A crise sanitária gerada pela Covid 19 colocou à prova sistemas de saúde no mundo todo. E uma dúvida frequente entre brasileiros é sobre o sistema de saúde de outros países, principalmente o americano.
Como Funciona o Sistema de Saúde?
Nos Estados Unidos o sistema de saúde é alvo de grandes debates entre políticos. Há quem defenda a política de Universalização da saúde e isso implicaria em um acesso de forma igualitária e gratuita, diferente do que ocorre atualmente.
Os EUA adota o sistema misto como a maioria dos países do mundo – a grande diferença se dá pelo domínio dos planos privados sobre o público.
Seguros de Saúde
Ao longo da pandemia, as desvantagens oferecidas pelo modelo de saúde americano ficaram nítidas, onde a crise econômica causada pela covid deixou milhares de pessoas sem acesso à saúde.
Acrescentado ao fato que a falta de um governo centralizado – somada a disputa entre prefeitos e governadores por insumos, agravou ainda mais a crise e o resultado – centenas de milhares de pessoas mortas em todo o país.
Os seguros de saúde são algo caro nos EUA, sendo uma das principais causas de falência no país.
No país comandado pelo Democrata Joe Biden, o sistema é dominado pelos seguros privados, que na sua grande maioria são oferecidos por empresas aos seus empregados, onde estes devem pagar uma taxa mensal que varia de acordo com o plano escolhido.
Medicare
Exercido pelo governo dos EUA desde 1966, é um programa que oferece atendimento para quem possui 65 anos e contribui ou contribuiu para a previdência social de lá. Além disso, o programa também atende pessoas com deficiência ou limitações que os impeçam de trabalhar.
O medicare é de adesão obrigatória e pode ser dividido em 4 categorias – A, B, C e D. Cada uma dessas oferece diferentes opções para cada usuário, confira:
Medicare A – Oferece seguro hospitalar.
Medicare B – Oferece seguro médico.
Medicare C – Oferece alternativas e é conhecido como o “plano privado medicare”.
Medicare D – É um plano que possibilita economizar com medicamentos, além de diversos outros benefícios.
Medicaid
Criado em 1965 com o intuito de oferecer serviços de saúde para crianças com baixa renda e pessoas com baixa renda ou menores de 65 anos incapacitados – é um programa que desde a sua criação passou por várias transformações.
Atualmente o programa de saúde conta com a participação de todos os estados da federação americana, variando os requisitos de acordo com cada estado. Em parceria com o governo federal americano oferece serviços para os candidatos que atendem os seguintes requisitos:
- Pessoas com baixa renda ou que não conseguem subsistir com a sua renda;
- Ser residente do Estado que está sendo solicitado o programa;
- Cidadão americano ou migrante qualificado como residente permanente legal.
Na maioria dos casos, a partir de cinco anos de residência nos EUA você pode ser elegível para participar do Medicaid.
Obamacare: o que é?
O Affordable Care Act (ACA) conhecido como Obama Care foi um programa criado em 2010 pelo então presidente Barack Obama com objetivo de reestruturar o sistema de saúde dos EUA, oferecendo serviços de saúde de uma forma mais “justa”.
Desde a sua criação, o programa tem sido alvo de discussões ferrenhas entre Republicanos e Democratas, isso porque os Republicanos qualificam o programa como sendo de origem socialista por obrigar as pessoas a aderir a um programa de saúde sob pena de ser multado. Já os Democratas afirmam que o programa é um avanço, e que oferece segurança e ajuda, principalmente aos mais carentes.
No Obamacare há um incentivo através de regras federais, para que ocorra a adesão por parte das pessoas a algum plano de saúde, o que possibilita um acesso ao sistema de saúde por parte da população. A criação de regras federais criadas pelo programa flexibilizou o acesso a planos, tornando- os mais baratos.
Precisando prestar o OET ou IELTS para o seu Visto?
Fale conosco no Whatsapp ou por email. Nossos experts tem 20 anos de experiência preparando profissionais de Saúde que precisam revalidar seu diplomas de medicina e enfermagem para atuarem em suas áreas nos Estados Unidos.