O que é o Simple Present Tense?
Tempos verbais são sempre um tema delicado para aqueles que estão estudando um novo idioma.
Se você quer saber tudo sobre o Simple Present do inglês, por exemplo, talvez esteja notando que não basta fazer alguns exercícios escritos para assimilar a estrutura das frases no tempo presente.
E isso é normal!
Aprender inglês é algo fácil se você observar suas ações cotidianas e começar a pensar nelas nessa segunda língua, em vez de majoritariamente ir elaborando em sua mente as frases em português.
É claro que não é instantâneo: não basta querer, tem que se esforçar.
Ainda assim, prestar atenção na estrutura das frases que você fala e escreve ao longo do dia vai lhe dar muitos insights.
O primeiro deles é que a esmagadora maioria das frases que emitimos no cotidiano é sobre coisas que estão acontecendo hoje, agora, ou seja: no presente.
Além disso, temos a tendência natural a recorrer à estrutura S + V + O, ou seja, sujeito + verbo + objeto. Veja alguns exemplos:
She is writing a letter.
The dog sleeps on the couch.
My parents cook dinner every night.
Você compreendeu o que as três orações acima querem dizer, certo? E como seria se não seguíssemos a estrutura S + V + O?
a is writing letter She.
sleeps the The on couch dog.
dinner My cook our every parents night.
E agora, entendeu tudo?
Aposto que não! Ora, e por quê?
Porque os termos estão fora de lugar.
Nosso cérebro está preparado para ver sentido nas frases que seguem a estrutura sujeito + verbo + objeto.
Em determinadas circunstâncias, é possível alterar essa estrutura, como é o caso da voz passiva.
Porém, até mesmo a voz passiva há regras a serem seguidas; do contrário, não conseguimos compreender o que o falante quis dizer.
O conjunto dessas regras é chamado de syntax of English, ou sintaxe do inglês, que é bem parecida com a sintaxe do português.
Além da sintaxe
Preparado para conhecer tudo sobre o Simple Present?
Bom, já sabemos que a estrutura básica desse tempo verbal será sujeito + verbo + objeto. Ou seja, o verbo estará depois do sujeito.
Vamos nos concentrar nesses verbos a partir deste momento. Acompanhe alguns exemplos que estão todos no Simple Present Tense:
He drinks a glass of water before breakfast every morning.
She leaves her office at nine o’clock everyday.
My mom likes her flowers very much.
Your cousins want to buy a lot of ice cream.
I work in a library.
That girl studies alone every night.
Notou os sublinhados?
Os verbos no Simple Present não variam quanto ao radical a menos que estejam na terceira pessoa do singular (he/she/it).
Caso estejam, serão três terminações possíveis: -s, -es ou -ies.
I work in a library.
(primeira pessoa do singular; nenhuma terminação é acrescentada)
He works in a library.
(terceira pessoa do singular; acréscimo de -s)
She works in a library.
(terceira pessoa do singular; acréscimo de -s)
*
They like my flowers very much.
(terceira pessoa do plural; nenhuma terminação é acrescentada)
My mom likes her flowers very much.
(terceira pessoa do singular; acréscimo de -s)
My aunt likes her flowers very much.
(terceira pessoa do singular; acréscimo de -s)
*
We study alone every night.
(primeira pessoa do plural; nenhuma terminação é acrescentada)
That girl studies alone every night.
(terceira pessoa do singular; acréscimo de -ies)
My dad studies alone every night.
(terceira pessoa do singular; acréscimo de -ies)
E a forma negativa do Simple Present?
Saber tudo sobre o Simple Present é uma tarefa obrigatória para os estudantes da língua inglesa, porque esse é o tempo verbal mais usado.
Isso inclui as frases negativas, que são aquelas que demonstram que algo não acontece no momento.
Porém, não basta apenas adicionar o not a essas orações.
Você precisa incluir um verbo auxiliar: o verbo to do (fazer). Além disso, há a possibilidade de usar uma forma contracta, muito comum do discurso oral.
You do not work in a library.
You don’t work in a library.
*
They do not like my flowers very much.
They don’t like my flowers very much.
*
We do not study alone every night.
We don’t study alone every night.
Essa é a regra para frases em que o sujeito está na primeira pessoa (I ou we), assim como aquelas que estão na segunda (you) ou na terceira do plural (they).
Frases negativas na terceira pessoa do singular do Simple Present precisam de uma terminação específica no verbo auxiliar.
She does not go to the library every week.
She doesn’t go to the library every week.
*
He does not like my flowers very much.
He doesn’t like my flowers very much.
*
It does not work that way anymore.
It doesn’t work that way anymore.
Como construir frases interrogativas no Simple Present?
Para ser expert em tudo sobre o Simple Present, você deve saber aplicar também o tempo presente às frases interrogativas. Nelas, da mesma forma, é necessário usar o verbo auxiliar to do, mas ele sempre aparecerá no início da frase.
O verbo, por outro lado, perde a terminação de terceira pessoa (se houver), voltando para o infinitivo (sem o to).
Does she go to the library every week?
Do you work in a grocery store?
Do your cousins want to buy a lot of ice cream?
Does my mom like that flowers very much?
Do they go home early or late?
Does your cat eat twice a day?
Reparou que o verbo auxiliar pode ser, como na negativa, do ou does?
O que vai determinar é a pessoa que estiver sendo conjugada. Se for a terceira pessoa do singular, use does. Se forem as outras, use do.
Dica extra no Simple Present: as question tags
Função fática da linguagem é quando, ao falar, pedimos ao nosso interlocutor uma confirmação de que ele está “na escuta”. Exemplo: “Você foi embora tarde ontem, né?”.
Esse “né?” também ocorre bastante em inglês e faz parte do aprendizado do Simple Present.
They go home late, don’t they?
It doesn’t work that way anymore, does it?
Perceba que as frases estão no Simple Present, e, no final, o emissor pede uma confirmação ao interlocutor.
Para escrever esse “né?”, é preciso que você se guie pelo sujeito da frase.
They go home late, don’t they?
(sujeito: They; logo, o auxiliar é don’t)
It works that way yet, doesn’t it?
(sujeito: It; logo, o auxiliar é doesn’t)