Artigos

Conheça TUDO Sobre a Universidade da Colúmbia Britânica

Localizada em um país com excelente qualidade de vida, campus deslumbrantes, ensino de alto padrão e compromisso com pautas ambientais e sociais, a Universidade da Colúmbia Britânica é o local ideal para você estudar e fazer sua carreira internacional decolar.

Vancouver ou Kaleowna, escolha o seu campus

Fundada em 1908, a Universidade da Colúmbia Britânica, também conhecida como UCB, é a 3ª melhor universidade do Canadá. Com dois campus, a instituição de destaque internacional é uma ótima opção para quem busca imigrar para estudar.

O campus principal da instituição fica em Vancouver, em uma área mais afastada, cercado por árvores e na beira do mar, contando com uma vista deslumbrante das montanhas que cercam a região. Essa sintonia entre a cidade e a natureza faz da universidade um ambiente propício para a conexão com os estudos.

O segundo campus da Universidade da Colúmbia Britânica está localizado na cidade de Kaleowna, no Vale do Okanagan. No interior do país e em uma cidade pequena, o espaço, inaugurado em 2005, tem como foco estudos inovadores e formações com maior impacto em nossa sociedade atual.

Imigrantes são bem-vindos na Universidade da Colúmbia Britânica?

Segundo dados atualizados pela própria instituição, estudam em seus campus 66.512 pessoas. Sendo 55.894 em Vancouver e 10,708 em Kaleowna. Desse número 18.283 são de outros países (cerca de 27%), fazendo da universidade umas das mais diversas do mundo.

Um bom indicativo para quem deseja conquistar uma vaga em um dos cursos de graduação é o número de alunos que estão nessa modalidade. Do total, 55.161 estão estudando para obter o grau e 11.351 são alunos de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Durante sua história, 8 pessoas relacionadas à instituição já ganharam o prêmio Nobel e 3 primeiros-ministros do Canadá se formaram nela, inclusive o atual, Justin Trudeau.

Você quer impactar o mundo? A UCB se preocupa com isso também!

O maior diferencial da Universidade da Colúmbia Britânica está em sua política de impacto global, financiado pesquisas e formando pessoas aptas a modificarem o mundo para melhor. Algumas de suas qualificações ligadas ao planeta são

  • 7ª posição no mundo, e a 1ª no Canadá em um ranking que avalia a gestão sustentável da terra, o apoio às espécies ameaçadas e o compromisso com a biodiversidade local.
  • 1ª universidade do mundo em impacto na indústria e na inovação. Derivam de patentes que saíram de pesquisas realizadas pela UCB 233 empresas.

Divisão dos Cursos da Universidade da Colúmbia Britânica

No campus de Vancouver estão presentes 26 escolas, que abrangem as mais variadas áreas de estudo, algumas delas como a Escola de Audiologia e Ciência da Fala demonstram a abertura de atuação em áreas não tão convencionais, em paralelo com escolas tradicionais como a de jornalismo e a de medicina.

Universidade da Colúmbia Britânica

Já no campus de Kaleowna, devido ao seu tamanho e seu menor número de alunos, estão comportadas 9 escolas, entre elas a Escola de Estudos Criativos e Críticos, que engloba os cursos de artes visuais.

Como Conseguir uma Bolsa na Universidade da Colúmbia Britânica?

A taxa de admissão da Universidade da Columbia Britânica é considerada boa para quem deseja imigrar, ficando em torno de 50% e 77% para alunos estrangeiros. Mas não se engane, a instituição aprova somente pessoas qualificadas e que conseguem demonstrar seu valor para ela.

Entre os principais requisitos para realizar a aplicação na universidade está a comprovação de fluência na língua inglesa, dentre as opções de certificação aceitas está o IELTS, que deve ter uma pontuação mínima de 6,5. Para a aplicação de um curso de graduação, você deve escolher a sua área previamente e realizar uma aplicação direcionada a ele. Os documentos a serem enviados são o seu certificado de conclusão de ensino médio e o seu resultado no ENEM.

Escreva um excelente Personal Profile

Além das notas a UBC também avalia o seu Personal Profile, um texto onde você conta sua trajetória como estudante, suas motivações, os projetos que você já participou e sua visão de mundo. Esse documento é crucial, não o subestime. A faculdade não está interessada somente em suas notas, mas também na garantia de que você possui o perfil de aluno desejado por eles.

Não leve essa etapa como um bicho de 7 cabeças, no site da universidade encontramos dicas de como se sair bem em sua redação. Entre elas estão:

  • Descrever momentos importantes de toda sua vida, não somente de sua trajetória escolar;
  • Contar como seus amigos e sua família te descreveriam;
  • E para a atualidade um novo tópico foi adicionado: como você enfrentou a pandemia e o que aprendeu com ela.

Bolsas da Universidade da Colúmbia Britânica ofertadas para imigrantes

Estudar em uma faculdade de renome internacional e em um país com grande estrutura social não é barato. Uma estimativa de custo com o curso é de 23 mil dólares por ano, somado ao custo de vida que gira em torno de 20 mil dólares por ano também.

Porém, para manter o compromisso de formar profissionais fora da curva, a UCB oferta duas categorias de bolsa para alunos estrangeiros, chamadas de: Internacional Major Entrance Scholarship e Outstanding International Student Award.

Ambas são concedidas no momento da matrícula da graduação e você não precisa fazer nenhuma aplicação para elas, a própria instituição verifica suas notas e aptidões. A primeira bolsa é concedida para alunos excepcionais, que possuem grande desenvolvimento intelectual e desenvolvimento extracurricular e social notórios. Já a segunda bolsa é dada para aqueles que possuem excelente desempenho acadêmico e forte envolvimento extracurricular.

Como imigrar para estudar no Canadá

Além dos requisitos exigidos pela instituição, você também deve obter um visto de estudante para conseguir viver no Canadá enquanto frequenta o campus e aproveite esse lindo país. A aplicação para o visto é feita no consulado após sua aprovação no curso pretendido. O processo é considerado fácil quando você tem todos os documentos, que são:

  • Comprovação de vínculo acadêmico com a universidade;
  • Comprovação de condições financeiras: é exigida a comprovação de uma renda de no mínimo 1200 dólares canadenses por mês;
  • Comprovação de vínculo familiar: dados dos seus pais, irmãos, cônjuge e filhos.

E aí, acha que a Universidade da Colúmbia Britânica é a que você está procurando? Não desperdice essa oportunidade!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *