Artigos

Tudo sobre o visto EB5

eb-5-visto

Já pensou em investir nos Estados Unidos e ganhar um visto para morar no país por conta disso?

Saiba tudo sobre o visto EB5 e qual é o fator determinante para conseguir firmar negócios no país norte-americano.

Boa leitura!

O que é o visto EB5?

O visto EB5 é um visto que permite que investidores estrangeiros possam morar legalmente nos Estados Unidos, a partir de duas categorias, entrando para o quadro societário de uma empresa ou abrindo o seu próprio negócio no país.

A função do visto é fazer com que pessoas interessadas em morar nos EUA ofereçam como contrapartida a força de seu capital. 

Esse caminho tem sido traçado por muitos brasileiros, que nos últimos anos decidiram apontar o seu foco comercial para os Estados Unidos, por conta da maior segurança financeira e da possibilidade de se mudar com a família para o país.

Quem pode aplicar para o visto EB-5?

O visto EB5 pode ser aplicado por qualquer pessoa que possua os meios financeiros adequados às regras de legibilidade e também a comprovação de que esse dinheiro foi obtido de maneira lícita.

Como aplicar para o visto

Existem duas formas de aplicação para o visto EB5: confira quais são elas e qual o valor necessário para ser elegível.

Investindo em uma empresa americana

A primeira opção para conseguir o visto é investir em uma empresa habilitada para receber aportes de estrangeiros que estão atrás do EB5.

Os setores que recebem esses investimentos são normalmente os considerados em crise.

O investimento pode ser feito em duas modalidades, uma delas é a lean, onde o investidor concede o dinheiro como um empréstimo e caso o negócio prospere, é garantido o retorno do dinheiro em 5 anos, com juros de 5% ao ano.

Já a segunda opção é se tornar um sócio com participação ativa na empresa, inclusive em decisões, garantindo participação nos lucros. 

O montante a ser desembolsado no investimento é de 900 mil dólares, no mínimo.

Abrindo um negócio nos EUA com o visto EB-5

A segunda opção é abrir um negócio nos Estados Unidos.

Para isso é necessário que o capital destinado para a abertura desta nova empresa seja de no mínimo 1,8 milhão de dólares, além disso, um plano de estruturação e implementação do negócio também deve ser apresentado, assim como a garantia de contratação de no mínimo 10 colaboradores residentes dos Estados Unidos.

O EB5 concede o green card?

Sim, o EB5 é um visto que concede o Green card, no caso da abertura de uma nova empresa nos Estados Unidos, o Green card é concedido de forma temporária, com duração de dois anos.

Ao término desses 2 anos, o negócio passará por uma avaliação que verificará se a sua montagem aconteceu da forma prevista e se os 10 colaboradores foram contratados.

O visto EB5 quando autorizado permite também que o investidor se mude para os Estados Unidos com o seu cônjuge e filhos menores de 21 anos.

Cuidado com golpes

Por conta da alta quantia envolvida no processo de abertura e concessão do visto EB5 é fundamental tomar cuidado com golpes.

Ao procurar por uma empresa para realizar um aporte é necessário verificar todos os seus antecedentes e optar por negócios que já tenham recebido outros investimentos de estrangeiros. 

eb-5-visto

Não se esqueça do inglês

Mesmo que você possua os meios necessários para ser elegível ao visto EB5, um fator é determinante para que você possa negociar com empresas ou abrir o seu negócio nos Estados Unidos, o inglês.

Confira dicas que vão facilitar o seu aprendizado e permitir que a fluência no idioma não seja um problema na hora de conquistar o seu sonho americano.

Simulado do IELTS

Se você deseja realizar uma análise mais profunda, e, ao mesmo tempo, já se preparar para a prova de proficiência em inglês – necessária para comprovar o seu nível de fluência –  realizar simulados, como o simulado gratuito para IELTS, é uma excelente opção. Com o resultado em mãos você vai saber quais áreas precisam de reforço.

Se conecte com a língua

Sua jornada será difícil sem uma conexão com inglês, por isso se coloque em contato com a língua, torne coisas do seu dia-a-dia parte do seu aprendizado.

Uma boa maneira de iniciar essa conexão é mudar a língua do seu celular de português para inglês.

Estude a partir do que você gosta

O processo de aprendizagem não precisa e não deve ser chato.

Escolha filmes, séries e músicas que você gosta para melhorar a sua escuta e até mesmo sua leitura a partir das legendas.

Pegue aquela música em inglês que você ama e pesquise a letra dela.

Identifique as palavras que você não conhece, compreenda sua pronúncia. Após algumas horas de estudo você já será capaz de escutá-la e até cantá-la tendo certeza do que ela diz.

Escutar podcasts em inglês, também pode ser uma excelente opção, procure por temas que você gosta e aproveite a funcionalidade de diminuir a velocidade do áudio, para o tornar mais fácil de escutar e entender.

Leia livros em inglês

Uma parte fundamental das provas de proficiência em inglês é a leitura.

E nada melhor de estudá-las do que a partir de livros. Procure livros com linguagem mais fácil, como contos infantis, e conforme sua interpretação vai melhorando passe para os mais difíceis.

Outra boa estratégia é ler novamente o seu livro favorito, mas dessa vez em inglês. Você já conhece a história e fará a conexão com as palavras mais rápido.

Utilize cards de memorização

Programas gratuitos, como o Anki, são uma excelente opção para fixar as novas frases ou palavras aprendidas.

Você cria cards próprios e conforme treina diariamente o próprio programa vai centrar o seu estudo nas palavras de maior dificuldade.

Procure alguém para conversar em inglês

A fala costuma ser a etapa mais desafiadora do processo de aprendizagem de uma nova língua, e muitas vezes realizar uma conversação pode sair caro. Procure amigos que falam ou também estão aprendendo inglês e proponha uma conversa semanal. Isso vai desenvolver o inglês de ambos.

Lembre-se, quanto maior o seu contato com a língua mais rápido você vai aprender

Realizar o sonho de conquistar um visto EB5 pode estar a um passo.

Estude, aplique as dicas que passamos e não deixe que o inglês seja um impedimento para você ocupar o seu espaço no mundo.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.