Já passou pela sua cabeça fazer residência médica no Hospital Albert Einstein (HIAE)?
Sim, é totalmente possível. Todo ano, por volta do mês de setembro, as inscrições são abertas.
Mas por que escolher fazer residência médica no Albert Einstein?
O Hospital Albert Einstein é uma das melhores instituições médicas da América Latina, que é bastante conhecida por atender celebridades, políticos e grandes empresários.
Por ter pacientes de renome, é natural também que esse hospital apareça muitas vezes nos jornais (inclusive, no mês de agosto de 2023, o apresentador Faustão ficou internado no Hospital Albert Einstein).
Além disso, quando se fala de tratamento ao câncer, o Hospital Albert Einstein está no topo do ranking de hospitais capazes de tratar essa doença de forma bastante eficaz, afinal, com excelente equipe médica e equipamentos de ponta, a recuperação dos pacientes é muita alta.
Hora de acompanhar como fazer residência médica no Albert Einstein, não é mesmo?
Então, não deixe de ler este artigo até o fim para esclarecer todas as suas dúvidas!
Breve história do Albert Einstein
O Hospital Albert Einstein nem sempre foi uma instituição médica gigante, inclusive, não tinha tanto recurso financeiro no início.
A organização hospitalar teve como um dos fundadores o médico Manoel Tabacow Hidal em 1955, quando ele conversou sobre a criação de um hospital com colegas.
E, esse hospital foi pensado para ser uma instituição judaica, que atenderia também pessoas, claro, que não são da comunidade judaica.
Inicialmente, o Hospital Albert Einstein focou no tratamento para crianças e adolescentes, sendo um comprometimento com a sociedade civil brasileira, por exemplo, a instituição criou a Pediatria Assistencial, que cuidava sem custo do público infantil de residentes da área do Morumbi.
E, esse programa durou ao longo de vários anos, no entanto, em 1997, o hospital institui o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, que proporcionou atendimentos médicos para mais de 10 mil jovens da região.
Para finalizar, no ano de 2006, o Hospital Albert Einstein foi ampliado e reformado. A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, ao longo de mais de 2 anos, investiu em um empreendimento monumental, por exemplo, o primeiro edifício do Hospital Albert Einstein, no Morumbi, evoluiu para 16 andares em 70.000 m² de estrutura.
Como funciona o Albert Einstein?
Primeiro, de acordo com a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), o Hospital Albert Einstein está entre os melhores hospitais do mundo, pois conta com uma equipe médica de altíssima qualidade e equipamentos modernos, qualidades tão excepcionais que causa inveja em alguns hospitais europeus e americanos.
Além disso, para você ter uma ideia, no setor de Oftalmologia, da unidade Morumbi, dispõe de 6 salas para cirurgias de pouco duração (realizadas a laser).
Essa instituição médica administra também 22 unidades públicas, conheça algumas delas:
- 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- 3 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA)
- 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
- 1 Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Há também três características essenciais que fazem parte da administração do Hospital Albert Einstein:
- Um sistema de tomada de decisão fortemente sustentada por mecanismo de controle;
- O desenvolvimento constante tendo como objetivo o futuro;
- Valores focados sempre pelo melhor trabalho.
Etapas para fazer a residência médica no Albert Einstein
1. Inscrição
Para começar, o interessado em fazer residência médica no Hospital Albert Einstein deve acessar o site do Concursos FFC para realizar a inscrição. O prazo para a matrícula para o ano de 2023 é de 11 de setembro até o dia 10 de outubro.
Além disso, no momento da inscrição tem que fazer o pagamento da taxa da inscrição, o valor é de R$ 740,00.
Mas, é possível obter isenção da taxa de inscrição, para isso o estudante deve ser bolsista da Faculdade Israelita de Ciência da Saúde Albert Einstein, a bolsa tem que cobrir 75% ou 100% da mensalidade do curso.
No mais, se o estudante só conseguir fazer as provas para residência médica com ajuda de uma atendimento especial, ele deverá preencher um formulário que se encontra na página de inscrição do site do Concursos FFC.
2. Processo seletivo
Antes de tudo, saiba que a avaliação de seleção para realizar residência médica no Hospital Einstein conta com duas etapas, a primeira é uma prova teórica e a outra é uma prova prática.
A prova teórica ocorre no dia 29 de outubro de 2023, ela tem algumas características em relação ao tipo de residência e especialidade escolhida, por exemplo:
- Acesso direto: 75 questões objetivas
- Especialidades com pré-requisitos: 50 questões
Quais são os conteúdos médicos exigidos para fazer a prova teórica?
Geralmente são esses:
- Cirurgia
- Clínica Médica
- Obstetrícia
- Ginecologia
- Medicina Preventiva, Social e Pediatria.
Mas como é a segunda etapa?
Ela acontece entre o dia 15 e 19 de dezembro, sendo focada no estudante demonstrar sua prática dos seus conhecimentos em áreas como procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.
O estudante também deve enviar o currículo entre o dia 1 e 8 de dezembro, uma banca examinadora verificará as credenciais do estudante para a admissão do candidato.
3. Resultado
Na segunda etapa do processo seletivo da residência médica do Albert Einstein, que acontecerá no dia 8 de janeiro de 2024, serão divulgados os resultados da prova prática e da análise curricular.
Além disso, no dia 9 de janeiro, os futuros candidatos terão a oportunidade de interpor recursos, e o resultado final, incluindo os nomes dos autorizados, será divulgado no dia 15 de janeiro de 2024, com o edital de inscrição.
De modo geral, a nota final do processo seletivo do HIAE será determinada por meio de média ponderada e não de média simples.
Vale a pena fazer residência médica no Albert Einstein?
Primeiro, a estrutura do Hospital Albert Einstein possibilita que seus profissionais de saúde consigam ajudar pacientes em vários estados de saúde, que conduz excelentemente o progresso dos pacientes.
O hospital também garante tanto uma remuneração altíssima quanto uma qualidade de trabalho excelente para seus colaboradores.
Enfim, todos os benefícios proporcionados pelo Albert Einstein são com certeza colhidos por aqueles que farão parte de uma residência no Albert Einstein.
Então, curtiu nosso conteúdo de hoje sobre como fazer residência médica no Albert Einstein?
Conta para a gente nos comentários!
Leia também
Residência Médica na Inglaterra