Artigos

Universidade de Toronto: Como Estudar Medicina Lá?

Universidade de Toronto Medicina

Você tem o desejo de estudar fora do Brasil? Está pensando em estudar medicina na Universidade de Toronto? Conheça tudo sobre essa respeitada instituição, reconhecida como a melhor do Canadá, e seu curso de medicina.  Além de descobrir também, como é morar em Toronto e imigrar para o Canadá para estudar. Boa leitura!

A Universidade de Toronto

Desde sua fundação em 1827, a Universidade de Toronto (UofT) continua no posto de melhor universidade do Canadá. A instituição tem como missão ser um local de pesquisa intensiva, cultivando em seus alunos uma mentalidade global.

Segundo dados da universidade, do total de 93.081 estudantes, 23.019 são imigrantes, que vêm principalmente de países asiáticos, como a China e a Índia, representando um número próximo a 25% dos alunos.

Como consigo entrar na Universidade de Toronto?

Como estudante internacional, você deve atingir alguns requisitos mínimos para ter sua aplicação considerada. Lembrando que, diferente do Brasil, as faculdades da América do Norte, funcionam por aplicação. Você escolhe o curso desejado e a própria instituição, ao avaliar seu perfil, decide se você fará parte do quadro de alunos ou não.

O primeiro requisito é apresentar suas notas do ENEM, com o seu histórico escolar e sua nota do teste de proficiência em inglês. Entre os certificados aceitos pela UofT está o IELTS academic, a pontuação mínima exigida é 7,0, sendo no mínimo 6,5 para cada componente.

A partir desses dados, a universidade vai analisar se o seu perfil corresponde com o curso pretendido, e se você é o tipo de aluno que eles procuram.

Bolsas para estudar medicina na Universidade de Toronto

A aplicação de bolsas para estudar medicina na Universidade de Toronto, pode ser feita de duas maneiras. A primeira é conseguir o apoio para seus estudos em programas brasileiros, como o ciências sem fronteiras.

Universidade de Toronto Medicina

A segunda opção é garantir uma bolsa da própria UofT, para isso, não é necessário nenhuma aplicação diferente. A universidade reserva algumas vagas para estudantes considerados fora da curva, que obtiveram grandes resultados no ensino médio e demonstram grande interesse no aprendizado da medicina.

De importância ao inglês

Como você viu, dominar a língua inglesa é um dos principais fatores para assegurar sua vaga de estudos de medicina na Universidade de Toronto. Caso você não saiba em qual nível está com a língua e se está pronto para um teste de proficiência, uma excelente opção é realizar um simulado IELTS gratuito, permitindo que você descubra os pontos que seu estudo deve focar.

Estudando medicina na Universidade de Toronto

Estudar medicina na Universidade de Toronto, representa frequentar a 14ª instituição do ranking das melhores faculdades de medicina do mundo.

A maior vantagem da universidade, é sua alta verba para pesquisas, fazendo dela um excelente lugar para não só realizar sua graduação, mas para participar de estudos de referência e com equipamentos de ponta. O curso de medicina da UofT, é dividido em duas partes:

  • A primeira etapa, chamada de Foundations, dura dois anos e tem como missão desenvolver o conhecimento, as habilidades e a atitude dos alunos, os preparando para as atividades futuras.
  • A segunda etapa, conhecida como Clerkship, também dura dois anos e direciona os estudos para ciências básicas, conhecimento clínico e desenvoltura no ambiente de trabalho.

A anuidade do curso fica em torno de 42 mil dólares canadenses. Se para você, o sonho de realizar a faculdade fora do país está distante, uma opção é concluir o curso no Brasil e depois validar o seu diploma médico no Canadá.

Como é morar em Toronto?

Fundada em 1793, Toronto nem sempre carregou esse nome, quando os funcionários coloniais britânicos decidiram fundar uma cidade nas margens do lago Ontário, a chamaram de “City of York”, somente em 1834 a localidade foi rebatizada como Toronto.

A grande população de Toronto é formada principalmente por imigrantes, entre 1951 e 2006 a cidade passou de 1,5 milhões de habitantes para cerca de 5 milhões. As imigrações em massa dão o tom multicultural para a cidade até hoje.

Essa pluralidade, composta por diversas etnias, fez de Toronto uma cidade cosmopolita, onde mais de 50% da população é composta por minorias étnicas.

Toronto também é conhecida por sua conexão com a natureza, com estações bem definidas e paisagens deslumbrantes, a capital do estado de Ontário conta com centenas de parques e praias, ideal para quem gosta de aproveitar o dia ao ar livre ou praticar exercícios.

Custo de vida em Toronto

Para morar em Toronto e usufruir de toda qualidade de vida da cidade, você deverá ter um bom valor em mente. O custo de vida em Toronto é tido como caro principalmente por conta do preço do aluguel, que gira entre 1200 e 1800 dólares canadenses em lugares distantes do centro, mas confortáveis.

O que vale nesse caso é pesquisar muito para encontrar a melhor oportunidade. O aluguel na região central de Toronto está no entorno de 4500 e 5000 dólares canadenses. Demais gastos com mercado e transporte somam de 400 a 700 dólares no custo de vida da cidade.

Você moraria em um basement?

Uma das opções mais baratas para diminuir seu custo de vida em Toronto é morar em um basement – literalmente no porão da casa de alguém. O inquilino constrói uma casa equipada com cozinha, banheiro e quarto, embaixo da sua. O preço acaba sendo mais barato e você vai decidir se vale a pena ou não.

Como imigrar para estudar medicina na Universidade de Toronto

Além dos requisitos exigidos pela instituição, você também deve obter um visto de estudante para conseguir viver no Canadá enquanto frequenta o campus e aproveite esse lindo país. A aplicação para o visto é feita no consulado, após sua aprovação no curso pretendido. O processo é considerado fácil quando você tem todos os documentos, que são:

  • Comprovação de vínculo acadêmico com a universidade;
  • Comprovação de condições financeiras: é exigida a comprovação de uma renda de no mínimo 1200 dólares canadenses por mês;
  • Comprovação de vínculo familiar: dados dos seus pais, irmãos, cônjuge e filhos.

Pronto para estudar medicina na Universidade de Toronto?

Conviver, não só em um ambiente universitário que estimula e respeita as diferenças, mas também em uma cidade conhecida por sua aceitação a todos os grupos, pode fazer a diferença em seus estudos.

O ensino médico oferecido pela Universidade de Toronto é premiado como o melhor do Canadá. O preço certamente é a maior dificuldade, mas se você tiver a oportunidade e for qualificado para uma bolsa, não perca essa oportunidade!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *