Artigos

Tudo sobre o ESMO ( sociedade europeia de oncologia)

esmo

Embora a oncologia esteja se tornando mais conhecida, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ela.

O campo da medicina conhecido como cancerologia trata os vários tipos de câncer que podem surgir em praticamente todas as células do corpo.

Nesse meio, uma instituição é muito conhecida, o ESMO (Sociedade Europeia de Oncologia) que promove estudo e recursos para tratamento do câncer.

Confira abaixo tudo sobre o ESMO.

Vamos lá?

Antes de tudo, o que é oncologia?

Um médico especializado no tratamento do câncer, principalmente para prescrever tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, é conhecido como oncologista (também conhecido como cancerologia no Brasil).

Como já mencionamos, o primeiro objetivo é curar os pacientes para que eles possam reivindicar seu lugar na sociedade.

Todos os tipos de câncer devem ser recomendados para um bom curso de tratamento, mesmo aqueles com poucas chances de recuperação.

Para superar desafios e ameaças e abordar as falhas pontuais de forma mais objetiva, é preciso esperança e perseverança.

Se a cura não puder ser alcançada, o oncologista deve informar ao paciente com câncer um segundo objetivo, que seria uma remissão satisfatória da doença, permitindo que o paciente se sinta bem consigo mesmo pelo maior tempo possível, livre dos efeitos colaterais do câncer e internações.

Por fim, quando há pouca chance de remissão, o objetivo muda para o uso de terapia paliativa adequada para controlar a doença e seus sintomas.

Combate contra o câncer

Saber que um paciente com câncer está recebendo os melhores cuidados possíveis para sua condição é o fator mais crucial.

Testes de DNA, pesquisa genômica e sequenciamento genético faziam parte de um futuro distante e inalcançável vinte anos atrás.

O Mapeamento do Genoma Humano de 2003 provocou uma revolução na compreensão biológica, e as descobertas que se seguiram permitiram compreender, entre outras coisas, a causa dos tumores.

Ao focar medicamentos e tratamentos nos alvos específicos das células tumorais, podemos combater o câncer de forma mais eficaz, entendendo como ele se desenvolve.

A base da oncologia de precisão é esta.

Na prática, combina informações de biologia molecular com informações sobre evolução clínica e resposta ao tratamento, permitindo a identificação de tratamentos contra o câncer mais potentes e menos tóxicos com base na composição molecular do tumor.

O foco da oncologia contemporânea está na imunoterapia, que ajuda nosso sistema imunológico a identificar e combater o câncer, e a terapia direcionada, que visa especificamente as células cancerígenas.

Essas terapias de ponta funcionam com mais precisão e produzem melhores resultados com menos efeitos colaterais.

A mortalidade por câncer está diminuindo nos EUA, apesar de um número estável ou crescente de casos. Isso se deve à taxa extraordinária em que as novas terapias estão salvando vidas.

esmo

O que é o ESMO?

A Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), dedica-se ao avanço do campo da oncologia médica e à promoção de uma abordagem multidisciplinar no tratamento do câncer.

O objetivo do ESMO, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1975, tem sido promover o tratamento e a cura do câncer.

Tudo isso foi conseguido promovendo e disseminando a ideia de que a ciência de alta qualidade melhora a medicina e estabelece as melhores práticas.

Portanto, o objetivo do ESMO é ajudar os especialistas em oncologia a fornecer aos pacientes com câncer as terapias mais potentes e os cuidados de primeira linha de que necessitam.

Projeto ESMO 2025

O ESMO apoia aqueles que trabalham para combater o câncer em escala global: o ESMO se dedica a apoiar os cuidadores que lideram o esforço em suas comunidades, motivados por um desejo compartilhado de garantir os melhores resultados para os pacientes.

Como parte de seu compromisso de cumprir sua missão de ajudar seus membros e a comunidade global de oncologia, oESMO adotou uma Visão atualizada em 2021 que direcionará as atividades da Sociedade no futuro.

Para apoiar nossos membros, a comunidade oncológica e pacientes com câncer nos próximos anos, o ESMO 2025 oferece uma abordagem em três níveis.

Isso ocorre porque nossa comunidade profissional e sociedade estão constantemente se adaptando às mudanças nas condições em nosso campo e aos novos desafios para nossos sistemas de saúde.

Educação para a vida

Os recursos e programas educacionais oferecidos pelo ESMO estão sempre atualizados com o conhecimento científico emergente.

Além disso, cuidar de profissionais de oncologia envolve usar esses recursos para oferecer aos especialistas em oncologia uma rede capilar de serviços e auxiliá-los a se tornarem os melhores profissionais médicos que podem ser em todas as etapas de suas carreiras.

Ao mesmo tempo, ao utilizar novas tecnologias, adotar aprendizado remoto e reuniões virtuais e trabalhar para adaptar as Diretrizes de Prática Clínica do ESMO a várias realidades, o ESMO busca ampliar alcance e oferecer educação de ponta muito além das conferências sobre câncer no calendário.

Uma comunidade de oncologia

A crescente diversidade de culturas, demografia, formação educacional, idade, gênero, etnia e condições e experiências econômicas, que se traduz em uma ampla gama de necessidades, é o que define o crescente número de membros do ESMO.

Além disso, o ESMO pode oferecer oportunidades de carreira equilibradas para vários caminhos profissionais, pensando de forma mais ampla e aceitando as diferenças das pessoas.

Ao mesmo tempo, o ESMO procura se mostrar como uma comunidade unida para garantir que a indústria médica forneça os resultados que os pacientes esperam quando atendemos à ampla gama de demandas de nossos membros, onde quer que estejam.

Tratamento acessível do câncer

A fim de fornecer o melhor atendimento a todos os pacientes com câncer e, ao mesmo tempo, reduzir o número de pessoas que contrairão a doença no futuro, o ESMO busca agora repensar a alocação de recursos finitos à luz da escassez de medicamentos essenciais acessíveis e do aumento dos preços de medicamentos inovadores e potencialmente terapias curativas que entram na clínica.

Por isso, o ESBO não se esquece que deve garantir que o melhor atendimento esteja disponível para todos, em todos os lugares, fornecendo ferramentas de tomada de decisão independentes, como o ESMO Magnitude of Clinical Benefit Scale (ESMO-MCBS) para apoiar a sustentabilidade em oncologia.

Ou seja, criar modelos de reembolso de medicamentos localmente personalizados e baseados em valor, e enfocando as desigualdades em saúde em grupos de alta e baixa renda.

Por fim, gostou do conteúdo apresentado aqui hoje? Então continue nos acompanhando para ficar por dentro das novidades.

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.