Você começou a estudar inglês recentemente e quer verificar suas habilidades com a língua?
Conheça o TOEIC Bridge, um teste de proficiência ideal para estudantes em níveis iniciais e intermediários.
O que é
O TOEIC Bridge é um exame de proficiência que atesta as habilidades de estudantes em inglês nos níveis iniciais da língua. Utilizado por escolas de inglês e empresas, a prova serve para:
- Auxiliar e motivar os alunos iniciantes, dando um parâmetro solido sobre quais os seus pontos fortes e fracos;
- Alinhar os estudos com as abordagens atuais da língua inglesa;
- Ajudar alunos na preparação para outros exames de proficiência de maior abrangência;
- Mensurar se um estudante está apto para avançar para um próximo nível no estudo da língua.
TOEIC Bridge x TOEIC Normal
Se você está em dúvida sobre qual exame TOEIC realizar, é importante reparar bem na diferença entre eles.
O TOEIC normal é um exame que avalia as habilidades avançadas em inglês a serem utilizadas em locais de trabalho e na sociedade.
A finalidade do TOEIC normal é atestar que candidatos estão aptos para ocupar vagas de trabalho que necessitam de domínio da língua inglesa, assim como alguns cursos universitários e em países que aceitam a prova para processos de imigração.
O TOEIC Bridge não auxilia o candidato em nenhuma dessas partes, sendo criado como uma métrica de auxílio no aprendizado, para que você saiba como se preparar para realizar a prova principal.
Como o exame é dividido
O TOEIC Bridge considera apenas dois aspectos do aprendizado do inglês: a capacidade de ouvir e ler.
O teste tem duração de 1 hora e meia, dividido em:
- 25 minutos para a seção de escuta;
- 35 minutos para a seção de leitura;
- 30 minutos para responder um questionário de histórico educacional e de trabalho.
A prova possui 100 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:
Sessão 1 – escuta
Nessa etapa inicial, o participante é apresentado a declarações gravadas, perguntas em áudio, conversas e palestras em inglês gravadas em áudio.
A partir desses áudios serão apresentadas 50 questões:
- 15 a serem respondidas através de escolha de fotografias;
- 20 perguntas e respostas clássicas;
- 15 baseadas na escuta de palestras e conversas curtas.
Sessão 2 – leitura
A segunda fase também possui 50 questões. Sendo apresentadas da seguinte maneira:
- 30 de frases incompletas a serem preenchidas;
- 20 sobre compreensão de leitura.
Pontuação
A pontuação do TOEIC Bridge não representa uma aprovação ou uma reprovação.
Os resultados indicam o nível de proficiência em que o aluno se encontra perante as habilidades de escuta e leitura.
O estabelecimento da nota é bem simples. Como são 100 questões, cada uma vale 1. Portanto, em cada seção a pontuação vai de 0 a 50, enquanto a pontuação geral da prova vai de 0 a 100.
Quanto maior a sua nota, maior vai ser o seu entendimento na língua e mais apto para avançar nos seus estudos você estará.
Inscrição e custos
Para se inscrever no TOEIC, você primeiro deve entrar em contato com o local de aplicação disponível mais próximo. Esses locais podem ser pesquisados no site da própria ETS – organizadora do exame, no Brasil o exame TOEIC está disponível somente em São Paulo.
A partir do contato com o centro onde a prova é aplicada, você poderá se informar sobre preços e datas disponíveis para a resolução do teste.
Como se preparar para o teste
Além do estudo clássico através de apostilas, várias outras coisas podem ser feitas para se estudar inglês com eficiência. Confira uma lista de práticas ideias para iniciantes e intermediários:
Ouvir atentamente músicas, transmissões online, rádio, televisão e filmes em inglês é uma excelente forma de melhorar as suas capacidades auditivas.
Quanto mais você se coloca em situação de escuta atenta, mais fácil a familiarização com o vocabulário será, além disso, você aprenderá expressões utilizadas em contextos não formais, do dia-a-dia.
Para além de escutar muito bem, aumentar o seu vocabulário para o momento de falar, você deve ler.
Materiais escritos em inglês são facilmente encontrados, como jornais, revistas, livros e sites.
Você pode escolher seus temas favoritos, e se dedicar a ler matérias que realmente te interessam e que não utilizem um linguajar rebuscado.
Tente separar uma parte do seu dia para se comunicar apenas em inglês. Por mais que o seu vocabulário seja simples, o contato diário com a língua permite que você treine a língua de maneira ativa e efetiva.
Quanto maior o seu contato com a língua, mais você aprenderá.
Para liberar a escrita, mantenha um diário, escrevendo um pouco sobre o que aconteceu em sua vida.
A partir dessa atividade você começará a pensar em inglês e construir frases. Manter um diário é uma excelente forma de se livrar da pressão dos estudos, afinal apenas você terá acesso a ele.
Dicas para se sair bem no dia do teste
Relaxe: no dia da prova se concentre para manter sua mente confiante, durma bastante e mantenha sua mente livre de estresse.
Planeje sua logística com antecedência: saiba como chegar no lugar onde a prova é feita e qual tempo esse trajeto levará. Tente chegar com 30 minutos de antecedência e verifique se o seu RG está com você.
Leia as perguntas com calma: não ceda a pressão, foque a sua atenção no problema apresentado pela questão e utilize a técnica da eliminação de alternativas para chegar ao item correto.
Não perca tempo: se você chegar à conclusão de que não vai conseguir resolver uma questão, não perca tempo nela. Escolha uma das respostas e pule para a próxima.
Preste atenção no tempo: o tempo da prova será marcado pelo monitor na sala e exposto em alguma parte do ambiente.
Olhe para esse relógio regularmente e tente não deixar nenhuma pergunta sem resposta, o que diminui consideravelmente a sua nota.
Mensure constantemente o seu nível de proficiência
O inglês abre portas, seja para o mundo corporativo ou dos estudos. O TOEIC Bridge pode não garantir o seu acesso a esses ambientes, mas ele é uma excelente maneira de te preparar para alcançar voos mais altos e realizar os seus sonhos onde a língua inglesa está envolvida.