Artigos

Vistos para o Canadá

vistos-para-canada

Você tem o sonho de conhecer o Canadá ou até mesmo estabelecer moradia nesse belíssimo país da América do Norte? 

Com excelente infraestrutura e uma organização social que permite que todas as camadas sociais desfrutem de bons serviços, o Canadá tem sido escolhido por diversos imigrantes que desejam recomeçar suas vidas, garantindo também ao país um caráter multicultural.

Confira quais os vistos para brasileiros disponíveis para entrada em território canadense.

Boa leitura!

Visto de turismo

O Canadá possui dois procedimentos que se classificam como vistos de turismo, porém, mesmo com a solicitação e o preenchimento de ambos, a entrada no país só é garantida após a avaliação final do oficial de imigração no momento de entrada no país.

O primeiro formato de vista é o ETA, realizado de maneira online.

Já a segunda, é o visto convencional, que pode ser solicitado no consulado do Canadá.

Os documentos necessários para a obtenção do visto de turismo são:

  • Passaporte, com validade de no mínimo 6 meses;
  • Biometria cadastrada em um dos centros parceiros do governo canadense;
  • Declaração de imposto de renda, se houver;
  • Foto 3×4;
  • Cópia do RG;
  • Extratos bancários;

Para a emissão do ETA, basta preencher o formulário online e apresentar um email válido e alguns dados sobre o seu cartão de crédito ou débito, porém, apesar de o processo ser simplificado quando comparado a solicitação do visto comum, o mesmo só pode ser realizado por pessoas que possuem um visto válido para entrada nos Estados Unidos.

vistos-para-canada

Visto de estudo

A situação mais comum de brasileiros que desejam entrar no Canadá por um tempo maior do que o permitido por um visto de turismo é através da realização de algum curso.

Nesse caso você deve ir atrás de um visto canadense de estudante, após garantir sua vaga.

Para conseguir o visto, você deve seguir as seguintes exigências:

  • Comprovação de vínculo acadêmico com a universidade ou instituição de ensino;
  • Comprovação de condições financeiras: é exigida a comprovação de uma renda de no mínimo 1200 dólares canadenses por mês;
  • Comprovação de vínculo familiar: dados dos seus pais, irmãos, cônjuge e filhos.
  • Comprovação de proficiência na língua inglesa ou francesa.

Visto de trabalho

O Canadá é um país que possui necessidade de mão de obra qualificada, principalmente para cargos onde existem postos sobrando no país, como na área de tecnologia e de construção civil.

Por lá, a maneira mais fácil de conseguir um visto de trabalho é através do Express Entry.

Nessa modalidade, você preenche um formulário como interessado em imigrar para o Canadá, caso seu perfil seja adequado para o país, você receberá um convite para seguir adiante com o processo imigratório.

Os requisitos para o Express Entry são:

  • Teste de proficiência em inglês;
  • Obter uma equivalência canadense para o seu diploma de graduação;
  • Ter ocupado em suas experiências profissionais cargos que o governo local considera elegível.

Visto de casamento

Para conseguir o visto de casamento no Canadá e conseguir se tornar um cidadão do país, não é necessário que a cerimônia ou a assinatura dos papéis tenham acontecido em solo canadense.

Porém, o parceiro que possui cidadania canadense deve se responsabilizar por patrocinar todo o processo e garantir a estadia da outra parte envolvida enquanto o processo não é finalizado.

O visto de casamento não costuma ser uma tarefa difícil quando o casal se relaciona de fato, tendo em vista que a apresentação de prova que comprovem a união é necessária, sendo que quanto mais provas melhor.

Toda a análise dos documentos é feita de maneira impressa, ou seja, as comprovações do relacionamento devem ser enviadas por carta para o escritório de imigração que está cuidando do caso.

Provas desconexas e que não estão organizadas podem levar a anulação do processo e o impedimento de que a parte que não é canadense venha a se tornar um cidadão do país também.

Além dos documentos matrimoniais, também é exigida a comprovação de proficiência na língua ou francês, conforme o estado para o qual o casal está direcionando o seu pedido de cidadania.

Para casais que dão abertura ao processo dentro do Canadá, a possibilidade de cessão de visto de trabalho para o parceiro que está com o processo de cidadania em aberto também é facilitada enquanto o resultado do processo principal não é liberado.

Visto de imigração para brasileiros

Além das principais formas de vistos para o Canadá citados, o país norte-americano possui mais de 70 programas que também podem ser utilizados por quem deseja imigrar e estabelecer residência fixa no país.

A maioria deles está relacionado com o mercado de trabalho e tem como principal métrica a pontuação de diversos requisitos.

Por tanto, se você deseja imigrar para o país, se dedicar a um trabalho cujo país esteja precisando pode te garantir excelentes oportunidades.

Não perca sua chance, consiga uma boa nota no exame de proficiência

Como você percebeu, a nota de um exame de proficiência é um dos requisitos solicitados para a maioria dos vistos para o Canadá.

O exame avalia sua habilidade com a língua, garantindo aos órgãos competentes que você está apto a estabelecer relações com o país que vão além do turismo.

Atestando sua capacidade de conviver e contribuir com a sociedade.

No Canadá, o exame mais aceito é o TOEFL, porém outros como o IELTS,  também podem garantir que o seu processo de visto não seja negado.

Lembre-se de que não basta realizar a prova, mas atingir uma nota mínima indicada para o seu programa de imigração.

Alguns programas podem exigir níveis mais básicos de fluência, enquanto outros podem solicitar excelentes notas para que o visto seja concedido.

Uma excelente maneira de descobrir qual é o seu nível de inglês, facilitando uma preparação otimizada para uma prova de proficiência, é através de um simulado IELTS gratuito.

A partir de sua resolução você terá maior clareza sobre quais são os seus pontos fracos e fortes com a língua.

E aí, pronto para conseguir o seu visto para o Canadá e começar uma nova etapa na sua vida?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.