Artigos

Tudo sobre o PSAT

psat

O PSAT é um teste menos conhecido pelos alunos do que o SAT.

Aliás, o PSAT pode ter “SAT” em seu nome, mas está realmente relacionado ao SAT?

Sim, basicamente é um teste que serve para ajudar a ter uma ideia de como será o SAT.

Tem interesse em saber mais sobre o PSAT?

Neste conteúdo, nossa proposta é falar tudo sobre o PSAT, passando sobre tópicos como o que é o PSAT e o que é PSAT cobre. Siga conosco!

O que é o PSAT?

O PSAT e o SAT estão intimamente relacionados. Um dos principais objetivos do teste PSAT é servir como teste prático para o SAT. Por isso, tanto o PSAT quanto o SAT compartilham muitas semelhanças em termos de conteúdo, organização e até pontuação.

Os dois testes, no entanto, não são os mesmos. Conheça determinadas diferenças entre o PSAT e o SAT:

  • Existem diferentes sistemas de pontuação para o PSAT e SAT;
  • Um pouco menos difícil que o SAT é o PSAT;
  • Comparado ao SAT, o PSAT tem menos questões.

O PSAT é um exame de pré-requisito para o Programa Nacional de Bolsas de Mérito, além de servir como um exame ilustrativo do que é o SAT.

Ou seja, a elegibilidade de um aluno para Bolsas de Mérito Nacional é baseada em seus resultados de PSAT. Os 1% melhores do 11º ano do PSAT avançam para as semifinais a cada ano e podem receber programas de assistência estudantil.

Por que os alunos fazem o PSAT?

Os alunos dos 10º e 11º anos fazem o PSAT por três razões principais logo abaixo:

Treinar para o SAT

O PSAT é frequentemente usado por estudantes, principalmente juniores, para se acostumarem com o formato e o assunto do SAT, que é frequentemente exigido para admissão na faculdade.

Os alunos têm a chance de aprender sobre o SAT por meio do PSAT, o que também permite que eles identifiquem seus pontos fortes e fracos em potencial.

Conseguir um prêmio ou bolsa de estudos de Mérito Nacional

Para serem considerados para uma Bolsa de Mérito Nacional, os alunos também fazem o PSAT.

Todos os anos, o PSAT é realizado por cerca de 1,6 milhões de juniores que pretendem competir no concurso de Mérito Nacional.

A rodada semifinal verá 15.000 dos semifinalistas avançarem para a rodada final, enquanto 16.000 participantes do teste passarão para essa fase.

Uma bolsa de 2.500 dólares, bem como a designação (extremamente prestigiosa) de National Merit Scholar serão concedidas a 7.500 participantes.

Para ajudar na preparação de uma nova tentativa no PSAT

A justificativa final para fazer o PSAT é preparar-se para ele como estudantes do segundo ano e depois retomá-lo como juniores.

Apesar de que os alunos do segundo ano não estão aptos para a Bolsa de Mérito Nacional, prestar o PSAT mais cedo pode melhorar suas chances de receber uma Bolsa de Mérito Nacional competitiva.

É interessante destacar que determinadas escolas de ensino médio exigem o exame para algumas séries ou grupos de alunos.

Mesmo que a escola que você tenha vontade de frequentar exija o PSAT, isso nunca terá impacto no seu GPA ou nas chances de admissão em uma faculdade.

Onde e quando é o PSAT?

Você se inscreve e faz o teste PSAT em sua própria escola (ou em uma escola próxima, se sua escola não oferecer), ao contrário do SAT, onde você pode selecionar o local do teste.

Use a ferramenta de busca de escolas do College Board se não tiver certeza se sua escola administra o PSAT ou se quiser encontrar uma lista de escolas em sua vizinhança que o farão.

Quando você pode, portanto, fazer o PSAT?

Todo outono, o exame é acontece em três datas, geralmente começando no início ou meados de outubro:

  • Uma data principal
  • Um encontro de sábado
  • Um dia alternativo

Mais uma vez, você não tem voz quando faz o teste. Em vez disso, a data de administração do teste será escolhida pela sua escola. O PSAT é administrado no primeiro dia de aula na grande maioria das escolas. Consulte seu orientador para confirmar a data do teste PSAT para sua escola.

Quanto custa o PSAT?

O teste custa 18 dólares, mas cada escola define seu próprio preço.

Algumas escolas podem custear todo ou parte desse custo fornecendo aos alunos testes gratuitos, enquanto outras podem cobrar mais para cobrir o custo de contratação de monitores de teste.

As instruções sobre como pagar pelo teste e quando enviar seu pagamento devem ser fornecidas pela sua escola (ou pela instituição onde você fará o PSAT).

Por volta de setembro, a maioria das escolas pede o pagamento do PSAT aos alunos.

O College Board nunca exigirá que você os pague diretamente; essa é a responsabilidade deles.

Você pode ser elegível para uma isenção da taxa do teste se não puder pagar a taxa do teste. Apenas alunos do 11° ano de famílias de baixa renda normalmente são elegíveis para isenção de taxas.

Consulte um orientador de uma escola para determinar se você é elegível para uma isenção. Os alunos não podem solicitar uma isenção de taxa do College Board; somente as escolas podem fazê-lo.

psat

O que o PSAT aborda?

O PSAT é muito semelhante ao SAT em forma e conteúdo, e foi reformulado em 2015 para coincidir com a mudança do SAT de 2016.

Esse teste consiste em três segmentos: a Leitura, Escrita e Matemática são as únicas três seções que aparecem no PSAT, e todas fazem isso em uma ordem específica.

Semelhante ao SAT, a seção PSAT de Matemática é dividida em duas subseções: Sem Calculadora e com Calculadora. Em Sem Calculadora, você não tem permissão para usar uma calculadora, enquanto com o momento de Calculadora permite que você use uma calculadora (pré-aprovada).

As perguntas do PSAT geralmente têm várias opções. As perguntas da grade na seção de Matemática são as únicas exceções. Você deve criar e escrever suas próprias respostas a essas perguntas. Aliás, oito perguntas, ou 17% do exame no segmento de Matemática, são grid-ins (respostas produzidas pelos alunos) de acordo com o College Board.

Por fim, se essa leitura sobre tudo sobre o exame tiver sido útil, acompanhe as próximas postagens por aqui.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.