Artigos

Tudo sobre o novo TOEFL 2023

O Educational Testing Service (ETS), responsável pelo TOEFL (Test of English as a Foreign Language), apresentou um panorama das próximas mudanças no exame a partir de julho deste ano.

A principal alteração é na duração do exame, que agora será concluído em menos de duas horas (anteriormente, levava três horas). Com essa mudança, o TOEFL se torna o teste de proficiência em inglês mais breve entre os três mais reconhecidos.

No artigo de hoje, temos como objetivo esclarecer as mudanças e continuidades de regras que aconteceram após o dia 26 de julho de 2023 para o novo TOEFL 2023. 

 

O que é TOEFL?

O TOEFL é um teste de habilidades linguísticas gerenciado pelo Educational Testing Service (ETS), a maior instituição de caridade de testes educacionais do mundo. 

Vale notar que o ETS também é responsável pelo Graduate Record Examination® (GRE®), uma avaliação padronizada necessária para admissão em programas de pós-graduação em algumas universidades.

Quanto ao TOEFL, ele é projetado para medir a proficiência do candidato na língua inglesa.

Para demonstrar essa proficiência, o teste avalia a comunicação escrita e verbal, além das habilidades de audição e leitura do candidato.

O exame é dividido em quatro seções, cada uma focada em avaliar a proficiência em uma dessas áreas específicas. As quatro seções do TOEFL são: Reading, Listening, Speaking e Writing.

 

Onde a prova de proficiência é aceita?

É essencial observar que o teste TOEFL não é aceito apenas nos Estados Unidos, como muitas pessoas pensam. Ele é aplicado em diversos lugares, incluindo o Canadá e vários países na Europa e Ásia.

Além disso, de acordo com a ETS, todas as faculdades na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido aceitam as pontuações do TOEFL. 

Mais de 11.000 instituições em 150 países reconhecem o TOEFL como uma prova válida de proficiência na língua inglesa. 

Portanto, não é surpreendente que seja considerado o exame mais reconhecido globalmente.

Leia também: Tudo sobre o TEF (exame de proficiência em francês)

 

Como é a prova do TOEFL?

O exame, que leva três horas, é dividido em quatro partes: “Reading” (Leitura), “Listening” (Audição), “Speaking” (Conversação) e “Writing” (Escrita). 

Começando com a seção “Reading”, ela inclui três livros acadêmicos, cada um seguido por dez perguntas de múltipla escolha.

Na próxima parte, chamada “Listening”, há cinco trechos de áudio. Três deles são acadêmicos, com seis perguntas cada, enquanto os outros dois são discussões universitárias, cada uma com cinco perguntas. Após isso, há um breve intervalo de 10 minutos.

Depois do intervalo, as próximas partes são “Speaking” e “Writing”. Na seção “Speaking”, existem quatro atividades que exigem respostas faladas a serem gravadas com o microfone. Já na parte “Writing”, há duas redações que precisam ser digitadas no computador.

 

Para que serve o TOEFL?

O TOEFL é um teste que avalia a habilidade de uma pessoa na língua inglesa em contextos acadêmicos. O exame cobre aspectos para o recrutador escolher o candidato: composição, interpretação verbal, habilidade de expressão e compreensão e análise de textos.

O certificado do TOEFL é reconhecido por várias faculdades nos Estados Unidos, França e Alemanha, sendo uma escolha muito adequada para quem busca bolsas de pós-graduação no Canadá. 

Sendo uma das avaliações mais procuradas e abrangentes disponíveis, é essencial para indivíduos que desejam se candidatar a universidades, bolsas de estudo no exterior e licenças para trabalhar fora do Brasil.

 

Quanto tempo dura a prova do TOEFL?

Antes de 26 de julho de 2023, o teste TOEFL costumava durar cerca de 3 horas e 30 minutos, sendo bastante longo. 

No entanto, na versão mais recente do exame ETS, ele agora dura um pouco menos de 2 horas, tornando-se o mais curto entre os três testes de proficiência em inglês mais conhecidos.

Dado o quão importante é o tempo no desempenho do teste, é crucial praticar com simulações que respeitem os limites de tempo para cada parte. 

Seguindo essa abordagem, você pode evitar perder pontos por não conseguir responder a todas as perguntas no tempo estipulado.

 

Qual score eu preciso para passar no TOEFL iBT?

O objetivo da pontuação no TOEFL é avaliar de forma precisa e justa a habilidade genuína do candidato. 

O teste tem quatro seções, cada uma com pontuação de 0 a 30, e a pontuação máxima é 120. Cada instituição pode ter requisitos diferentes de pontuação para diversos cursos.

Uma pergunta comum é: o que é considerado uma boa pontuação no TOEFL iBT?

Geralmente, faculdades internacionais têm requisitos mínimos, muitas vezes entre 70 e 110.

Além disso, um ponto interessante é que, em 2021, os brasileiros alcançaram uma média de 90 no TOEFL iBT, indicando um desempenho excepcional e atendendo aos requisitos de admissão em faculdades estrangeiras.

Apesar das modificações feitas em 26 de julho de 2023, a escala de pontuação do teste permanece a mesma.

 

O que vai mudar no TOEFL em 2023?

O ETS, órgão regulador do TOEFL, divulgou as próximas alterações no exame de proficiência, que passarão a valer a partir de julho. Essas mudanças incluem:

  • Exclusão das  perguntas do exame que que não forem pontuadas;
  • Uma seção de leitura mais concisa com apenas duas partes, cada uma contendo 10 perguntas.
  • Uma redação mais curta e atualizada;
  • Instruções mais simples e diretas.

O principal objetivo dessas mudanças é melhorar a experiência dos alunos, oferecendo uma navegação mais fácil, maior facilidade de uso, um design que se adapta a dispositivos móveis e um sistema de agendamento mais simples.

Além disso, a redação será substituída pelo tema “discussão acadêmica”, onde os alunos deverão apresentar e apoiar seu ponto de vista sobre um assunto discutido durante uma aula virtual.

O ETS também garantiu que os participantes recebam notificações imediatas sobre qualquer alteração no status de sua pontuação, acessíveis de maneira fácil através da interface simplificada do Slate (plataforma).

 

Qual será a mudança em relação a duração do exame TOEFL?

Segundo a ETS, a partir de 26 de julho, os exames terão uma duração de aproximadamente duas horas, divididos em quatro partes:

  • A seção de leitura tem 20 questões e dura 35 minutos. 
  • A seção de escuta consiste em 28 questões e dura 36 minutos. 
  • Na parte de falar, há quatro tarefas com duração de 16 minutos. 
  • Já a atividade de escrita tem dois exercícios e dura 29 minutos.

 

Principais impactos do novo TOEFL 2023

O objetivo dessas mudanças é tornar o exame mais interativo e envolvente. Por isso, os outros aspectos do exame permanecerão os mesmos.

Assim, é importante destacar que os principais impactos do novo TOEFL 2023 são:

  • Não é preciso mudar suas maneiras de pontuar, pois a escala do TOEFL continua igual.
  • A pontuação do aluno continuará a mesma, assegurando um processo consistente e contínuo.
  • O serviço de pesquisa do TOEFL continuará disponível para as faculdades usarem como forma de atrair candidatos em potencial.

Enfim, o TOEFL tem trabalhado todos os anos para melhorar suas funções e atender às necessidades dos usuários e instituições. 

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o novo TOEFL 2023? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *