Artigos

Tudo sobre o programa Chevening

programa-chevening

Você já pensou em realizar um mestrado no Reino Unido durante 1 ano com praticamente todas as despesas pagas?

Conheça o Chevening Scholarship, um dos programas de bolsa de estudos mais reconhecidos do mundo.

Boa leitura!

O que é o programa Chevening

O Chevening é um programa internacional de bolsas de estudo oferecido pelo governo do Reino Unido e financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office e suas organizações parceiras.

O programa funciona como um prêmio cedido a alunos de destaque, onde você poderá estudar por 1 ano no Reino Unido em um curso de mestrado e tendo os custos relacionados à educação totalmente financiados.

Além do financiamento, a bolsa Chevening também pode levar você a frequentar alguma das melhores universidades do mundo, possuir experiências exclusivas de networking e explorar novas culturas, conhecendo colegas de todo o mudo.

Mais de 50 mil alunos já estudaram no Reino Unido através da bolsa Chevening, que tem como finalidade formal uma comunidade global e diversificada, que volta para o seu país de origem equipada com o conhecimento e uma rede de contatos que garantirão a prosperidade na carreira.

Quem pode se candidatar ao Chevening

Uma das vantagens do Chevening é sua abertura para todos os tipos de alunos, sem realizar distinção de idade, classe social, cor, orientação sexual ou status de paternidade, além de não precisar ter cursado uma graduação específica, todas são consideradas válidas. 

Para se candidatar a uma vaga basta enviar uma aplicação cuidadosa, que demonstre que você pode se destacar em um curso de mestrado no Reino Unido e que possui uma visão clara para o seu objetivo, além de seguir os critérios de elegibilidade.

Elegibilidade para o Chevening

Apesar de ser aberta a todos, alguns critérios devem ser seguidos para que você possa ser aprovado para a bolsa:

  • Ser cidadão de um país elegível para o Chevening, o Brasil é um deles;
  • Retornar ao seu país de origem e se comprometer a permanecer lá por no mínimo 2 anos após o término da bolsa;
  • Concluir um curso superior com todos os componentes exigidos pelo Reino Unido para a inscrição em um curso de pós-graduação;
  • Possuir no mínimo 2 anos ou 2.800 horas de experiência profissional comprovadas, podendo ser estágios e trabalhos realizados de forma voluntária;

Etapas do processo do Chevening

Para se inscrever para o programa é necessário ter em mente que todo o processo, desde a inscrição até estar no Reino Unido pronto para iniciar os estudos, leva cerca de 1 ano.

Confira quais sãs as etapas desse processo:

Inscrição

A primeira etapa para iniciar o processo de conquista da sua bolsa Chevening é a inscrição. Ela é aberta no início de agosto e finalizada no início de novembro de cada ano. Nessa fase você deverá preencher os formulários com os seus dados e já indicará quais cursos você gostaria de fazer.

Análise das inscrições

Após o término do prazo a organização delimita um tempo para analisar todas as inscrições conforme os critérios de elegibilidade citados acima. 

Avaliação dos comitês de leituras

Após a primeira análise as inscrições consideradas ilegíveis são analisadas por um comitê que atribui notas para cada estudante. Essas notas são enviadas para as embaixadas e comissões britânicas locais próximas da sua localização.

O período de avaliação vai de novembro até dezembro.

Seleção dos candidatos para a entrevista

Em fevereiro, os alunos classificados com maior potencial serão convidados a participar de uma entrevista na embaixada ou comitê britânico mais próximo.

As entrevistas são realizadas mediante agendamento, logo após realizá-lo você deverá enviar os seguintes documentos para o sistema de inscrição online:

  • Documentos educacionais: cópias dos seus diplomas e certificados;
  • Duas cartas de referência;
  • Uma curta biografia para contar mais sobre você e sua carreira.

A entrevista é realizada em inglês, nela são feitas uma série de perguntas para discutir as informações fornecidas por você no formulário de inscrição.

As opções de cursos escolhidas por você também serão discutidas e analisadas.

A convocação para as entrevistas acontece no início de fevereiro, os documentos devem ser enviados entre fevereiro e abril, que também é o tempo disponível para os alunos atenderem e realizarem essa parte fundamental do processo. 

Resultados

A partir do início de junho os candidatos selecionados para ganhar a bolsa Chevening recebem a notícia de que estão aptos para realizar o programa.

Envio de ofertas para as universidades

Ter um resultado positivo da organização do programa não significa que a sua ida para o Reino Unido está garantida.

Para isso é necessário enviar uma oferta para pelo menos uma das universidades que você indicou como potencial lar de seus estudos no início do processo. 

O prazo para enviar uma oferta vai até 14 de julho.

O caminho contrário também pode acontecer, caso você seja um aluno com alto grau de notoriedade, as universidades também podem enviar ofertas e você terá apenas o trabalho de escolher uma delas. 

Para a inscrição no programa não é necessário comprovar suas habilidades com a língua inglesa, porém, para a matrícula em uma das universidades a nota do exame de proficiência será necessária.

A prova que atesta o seu nível de habilidade com a língua mais comum no Reino Unido é o IELTS, uma excelente maneira de estudar para ela é através de um simulado IELTS gratuito, a partir dele você terá clareza sobre quais são os seus pontos fortes e fracos com o idioma, facilitando o processo de aprendizagem. 

Início das aulas

O início das aulas acontece entre setembro e outubro do ano seguinte ao qual você deu entrada em seu processo para conseguir a bolsa Chevening.

programa-chevening

Por que estudar no Reino Unido?

O Reino Unido é um dos países que mais recebe intercambistas do mundo, o território europeu está na vanguarda dos estudos que mudaram a humanidade e abrigam algumas das universidades mais antigas do mundo.

Além dessa excelência no ensino que perdura até hoje, o Reino Unido também recebe um alto número de imigrantes, tornando-o um país plural e perfeito para se fazer conexões com pessoas de todo o globo.

E aí, pronto para conquistar a sua bolsa através do programa Chevening?

5/5 - (13 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published.