Artigos

Como funciona o sistema de saúde na Nova Zelândia

sistema-saude-nova-zelandia

Com um sistema de saúde pública de excelência e de baixo custo, a Nova Zelândia é referência se tratando de serviços médicos. Isso porque seus profissionais estão qualificados para oferecer o suporte e atendimento necessário aos moradores.

Estrangeiros que possuem visto de trabalho há mais de dois anos ou residentes gozam de benefícios diferenciados.

Com o início da Covid 19, sistemas de saúde do mundo todo foram postos a prova, a eficiência do sistema aliada a uma boa gestão, fez com que a Nova Zelândia fosse um dos países que melhor controlaram e cuidaram dos seus casos de transmissão de coronavírus.

O atendimento

No Brasil possui-se o sistema único de saúde(SUS), que oferece serviços de saúde gratuitos para toda a população.

Na maioria dos países da Europa a história é um pouco diferente, isso porque até mesmo serviços médicos considerados como público, nem todos têm o direito a acesso à saúde pública, devendo para isso atender certos requisitos.

No caso da Nova Zelândia, o país possui um sistema misto de saúde onde há a presença de serviço médico tanto privado como público.

As consultas e tratamentos são gratuitas, em sua grande maioria, na rede pública de saúde.

Em busca de atendimento você poderá recorrer ao GP(General Practitioner), que é um clínico geral escolhido previamente por você, que irá fazer todo o seu acompanhamento médico, ele ficará encarregado de manter o seu histórico médico, prescrever medicamentos e requerer exames.

Caso seja necessário a consulta com um especialista ou até mesmo a visita para um hospital, o GP irá realizar o pedido e fazer o seu encaminhamento.

O tempo de espera é de acordo com a sua condição médica e urgência.

Os GPs são privados e cobram uma taxa por consultas e procedimentos realizados, caso você já esteja cadastrado no GP o custo diminuirá, pois o governo subsidiará uma parte do valor.

O valor da consulta varia de acordo com cidade, clínica e horário, em média cada consulta custa entre NZ $50 a NZ $80.(fins de semana os valores aumentam).

Não havendo condições de arcar com assistência médica de um GP, há hospitais e clínicas 24 horas que atuam no pronto atendimento em caso de urgência.

Para crianças de até 12 anos, os medicamentos e consultas são gratuitos.

Como encontrar o seu General Practitioner

O governo da Nova Zelândia disponibiliza em seu site uma lista de clínicos gerais situados em diversos bairros.

Você pode encontrar e escolher o seu através do seu CEP, assim poderá optar por um médico mais próximo do local onde você mora.

Planos de saúde

Há uma infinidade de seguradoras na Nova Zelândia, cabendo a você escolher a que mais se adequa a sua realidade. Dito isso, planos empresariais, ou seja, aqueles em que as empresas acordam diretamente com as seguradoras, tendem a ser mais em conta para o empregado. Em muitos casos, a própria empresa possui um ramo que atua no setor de saúde.

Caso opte pelo plano individual, o valor mensal é aproximadamente NZ $100 mensais e que, na sua maioria, oferecem planos oftalmológicos e odontológicos.

Medicamentos a preço baixo

Caso você necessite utilizar algum medicamento, o GP prescreverá e você se dirigirá a uma farmácia para obtê-lo.

O interessante é que na Nova Zelândia os medicamentos custam um valor tabelado: de zero a NZD 5(não importando o tipo de medicamento), o governo subsidia o valor.

Exames médicos

Dito que o seu histórico médico todo ficará mantido junto com o seu GP e poderá ser compartilhado com qualquer profissional de saúde que estiver cuidando do seu caso no momento, isso ajuda no tratamento de doenças crônicas e em grande das vezes facilita no diagnóstico.

Com exames médicos não é diferente, caso seja necessário o GP é o responsável por fazer o requerimento e encaminhar você ao laboratório para realizar os exames.

sistema-saude-nova-zelandia

Como identificar se tenho direito ou não ao sistema de saúde público na Nova Zelândia

Sabendo que nem todas as vezes os medicamentos e atendimento médico gratuito são oferecidos a todos, uma dúvida frequente que surge é: tenho ou não direito a participar do sistema de saúde público? – e é isso que vamos esclarecer agora.

Em suma, os que gozam do direito são:

  • Cidadãos neozelandeses.
  • residentes permanentes.
  • Aqueles que possuem visto de trabalho elegível por dois anos ou mais.
  • menores que tenham como responsável uma pessoa elegível.

No site do governo você encontrará todos os requisitos que você precisa possuir para fazer parte do sistema de saúde público de lá.

Benefícios do sistema público de saúde na Nova Zelândia

Aqui você confere os benefícios para as pessoas que são elegíveis contam:

 

  • Tratamento ambulatorial e internamento gratuito em hospitais públicos;
  • Suporte para pessoas com deficiência;
  • Subsídios a receitas;
  • Serviços gratuitos de fertilidade;

Ficou claro que as pessoas elegíveis gozam de vários benefícios, embora isso não implique necessariamente estar habilitado para usufruir-los.

Isso porque alguns serviços têm os seus próprios critérios que precisam ser atendidos.

Por isso, vale a pena dar uma conferida no endereço online do sistema de saúde neozelandês para conhecer casos específicos e saber se você se enquadra neles.

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.