo e tudo aquilo que você achar ser fundamental.

Mas quanto é preciso mesmo trazer?

Não temos um valor exato do quanto dinheiro é preciso para imigrar para o Canadá, pois isso depende muito da realidade de cada pessoa, o que fornecermos foi uma visão geral do quanto dinheiro é preciso para imigrar para o Canadá, mas é sempre bom ter à disposição o maior valor possível para conseguir fazer uma imigração para o Canadá calma.

Assim, ao ter uma boa quantia reservada para imigrar para o Canadá você pode lidar melhor com o período de adaptação no país, ajustes e problemas que exigem dinheiro.

Tudo isso ocorre frequentemente nos três primeiros anos.

Você também quando está se adaptando a nova vida você terá que tratar de questões voltadas às situações características do Canadá, veja dois exemplos:

  • No Inverno, o recém chegado no Canadá tem que comprar roupas e sapatos apropriados.
  • Para alugar, os locatários pedem o pagamento da assinatura do contrato, o primeiro aluguel e o pagamento do último aluguel, isso é uma maneira de garantia para enfrentar possíveis problemas.

Por fim, caso essa leitura tenha sido proveitosa, acompanhe as próximas postagens por aqui.

Leia também

Comprovação financeira para estudar no Canadá

 

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.