Artigos

Tudo sobre o visto EB3 USA

Visto EB-3

Você tem o sonho de viver nos Estados Unidos? Já imaginou ser convidado para trabalhar no país norte-americano por conta de suas qualificações profissionais?

Confira tudo sobre o visto EB3 USA e o que você precisa fazer para consegui-lo, boa leitura!

O que é o visto EB3 USA?

O visto EB3 USA é um visto de trabalho, concedido pelo governo dos Estados Unidos para profissionais que possuem aptidões e experiência comprovada em um cargo em que o país apresente carência.

Apesar de não ser um visto fácil de se conseguir, ele é uma das possibilidades mais curtas para conquistar um Green card.

Essa dificuldade existe porque o visto necessita de um patrocinador, que neste caso é o empregador.

Para ser elegível ao EB3. não basta encontrar uma vaga de emprego que condiz com a sua atuação profissional, a empresa contratante deve comprovar ao governo norte-americano que a vaga não pode ser preenchida por um cidadão natural do país.

Somente após essa comparação a vaga será liberada para trabalhadores estrangeiros, que após um processo de validação de seus documentos e habilidades, poderá se mudar para o país e se estabelecer, inclusive com a sua família.

Quem pode aplicar para o visto EB3 USA?

Existem 3 categorias de trabalhadores que podem ser contemplados pelo visto EB3 USA, confira quais são elas:

Trabalhadores qualificados

Trabalhadores graduados que atuam em cargos que não são temporários ou sazonais e possuem mais de 2 anos de experiência exercendo a mesma função, são considerados qualificados.

Essa categoria é a que possui mais oportunidades para o visto EB3, pois quanto mais qualificado o profissional mais escassa será sua função, fazendo com que a empresa precise buscar no exterior profissionais capazes de exercê-la.

Profissionais

Se enquadram na categoria de profissionais aqueles que possuem diploma de bacharelado.

Trabalhadores não qualificados

São considerados trabalhadores não qualificados aqueles que realizam trabalhos de caráter temporário ou sazonal e que não possuem mais de 2 anos de experiência ininterrupta exercendo a mesma função.

Essa categoria junto a de profissionais, apesar de serem elegíveis para o visto EB3 USA, são consideradas difíceis, dada a facilidade dos empregadores de encontrarem pessoas para a preenchê-las dentro do próprio Estados Unidos.

Visto EB-3

Como aplicar para o visto?

Por ser um processo custoso e trabalhoso para a empresa, dificilmente o visto EB3 USA envolve vagas abertas e processos seletivos, sendo realizada através de um convite.

Por tanto para chegar ao ponto de aplicar para o visto é fundamental que você seja um trabalhador de destaque em sua área, a ponto de uma empresa que atua nos Estados Unidos necessitar especificamente das suas habilidades.

O processo da aplicação é iniciado pelo próprio empregador, que tem um período para divulgar a vaga em mídias do país a fim de procurar trabalhadores que já sejam residentes dos EUA.

Caso nenhum profissional seja compatível com a vaga, a empresa será liberada para dar andamento a sua imigração para fins de trabalho.

Nesse momento, o empregador também deverá comprovar que possui todos os meios necessários de pagar o seu salário, entre outros requisitos que garantem que o imigrante não será trazido à toa para o país.

Por fim, você estará apto a preencher o formulário com suas informações, assim como enviar os seus documentos pertinentes ao processo.

Para funções que exijam a comprovação do curso superior, será necessário apresentar a equivalência do diploma nos Estados Unidos.

Possibilidade de green card

O visto EB3 USA quando aprovado, concede o Green card automaticamente. 

Por tanto, se você recebeu um convite e todo o processo foi realizado da maneira correta, culminando em sua aprovação, ao se mudar para os Estados Unidos você já estará com o Green card válido por 10 anos, sendo que após o final desse período o mesmo pode ser estendido por tempo indeterminado.

Outra excelente notícia sobre o visto EB3 é que ele possibilita que a sua família também faça parte dos seus planos. Cônjuges e filhos menores de 21 anos também têm o direito de se mudar com você para os EUA garantidos. 

Não se esqueça do inglês

Mesmo que você seja um profissional de destaque em sua área, um fator é determinante para que um convite seja feito e uma empresa dos EUA demonstre interesse em seu trabalho, o inglês.

Confira dicas que vão facilitar o seu aprendizado e permitir que a fluência no idioma não seja um problema na hora de conquistar o seu sonho americano.

Simulado do IELTS

Se você deseja realizar uma análise mais profunda, e, ao mesmo tempo, já se preparar para a prova de proficiência em inglês – necessária para o processo seletivo de muitas empresas –  realizar simulados, como o simulado gratuito para IELTS, é uma excelente opção. Com o resultado em mãos você vai saber quais áreas precisam de reforço.

Se conecte com a língua

Sua jornada será difícil sem uma conexão com inglês, por isso se coloque em contato com a língua, torne coisas do seu dia-a-dia parte do seu aprendizado.

Uma boa maneira de iniciar essa conexão é mudar a língua do seu celular de português para inglês.

Estude a partir do que você gosta

O processo de aprendizagem não precisa e não deve ser chato.

Escolha filmes, séries e músicas que você gosta para melhorar a sua escuta e até mesmo sua leitura a partir das legendas.

Pegue aquela música em inglês que você ama e pesquise a letra dela.

Identifique as palavras que você não conhece, compreenda sua pronúncia.

Após algumas horas de estudo você já será capaz de escutá-la e até cantá-la tendo certeza do que ela diz.

Escutar podcasts em inglês, também pode ser uma excelente opção, procure por temas que você gosta e aproveite a funcionalidade de diminuir a velocidade do áudio, para o tornar mais fácil de escutar e entender.

Leia livros em inglês

Uma parte fundamental das provas de proficiência em inglês é a leitura.

E nada melhor de estudá-las do que a partir de livros.

Procure livros com linguagem mais fácil, como contos infantis, e conforme sua interpretação vai melhorando passe para os mais difíceis.

Outra boa estratégia é ler novamente o seu livro favorito, mas dessa vez em inglês.

Você já conhece a história e fará a conexão com as palavras mais rápido.

Utilize cards de memorização

Sites gratuitos, como o Free Rice, são uma excelente opção para fixar as novas frases ou palavras aprendidas.

Você cria cards próprios e conforme treina diariamente o próprio programa vai centrar o seu estudo nas palavras de maior dificuldade.

Procure alguém para conversar em inglês

A fala costuma ser a etapa mais desafiadora do processo de aprendizagem de uma nova língua, e muitas vezes realizar uma conversação pode sair caro.

Procure amigos que falam ou também estão aprendendo inglês e proponha uma conversa semanal. Isso vai desenvolver o inglês de ambos.

Lembre-se, quanto maior o seu contato com a língua mais rápido você vai aprender

Realizar o sonho de conquistar um visto EB3 USA pode estar a um passo.

Estude, aplique as dicas que passamos e não deixe que o inglês seja um impedimento para você ocupar o seu espaço no mundo.

 

5/5 - (18 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published.