Artigos

Tudo sobre subemprego

subemprego

Você tem vontade de morar em outro país, mas esbarra na possibilidade de ter que atuar em um subemprego?

Confira o verdadeiro significado desse formato de trabalho e como ele pode ajudar você em sua nova vida no exterior.

Boa leitura!

O que é um subemprego?

O subemprego é uma categoria de trabalho com baixas exigências e relacionada a baixos salários.

Em países que recebem um alto número de estrangeiros, como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, Espanha, Austrália e Irlanda, os imigrantes recém-chegados ocupam normalmente esses postos.

Por que trabalhar em um subemprego?

No Brasil, também existem os subempregos, que não necessitam de comprovação de escolaridade ou experiência, porém, em nosso país esse formato de trabalho é extremamente mal remunerado, sendo difícil que uma pessoa atuante em uma função como essa consiga se sustentar.

Porém, em países mais desenvolvidos, os subempregos conseguem cobrir o sustento de um imigrante em seus primeiros meses ou anos, mesmo recebendo salários mais baixos que outros tipos de emprego que necessitam de experiência.

Trabalhar em um subemprego é ideal para quem deseja começar uma nova vida em outro país por conta da facilidade em achar postos.

Tendo em vista que sem um longo processo de revalidação, a sua formação e experiência podem não contar fora do Brasil.

Por exemplo, um advogado que deseja realizar um intercâmbio para aprender inglês durante 6 meses na Irlanda, terá acesso a um visto que o permite além de estudar, trabalhar em meio período.

Porém, uma vez fora do Brasil, sua atuação como advogado não terá validade e procurar um subemprego será a melhor opção para bancar a sua vida no país.

Muitos jovens dos países já citados atuam em subempregos quando estão iniciando sua vida financeira, ganhando experiência para aos poucos irem avançando.

Essa deve ser a mentalidade de quem sai do Brasil para morar em outro país.

O subemprego não é um demérito, através dele, diversas oportunidades podem surgir.

Por exemplo na Alemanha não existem muita diferença entre o salário de um cirurgião e um lixeiro como no Brasil. 

Para atuar em um deles é necessário estar preparado para enfrentar desafios diferentes da sua ocupação atual e que podem muitas vezes exigir trabalho manual.

Enquanto o Brasil vive uma de suas piores crises, nos Estados Unidos existe tanta oferta de emprego que empresas como McDonalds estão pagando 50 dólares apenas para comparecer a entrevista de emprego.

Subempregos mais procurados por brasileiros no exterior

Agora que você já sabe o que é um subemprego e como ele pode te ajudar na construção da sua nova vida fora do Brasil, confira quais são os trabalhos dessa categoria disponíveis com mais frequência nos países mais visados para imigração ou intercâmbios que incluem a possibilidade de trabalho em meio período.

Trabalhador da área da limpeza

Os serviços de limpeza são sempre procurados, representando uma grande oportunidade para recém-chegados em países mais desenvolvidos.

As oportunidades incluem trabalho em casa de família, de maneira autônoma ou prestando serviços a agências especializadas, em hotéis e locais com grande circulação de pessoas, como estádios e shopping malls.

Organizador de estoque/loja

O organizador é outra função fácil de ser ocupada por pessoas com pouco conhecimento do inglês e experiência, o trabalho consiste em simplesmente organizar lojas e demais estabelecimentos durante o expediente ou entre os turnos.

Essa função também existe em alguns bares, onde o organizador atua como um complementar do garçom, retirando copos e garrafas das mesas.

Bartender

O bartender é um trabalho que exige um pouco de experiência, porém, ela não é difícil de ser adquirida e as vagas costumam ser fartas para quem trabalha bem.

Nesse caso, o profissional também deve possuir um pouco de conhecimento em inglês, já que é sua atribuição também se comunicar com as pessoas.

Passeador de cães

Vista com raridade no Brasil, a profissão de passeador de cães é mais comum em alguns países, como os Estados Unidos e a Irlanda.

Você pode iniciar nessa função oferecendo os seus serviços no próprio bairro ou prédio onde você mora e ainda ganhar gorjetas, basta tratar bem os pets e demonstrar aos seus donos que eles gostam de você.

subemprego

Auxiliar de cozinha

Se você gosta de intensidade, a cozinha pode ser para você.

O ambiente de restaurantes de grandes cidades como Nova York e Dublin é repleto de estrangeiros que exercem as mais variadas funções dentro de uma cozinha.

A experiência pode ser adquirida com tempo, sendo que o primeiro estágio, e o mais fácil de conseguir ser aceito, é como lavador de pratos, porém, conforme os meses passos cargos mais altos costumam ser oferecidos a quem demonstra vontade de trabalhar em sintonia com o ritmo da cozinha.

Au Pair

Au Pair é uma profissão que tem ganhado cada vez mais força entre as mulheres que desejam passar um tempo em outro país, seja realizando um intercâmbio para aprender inglês ou como tentativa de se estabelecer em outro território.

A função consiste em viver em uma casa de família para cuidar das crianças que lá vivem.

A principal vantagem é a cessão de um quarto, além das comodidades da casa, como algumas refeições e o uso da cozinha.

Porém, é importante que a Au Pair já saiba o mínimo de inglês antes de começar a atuar, já que a comunicação com a família e as crianças é fundamental.

Recepcionista

Para quem já possui melhor domínio de inglês atuar como recepcionista também é uma excelente opção.

A função está disponível em prédios comerciais, escritórios e clínicas que necessitam realizar a recepção de seus clientes.

Garçom

Por fim, atuar como garçom também é uma função altamente buscada por quem deseja morar em outro país e começar a ganhar o seu dinheiro.

O salário recebido por hora é considerado baixo, porém a função tem uma alta probabilidade de ganho de gorjetas, principalmente por quem está empenhado em oferecer um bom serviço.

Não se esqueça do inglês, ele será fundamental

Mesmo que alguns trabalhos considerados subempregos exijam o conhecimento mínimo de inglês, é fundamental que você vá para outro país com o conhecimento básico da língua.

Infelizmente, muitos golpes podem ser aplicados em estrangeiros recém-chegados que estão em busca de trabalho, por conta disso, não deixe para depois, aprimore o seu inglês hoje e assegure melhores cargos quando for para o exterior.

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.