Artigos

Entenda Tudo Sobre a Universidade Columbia!

Você sonha em estudar fora e poder frequentar uma das melhores universidades do mundo? Que tal realizar esse sonho em uma das cidades mais cosmopolitas da América? Conheça a Universidade Columbia!

Índice:
Umas das instituições mais respeitadas do mundo
Como a universidade é organizada?
Como entrar na Universidade Columbia?
Como conseguir uma bolsa para essa universidade?
Referência nos estudos de medicina
Como imigrar para estudar
A Universidade Columbia é ideal para você?

Umas das instituições mais respeitadas do mundo

Aberta em 1754, a Universidade de Columbia, é um marco para a história de Nova York. Localizada em Manhattan, ao norte do Central Park, ela é reconhecida pela qualidade de ensino e por formar pessoas influentes, como Theodore Roosevelt e Barack Obama, a instituição é uma das mais respeitadas não só dos EUA, mas do mundo também.

Faculdade Columbia

Se o seu desejo é estudar na Columbia University, saiba que a universidade é conhecida por seu alto número de estudantes estrangeiros. Segundo dados fornecidos pela própria instituição, mais de 17 mil alunos, entre graduação e pós-graduação, são imigrantes, destes a maioria vem da China e da Índia, e 253 são brasileiros. Ao todo circulam pelos Campus pessoas de 156 nacionalidades.

Como a universidade é organizada?

A faculdade Columbia é dividida atualmente em 21 áreas diferentes de atuação, sendo separadas entre aquelas com foco na graduação e as focadas em pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Entre as áreas maiores, esta a Columbia Law School, focada não só na graduação de profissionais da área de direito, mas aprofundando as pesquisas em assuntos como o estudo da constituição norte-americana.

Outra escola notória e inovadora é a Columbia Climate School, que aprofunda o conhecimento dos envolvidos sobre a terra, o clima e a sociedade. Criada em 2020, a escola foi a primeira a ser introduzida no seleto campo de atuação da instituição no século XXI.

O primeiro curso ofertado pela nova escola é um mestrado em clima e sociedade, que tem a finalidade de capacitar os alunos no entendimento e na forma de agir com os impactos das mudanças climáticas no meio ambiente e na sociedade.

Universidade Columbia

Como entrar na Universidade Columbia?

Para se tornar um aluno da universidade, o caminho é trabalhoso. Fazendo jus a sua reputação, a taxa de aceitação é pequena, apenas 5,3% dos candidatos (entre 2018 e 2019) foram aprovados. Mas não desista, a trajetória pode ser difícil, porém, com certeza será recompensada. O processo de admissão, diferente do Brasil, não é baseado somente em notas.

Você terá de enviar resultados dos exames SAT e ACT, que funcionam como nossas provas de vestibular, englobando questões das áreas da matemática, interpretação de texto, redação e ciências. Essas duas provas podem ser realizadas no Brasil.

Porém, além de boas notas nestes exames, você também irá precisar apresentar a instituição:

  • Seu histórico escolar, com as matérias cursadas anteriormente e boas referências de sua dedicação aos estudos, como prêmios e certificados de atividades extracurriculares.
  • Certificado de proficiência em língua inglesa, podendo ser através do IELTS ou do TOEFL.
  • Uma redação contando suas intenções em estudar na universidade, nela você venderá o seu peixe, mostrando o porquê você deve ser aceito, contando suas habilidades e interesses, demonstrando também o domínio do inglês na hora de escrever.
  • Boas cartas de recomendação também farão a diferença em sua avaliação. Peça para seus professores descreverem suas qualidade, embasando sua dedicação e merecimento da oportunidade.

Como conseguir uma bolsa para essa universidade?

As bolsas de estudo para custear seus estudos na Columbia podem ser obtidas através da própria universidade ou por programas governamentais de estudo e trabalho. As bolsas ofertadas, em sua grande maioria, são baseadas na necessidade, concedidas considerando sua condição financeira.

Você também pode aplicar para bolsas se comprovar habilidade acadêmica ou atlética, interesse em pesquisa de um assunto específico ou na realização de um trabalho voluntário e se você faz parte de algum grupo étnico ou religioso minoritário.

Uma boa notícia é que, boa parte dos estudantes conseguem uma bolsa na Universidade Columbia. Em 2019, 50% dos alunos contavam com algum auxílio. Isso ocorre por conta do foco da instituição, em não focar somente em um bom padrão de ensino, mas também manter em suas salas pessoas dedicadas e comprometidas, que tragam resultados efetivos para a sociedade.

Referência nos estudos de medicina

Possuindo a segunda mais antiga escola de medicina dos EUA, a universidade também recebe notoriedade por seu curso na área e seu incentivo à pesquisa. 22 pessoas que tiveram relações com a instituição, seja como aluno, pesquisador ou professor, ganharam o prêmio Nobel da área.

Columbia University

Se você deseja pesquisar na área aplicações de bolsas específicas para medicina também são ofertadas, não se esqueça também de chegar em Nova York com um bom inglês, garantindo que sua experiência seja aproveitada ao máximo.

Como imigrar para estudar

O processo de imigração para estudantes começa após sua aprovação, com a carta em mãos e o passaporte válido (com data de vencimento de no mínimo seis meses depois de sua viagem para os EUA), você deverá aplicar para o visto de estudante e marcar sua visita à embaixada para entrevista pessoal.

Além desses procedimentos, a comprovação de rendimentos e da capacidade de se manter no país também será requisitada. Por tanto, caso você consiga uma bolsa, leve para a entrevista todos os papéis que comprovam a ajuda financeira cedida pela instituição.

A maior taxa de negação do visto para estudantes ocorre por conta da não comprovação das suas intenções de voltar ao país de origem depois da conclusão do curso. Ofereça provas a partir de um plano de estudos, demonstrando sua vontade de aplicar os conhecimentos no Brasil posteriormente.

A Universidade Columbia é ideal para você?

Reconhecida pelo nível de excelência e pelo processo seletivo rigoroso, a Columbia University pode determinar o salto para uma carreira profissional, não só pelo nome que pode significar muito em seu currículo. Mas também pela oportunidade de aprender com qualidade e poder participar de pesquisas notórias com um suporte adequado.

A maior dificuldade para realizar esse sonho com certeza é o preço, não só a instituição tem seus custos, como Nova York também é uma das cidades mais caras do mundo, porém bolsas de estudo não são escassas em Columbia, principalmente para estrangeiros, não perca essa oportunidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *