Artigos

Entenda Tudo sobre a Universidade de Montreal!

universidade-montreal

Você está procurando uma instituição de renome, para complementar seus estudos ou iniciar o seu ensino superior? Conheça a Universidade de Montreal, como ela funciona, o seu processo seletivo, oportunidades de bolsa e muito mais!

A instituição número 1 do Quebec

Fundada em 1878, a Universidade de Montreal (UdeM) tinha como pilar três matérias: a teologia, a medicina e o direito, mas com o passar dos anos foi crescendo e diversificando seu portfólio de programas oferecidos. Localizada na província do Quebec, no Canadá, a universidade ocupa o posto de melhor instituição do estado, a quarta melhor do país e a 73ª do mundo – segundo o Times Higher Education, ranking que enumera as melhores universidades do mundo.

Não se esqueça do francês

A língua oficial da instituição não é o inglês, como você poderia imaginar, mas sim o francês. O Canadá possui duas línguas oficiais, já falamos por aqui da Universidade da Colúmbia Britânica, situada em Vancouver, onde a língua principal é a inglesa, já o Quebec, e isso inclui Montreal, é um lugar francófono.

Por conta deste detalhe linguístico a Universidade de Montreal pode contar também com o título de melhor instituição de ensino de língua francesa do mundo.

A Universidade de Montreal em números

Além da principal, a universidade possui outras duas subdivisões que atuam separadamente, a HEC Montreal (escola de negócios) e a Polytechnique Montreal (escola de engenharia).

Frequentam as 3 instituições 67.559 alunos, deste total, 73% estão na graduação e 27% em cursos de pós-graduação, o que faz da Universidade de Montreal uma das principais escolhas no Canadá para quem deseja complementar sua graduação.

Universidade de Montreal

Dados atualizados pela universidade apontam também que 10.000 pessoas do total de alunos são estrangeiros, garantindo um ambiente acolhedor para diferentes culturas.

Como a universidade de montreal é dividida?

A UdeM está dividida em 13 escolas que englobam seus 600 programas de graduação ou pós-graduação, são elas:

  • Escola de planejamento;
  • Escola de artes e ciências;
  • Escola de direito;
  • Escola de medicina;
  • Escola de odontologia;
  • Escola de medicina veterinária;
  • Escola de música;
  • Escola de optometria;
  • Escola de farmacologia;
  • Escola de saúde pública;
  • Escola de ciências da educação;
  • Escola de enfermagem;
  • Escola de educação continuada.

Por que escolher a Universidade de Montreal?

A excelente colocação nos rankings, com a possibilidade de estar em pleno contato com o francês, já seriam excelentes motivos para escolher a UdeM como seu lar estudantil, mas outros fatos também podem te ajudar nessa escolha.

O sucesso da universidade está ligado com o sucesso de seus alunos, logo o atendimento e acolhimento proposto pela instituição é planejado para atender o estudante da melhor forma. Esse planejamento começa pelos campi, modernos e muito seguros, além de possuírem diversas atividades integradas com a vida universitária.

A UdeM define seus campi como “uma verdadeira cidade dentro da cidade”, tamanha a oferta de atividades, além de suas localizações próximas do centro de Montreal e planejadas com muita área verde. Outro ponto forte da universidade é seu status internacional, que permite a abertura de contato com colegas e professores de diferentes países e culturas, possibilitando também um maior desenvolvimento pessoal.

Como aplicar para a Universidade de Montreal

Se você deseja aplicar para uma vaga na Universidade de Montreal, tenha em mente que o processo é diferente dos vestibulares que estamos acostumados no Brasil. O primeiro passo é escolher um curso, ou programa (nome mais comum fora do Brasil) e realizar uma aplicação direta para ele, funciona basicamente como enviar uma solicitação para preencher uma vaga.

Em sua solicitação, você deve enviar o certificado de conclusão do ensino médio, seu exame de proficiência na língua francesa e o certificado de conclusão do curso preparatório para a universidade, fornecido pela própria UdeM. O curso preparatório tem duração de 1 ano e é ofertado no principal Campus da universidade em Montreal.

Acessando cursos de pós-graduação

Se o seu desejo é aprofundar os estudos na Universidade de Montreal, o processo é mais simples, basta escolher o programa pretendido e apresentar o certificado de conclusão de um bacharelado, licenciatura ou mestrado (de no mínimo 4 anos de duração) ou Ph.D. (de no mínimo 2 anos de duração).

Montreal University

Se atente também ao idioma, os cursos de estudo continuado não são ofertados totalmente em francês, como os de graduação, e dependendo da sua escolha você terá de apresentar um certificado de proficiência na língua inglesa, como o IELTS.

Processo seletivo da Universidade de Montreal

Após aplicar para sua vaga a universidade irá analisar se o seu perfil é condizente com o ideal de aluno, não somente em notas, mas no âmbito pessoal e social também, caso ocorra tudo bem, você será aprovado e poderá seguir com seu processo de imigração estudantil.

Custos de estudar na Universidade de Montreal

O custo de estudar em universidade como a UdeM não é baixo, e pode chegar a cerca de 50 mil dólares canadenses por ano, por isso, a melhor opção para realizar o seu sonho é conseguir uma bolsa.

Conseguir uma bolsa de estudos é a opção mais viável

A instituição oferece bolsas para alunos que demonstram destaque em suas admissões, não é necessário realizar nenhuma ação diferente, após enviar sua aplicação e ela passar pela análise, caso você seja considerado um estudante diferenciado a universidade irá te enviar um e-mail como uma proposta de bolsa.

Para ser elegível ao benefício, algumas condições devem ser cumpridas:

  • Ser um estudante internacional;
  • Ter uma autorização de estudo válida;
  • Manter o seu status de estudante perante o Canadá sem interrupções (você não pode trancar o curso);
  • Não estar se beneficiando de nenhuma outra bolsa.

Imigrando para estudar no Canadá

Após cumprir todas as etapas exigidas pela instituição, você precisará do seu visto canadense para realizar a matrícula e acessar o país. A aplicação é feita no consulado e os documentos requisitados são:

  • Comprovação de vínculo acadêmico com a universidade;
  • Comprovação de condições financeiras: é exigida a comprovação de uma renda de no mínimo 1200 dólares canadenses por mês;
  • Comprovação de vínculo familiar: dados dos seus pais, irmãos, cônjuge e filhos.

Pronto para estudar em Montreal?

Além de todas as vantagens acadêmicas que a Universidade de Montreal pode te oferecer, a cidade de Montreal também tem seu peso na decisão de estudar em outro país. Charmosa e cosmopolita, a maior cidade do Quebec é ideal para quem gosta de uma vida agitada, cheia de cultura, arte e inovação.

E aí, acha que a UdeM pode ser a universidade que você está procurando?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *