Artigos

Fiz faculdade no Brasil, posso trabalhar no Canadá?

trabalhar-no-canada

Se você é graduado no Brasil e quer vir para o Canadá para trabalhar, saiba que não basta chegar no país com um diploma e começar a trabalhar no Canadá na sua área, pois ele precisa ser validado para que você tenha equivalência aqui.

Dependendo da profissão, pode haver necessidades adicionais que precisam ser levadas em consideração para realizar o planejamento da maneira mais eficiente.

Ficou interessado em aprender mais sobre esse assunto?

Saiba como ter seu diploma reconhecido no Canadá lendo!

É preciso realizar a emissão do ECA para trabalhar no Canadá?

É necessário que o Canadá valide a validade de um diploma, diploma ou certificado estrangeiro por meio de uma credencial de avaliação educacional conhecida como ECA (Educational Credential Assessment).

O ECA é necessário para quem deseja ingressar no Programa Federal de Trabalhadores Qualificados (FSWP) ou continuar seus estudos em uma universidade canadense.

O ECA deve ser apresentado para cada grau de ensino que você deseja que o país leve em consideração.

É vital ter em mente que um ECA pode dizer como seus aprendizados se comparam aos do Canadá, além de ajudá-lo a encontrar um emprego.

Mesmo que você passe neste teste, isso não significa que você será contratado para um trabalho em seu setor ou em um nível específico.

Visite o Job Bank se quiser saber mais sobre o mercado de trabalho na área onde pretende se mudar.

Ainda é necessário obter sua licença na província ou território onde pretende trabalhar se desejar exercer uma profissão regulamentada.

Como resultado, cada província tem seu próprio órgão regulador que determina se você pode ou não exercer uma profissão lá. Dependendo do seu campo, ela analisará coisas como seu diploma, experiência de trabalho, habilidades linguísticas e muito mais.

Instituições certificadas

Para conseguir um ECA e validá-lo no Canadá, é necessário entrar em contato com uma das entidades reconhecidas pelo CIC (Cidadania e Imigração do Canadá).

O WES (World Education Services) é um dos mais conhecidos, pois seu relatório pode ser utilizado para diversas aplicações, além de ser mais rápido.

Passo a passo para aplicação do ECA pela WES para trabalhar no Canadá

Os brasileiros preferem o World Education Services (WES) porque é mais eficiente (por isso vamos exemplificar o processo de ECA por meio dele).

Para o Programa Federal de Trabalhadores Qualificados (FSWP), você deve adquirir um procedimento de validação específico, e a taxa cobrada é para um único processo, independentemente de quantos graus você forneça.

Então, confira o passo a passo para a aplicação do ECA pela WES para trabalhar no Canadá.

trabalhar-no-canada

1. Documentos que você tem que enviar

1. Tradução Juramentada

O primeiro passo é ter em mãos os originais (ou cópia autenticada) do diploma e do histórico acadêmico, além da tradução juramentada.

Deve ser enviada uma cópia autenticada da tradução juramentada. Não é necessário enviar a tradução original, mas guarde-a para referência futura.

1.1 Cópias do certificado e diploma

É necessária documentação adicional, incluindo uma tradução juramentada de seus históricos acadêmicos e uma cópia autenticada de seus diplomas.

Se você não quiser o original, por favor, não envie.

1.2 Formulário de aplicação

Esse documento que você viu no final da compra do serviço da WES é o formulário de aplicação.

2. Documentos que a instituição em que você estudou tem que enviar

Um envelope lacrado, assinado e carimbado contendo um diploma, histórico escolar e, se disponível, uma descrição de cada disciplina do curso é exigido da instituição de ensino (mas na maioria das vezes, leva muito tempo para a universidade fazer isso, pois isso não é obrigatório).

Existe uma papelada que deve ser preenchida por você e pela universidade caso você adquira o serviço WES.

Como resultado, leve este formulário com você quando for à instituição para solicitar os documentos, e eles o colocaram em um envelope com o restante da papelada.

Uma cópia padrão de cada documento com carimbo da instituição declarando que o reconhece como cópia do original é suficiente, de acordo com nossas observações.

Você pode enviar o envelope pré-endereçado para eles (basta dizer a eles para inserir o endereço como remetente e fornecer o endereço WES).

A WES garante que sua devolução chegará em até 10 dias úteis (duas semanas) após o recebimento dos documentos por eles via correio.

É importante ter em mente que o Medical Council of Canada e o Pharmacy Examining Board of Canada são organizações especializadas para aqueles com diplomas em medicina ou farmácia.

Não há problema em escolher um dos outros órgãos mencionados acima do WES porque todos eles fazem um excelente trabalho.

3. Descubra se o seu diploma é igual a um College ou um curso acadêmico

Compreender as distinções nas categorias de graduação no Canadá é fundamental para garantir que um diploma seja reconhecido no Canadá.

As faculdades geralmente oferecem cursos nas áreas de estudo mais práticas, enquanto as universidades geralmente oferecem cursos nas áreas intelectuais.

A classificação do seu curso afeta o processo de validação.

Por exemplo, a validação é necessária se a instituição for uma universidade da ICAS (International Credential Assessment Service of Canada).

Documentos e testes adicionais podem ser solicitados por cada província além do ECA.

A obtenção de uma credencial de equivalência também pode exigir que o imigrante retorne à sala de aula para fazer cursos que não teve no Brasil.

4. Confira se a sua profissão é regulamentada

Os profissionais que atuam em áreas regulamentadas são conhecidos como “profissionais regulamentados”.

Aproximadamente um quarto de todas as ocupações no Canadá estão sujeitas a regulamentação.

Se sua ocupação estiver na lista, você precisará examinar os critérios de licenciamento e certificação do país antes de começar a praticar no país.

É fundamental ter a assistência de um conselheiro educacional experiente ao seguir uma carreira que tenha certos requisitos. Isso significa que, para se mudar para o Canadá ou continuar sua educação no país, você precisará de assistência específica, se desejar.

Por fim, caso essa leitura tenha sido proveitosa, acompanhe as próximas postagens por aqui.

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.