Você é veterinário e está desanimado com o mercado de trabalho no Brasil?
Já imaginou atuar como um profissional da área nos Estados Unidos?
Confira quais são as etapas do processo para se tornar veterinário nos EUA e quais as expectativas de ganho de um profissional da saúde animal no país.
Boa leitura!
Etapas do processo
O processo para conseguir atuar como veterinário nos Estados Unidos não é fácil, e muito menos curto, por isso, é necessário muita dedicação e atenção em todas as etapas, para que você seja bem-sucedido.
Ao final de todos os quesitos, os custos serão certamente elevados, o que faz muitos dos que procuram essa alternativa recorrerem a empréstimos, porém, uma vez empregado nos EUA, você conseguirá facilmente pagar os anos de esforço com um salário que vai de 60 a 150 mil dólares anuais.
Exame de proficiência
Todo o processo e as provas que o envolvem são em inglês e para conseguir entrar no programa de certificação ECFGV você terá de apresentar sua nota em um exame de proficiência obrigatoriamente.
Por isso, o aprendizado do inglês e a realização do exame de proficiência são a primeira etapa do processo.
Sem eles você não conseguirá nem mesmo dar entrada nos primeiros contatos que indicam a intenção de ser veterinário nos EUA.
Nos Estados Unidos, o exame mais aceito é o TOEFL, porém, o IELTS também é válido. Confira as notas mínimas exigidas pela AVMA – American Veterinary Medical Association para que a inscrição no ECFGV seja válida:
- TOEFL iBT: mínimo de 25 pontos em compreensão auditiva, 22 em escrita, 22 em conversação e 23 em leitura;
- IELTS Academic: pontuação mínima geral de 6,5 e de mínimo 6,0 na seção de escrita, 7,0 na seção de fala e 6,5 na seção de escuta.
Atingir uma boa nota em um exame de proficiência é fruto de um estudo focado nas suas reais necessidades, por conta disso, recomendamos que você faça um simulado IELTS gratuito.
A partir dele você saberá quais são os seus pontos fortes e fracos com a língua, auxiliando no direcionamento do seu processo de aprendizagem.
Programa de certificação ECFGV
Com a etapa do exame de proficiência cumprida, você poderá partir para o ECFGV – Comissão Educacional para Veterinários Graduados Estrangeiros.
Veterinários formados em alguns países como o Canadá e a Austrália não precisam passar por esta etapa, tendo os seus diplomas considerados equivalentes de forma automática, o que infelizmente não é o caso do Brasil.
O programa de certificação ministrado pela AVMA funciona como uma revalidação de diploma para veterinários formados em países que não estão incluídos em sua lista de equivalentes. Confira qual é o passo a passo do ECFGV:
Inscrição e envio de documentos
O primeiro passo para passar pelo ECFGV é se inscrever no programa, para isso você deve ser graduado ou estar frequentando o último ano de uma escola de veterinária listada como válida pela AVMA, sendo que diversas instituições brasileiras fazem parte desta lista.
A inscrição é feita de maneira online, em um site específico.
Além de preencher o documento com todos os dados e informações, você também deverá realizar um pagamento de 1.400 dólares referentes à abertura do processo.
Após o envio do formulário preenchido, o candidato tem até 7 dias para enviar os seguintes documentos para o escritório do órgão nos Estados Unidos:
- Página de confirmação do envio da inscrição;
- Duas fotografias 3×4;
- Comprovação de finalização da graduação ou cópia do diploma;
- Comprovante de realização do exame de proficiência.
Exame de ciências básicas e clínicas (BCSE)
Se a sua inscrição através da etapa acima for considerada procedente, você estará apto a realizar o primeiro de dois exames que avaliam os seus conhecimentos perante a veterinária.
O exame de ciências básicas e clínicas é uma prova de 225 questões realizada no computador.
Exame de proficiência clínica (CPE)
Passando no primeiro exame, você estará apto a realizar a segunda prova e a última etapa do programa de certificação.
O exame prático é descrito pela AVMA como um teste de vários dias seguidos que também tem como meta avaliar suas habilidades médicas veterinárias na prática.
Dividido em seções, ele abrange a aplicação de conhecimentos básicos em espécies de animais grandes e pequenos, atuação em laboratório e outras práticas de diagnóstico.
National Board of Veterinary Medical Examiners – NAVLE
Você concluiu com êxito o programa de certificação ECFGV, tendo o seu diploma revalidado, isso quer dizer que você já pode atuar como veterinário nos Estados Unidos?
Ainda não, ainda faltam algumas etapas para que você comece a trabalhar definitivamente, uma delas é a realização de mais uma prova, dessa vez controlada pelo International Council for Veterinary Assessment.
O NAVLE é um exame realizado obrigatoriamente por todos os veterinários recém-saídos da universidade, similar ao exame da ordem realizado por advogados no Brasil, somente após a sua realização o profissional poderá iniciar a sua atuação.
O teste consiste em 360 questões de múltipla escolha e pode ser realizado nos Estados Unidos, Canadá ou México.
Licença estadual
Após passar pelo ECFGV e pelo NAVLE você estará apto a atuar em âmbito federal, porém, cada estado tem as suas próprias regras para credenciar profissionais que irão trabalhar em seu território.
Por conta disso, você deve escolher o estado que tem interesse de atuar para aplicar para uma licença estadual.
Você pode conferir a lista dos conselhos estaduais de veterinária no site da AVMA, para alguns deles basta a inscrição, enquanto para outros você terá de aplicar para mais uma prova.
Visto para morar nos Estados Unidos
Com todas as etapas do processo realizadas e a sua permissão para trabalhar como veterinário nos EUA autorizada por todas as instâncias e órgãos reguladores, ainda falta um passo para que você possa definitivamente se manter no país, o visto de trabalho.
Para consegui-lo, você deverá focar em encontrar uma vaga de trabalho, onde a empresa contratante será a sua sponsor, declarando ao governo dos Estados Unidos a necessidade de ter em seu quadro de colaboradores e garantindo que irá se comprometer com a sua estabilidade no país durante os primeiros anos de contrato.
E aí, pronto para trabalhar como veterinário nos EUA?
Leia Também
Sou Patricia, Médica veterinária Brasileira.
Olá
A faculdade que me graduei não está na lista da AVMA. Isso quer dizer que não consigo a validação ou existe alguma outra forma?
A princípio não, mas eu recomendo ver diretamente com eles para que eles analisem o seu caso de forma individual.