Artigos

SAT x ACT quais são as diferenças?

sat-act-diferencas

O American College Testing (ACT) e o Scholastic Assessment Test (SAT) são exames padronizados usados para avaliar estudantes em potencial para admissão em instituições na América do Norte.

Esses exames são apropriados para estudantes dos Estados Unidos e de outros países. Tanto o ACT quanto o SAT têm características próprias, apesar de suas semelhanças marcantes.

Você está familiarizado com o que são?

Continue lendo este artigo para saber mais sobre as características que diferenciam o teste ACT do SAT (Scholastic Aptitude Test).

Vamos nessa?

O que é o ACT?

Juntamente com o Scholastic Assessment Exam (SAT), as instituições americanas exigem que os futuros alunos façam o ACT, que é um teste que avalia a competência do aluno nas áreas de inglês, matemática, leitura, ciências e escrita. “American College Testing” é o que “ACT” significa quando é abreviado.

O ENEM é uma prova comparável a esta no Brasil. De acordo com Marta Bidoli, supervisora da Education USA, 52% dos alunos que se formaram no ensino médio nos Estados Unidos em 2012 fizeram o exame American College Testing (ACT), enquanto em outros estados, 100% dos alunos fizeram o exame.

Como está dividido o Exame ACT?

O ACT está estrutura em 4 componentes, são eles:

  • English (Inglês);
  • Math (Matemática);
  • Science Reasoning (Raciocínio científico);
  • Reading (Interpretação de texto);

Além disso, o ACT oferece aos participantes a oportunidade de participar de uma sessão chamada Redação.

O exame completo não deve levar mais de quatro horas para ser concluído. Além disso, sua pontuação total para as tarefas necessárias pode variar de 1 a 36 pontos. Enquanto o ensaio recebe uma pontuação que pode ser de 2 a 12 pontos no total. O total desses pontos será somado para determinar a nota final.

O ACT mundial é um teste que é dado em formato digital, e é realizado aqui no Brasil em torno de seis vezes por ano. Sua inscrição pode ser concluída no site oficial a sua conveniência.

O custo de fazer o ACT está atualmente fixado em 150 dólares dos Estados Unidos. Os alunos que querem que uma redação seja escrita para eles, por outro lado, desembolsam cerca de 170 dólares a mais.

O resultado do teste, no entanto, pode ser conhecido em menos de três semanas após a sua realização. E o aviso é enviado para o endereço de e-mail do candidato que foi fornecido durante a inscrição. Existe a possibilidade de até seis faculdades diferentes obterem a nota para este teste diretamente.

O que é o SAT?

O Scholastic Aptitude Test, ou mais conhecido como SAT, é um dos exames mais difundidos nos Estados Unidos. As universidades dos Estados Unidos o utilizam como parte do processo de admissão para seus programas de graduação.

Este exame é administrado pelo College Board. O exame funciona como uma modalidade do ENEM e é aplicado em âmbito nacional.

Isto deve-se ao facto de servir como um exame uniforme que é reconhecido por todos os estabelecimentos de ensino e está incluído no processo de admissão.

O objetivo do teste é avaliar o conhecimento do aluno, bem como sua capacidade de pensar criticamente nas seguintes três áreas: matemática (matemática), leitura crítica (linguagem e interpretação de textos) e escrita (escrita).

A pontuação mais alta possível em cada componente do exame é de 800 pontos.

Por sua vez, a pontuação mais alta possível em todas as categorias é 2.400.

Uma pontuação de 1600 no teste representa uma pontuação perfeita, enquanto 1050 é um desempenho médio no exame composto.

Como está dividido o exame SAT?

O teste do SATA se distribui em 3 seções:

  • Math (matemática), pode levar até 80 minutos;
  • Critical Reading (gramática e interpretação de textos)
  • Writing (escrita), pode levar 100 minutos para as duas etapas.

É feita uma classificação em relação à pontuação: a faixa de pontos possíveis para cada seção do exame é entre 200 e 800.

Isso significa que o resultado final pode variar de 400 a 1.600 pontos. Se você puder se aproximar de 1600, terá uma posição melhor.

O custo atual para fazer o SAT é de cerca de cem dólares americanos. Isso representa um investimento financeiro significativo. No entanto, se o candidato for obrigado a apresentar uma redação, o valor da seção poderá ser aumentado.

Os alunos no Brasil devem acessar o site do College Board online para concluir o processo de registro. Uma vez lá, eles poderão ver uma lista de todos os centros de aplicação de testes localizados em todo o país, bem como as próximas datas dos testes.

Este exame pode ser feito um total de seis vezes por ano no Brasil.

sat-act-diferencas

Principais diferenças entre ACT e SAT

A maior distinção entre o ACT e o SAT é que o primeiro inclui uma parte do exame que é dedicada ao estudo da ciência. O SAT, por outro lado, não inclui esta seção. Outra diferença entre o SAT e o ACT é que o primeiro dá mais ênfase ao vocabulário do que o segundo.

Outra consideração é que o nível de dificuldade das perguntas de matemática do ACT é significativamente superior do que as perguntas do SAT.

SAT ou ACT: qual sua escolha como estudante internacional?

Escolher entre as pontuações do ACT e SAT é um componente importante de sua inscrição como candidato a estudar no exterior, e muitos estudantes internacionais baseiam sua decisão em seu nível de proficiência.

Ao mesmo tempo, planeje sua estratégia de estudo para o SAT e ACT concentrando-se em suas áreas de força em inglês, leitura, matemática e ciências, que compõem a maioria dos dois exames.

Você pode precisar fazer o exame TOEFL iBT® se não for de um país de língua inglesa e quiser estudar no exterior ou participar de um programa de oportunidades econômicas para jovens.

O SAT é o exame mais utilizado no mundo em comparação com o ACT. O SAT pode ter mais locais e datas abertas se você quiser fazer o teste em seu país de residência.

Enquanto o ACT é conhecido por ser menos focado linguisticamente.

Aliás, o que se destaca mais no ACT é a matemática e raciocínio analítico que consegue demonstrar aptidão sobre o inglês caso não seja sua primeira língua.

Por que é interessante fazer os testes várias vezes?

Você pode selecionar as pontuações que acha que lhe darão a melhor chance de ser aceito quando enviar uma inscrição para a faculdade de sua escolha.

O nome deste sistema é “Score Choice”. Lembre-se de que algumas faculdades exigem que você envie os resultados de todos os testes que você já fez.

Verifique as notas médias da escola onde você está se candidatando para melhorar suas chances de aceitação. O cálculo do percentil 75 do SAT lhe dará uma ideia das pontuações esperadas para os candidatos aprovados.

Encontrar informações sobre os méritos relativos dos exames ACT e SAT em uma escola deve ser simples, porque muitas faculdades publicam as pontuações médias dos candidatos aceitos.

As pontuações do SAT e do ACT de uma escola podem diferir um pouco, o que pode ajudá-lo a decidir em que se concentrar. Esteja ciente de que, embora você tenha a opção de enviar várias pontuações, a escola “superará” seus resultados.

A pontuação composta mais alta será determinada pela soma das melhores pontuações dos alunos de cada seção.

Dessa forma, considere cuidadosamente as pequenas diferenças ao decidir se deve fazer o SAT ou o ACT! Leva tempo e planejamento cuidadoso para um bom desempenho em qualquer exame.

Para aumentar suas chances de receber a tão procurada carta de aceitação, você pode querer começar a se preparar para os exames SAT e ACT bem antes dos prazos para enviar suas inscrições para a faculdade.

Você também deve certificar-se de obter notas fortes.

Por fim, se essa leitura sobre as diferenças entre SAT e ACT tiver sido útil, acompanhe as próximas postagens por aqui.

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.