Artigos

Para que serve o Pathway no Canadá?

bandeira-canada

Você está interessado em estudar no Canadá, mas pensa que o seu conhecimento da língua inglesa não é suficiente para frequentar as aulas de uma universidade?

Conheça o Pathway no Canadá e descubra como melhorar as suas habilidades com a língua enquanto se prepara para ingressar em uma faculdade na América do Norte.

Boa leitura!

O que é o Pathway?

O Pathway no Canadá, é um programa ofertado por escolas de idiomas, cujo foco é desenvolver as habilidades dos alunos no inglês acadêmico enquanto os prepara para o dia-a-dia das universidades canadenses.

Se você pretende fazer o college no Canadá ou um curso de pós-graduação, deve ter em mente que um dos pré-requisitos é o domínio da língua inglesa.

As universidades usam as notas de exames de proficiência, como o IELTS e o TOEFL, para isso.

Porém, por mais que você consiga se comunicar em inglês, a realidade de uma sala de aula é outra.

A linguagem acadêmica também deve ser dominada, assim como o preparo para enfrentar apresentações e um estudo baseado na autonomia do aluno, aplicado pela maioria das faculdades do Canadá.

O Pathway não deve ser encarado como um curso de idiomas comum, por conta disso, são aceitos apenas alunos com um grau entre o intermediário e o avançado. Se você está iniciando seus estudos com a língua, desenvolva o seu inglês através de cursos básicos primeiro e depois avance para o Pathway.

Qual a importância de realizar o Pathway?

A importância de se realizar o Pathway no Canadá abrange duas questões essenciais:

Proficiência na língua inglesa

Como você já sabe, a nota do exame de proficiência é obrigatória para a inscrição na universidade.

Você pode escolher dois caminhos: um estudo focado, proposto pelo Pathway ou estudar por conta.

Ao escolher estudar por conta ou através de um curso que não considera as necessidades de um estudante universitário, você estará em contato com uma curva de aprendizado mais longa e que pode atrasar o seu processo de entrada na universidade escolhida.

Muitas instituições vão além das notas dos exames de proficiência, requerendo também entrevistas e a apresentação de outras métricas, como comprovação das suas habilidades no inglês acadêmico.

Preparação para a rotina acadêmica no Canadá

O Pathway também tem a responsabilidade de treinar o futuro estudante universitário estrangeiro a encarar a realidade das universidades do Canadá. Diferente do Brasil, as instituições canadenses têm como foco a pesquisa científica e a inovação.

Ou seja, dentro da universidade você terá de redigir textos acadêmicos, formular apresentações e conseguir ler um inglês diferente do utilizado fora das salas de aula.

Suponhamos que você possua uma nota excelente em um exame de proficiência e consiga uma vaga em uma universidade canadense, sem a preparação as chances de ser pego de surpresa são grandes, acarretando uma desistência do curso.

O que vou aprender no Pathway?

Os programas de Pathway oferecem um cronograma de estudos baseados na realidade das universidades e no aprimoramento do idioma. Sendo os principais itens trabalhados:

  • Apresentações acadêmicas orais;
  • Técnicas para atingir maiores notas em exames de proficiência;
  • Estruturação e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas;
  • Preparação para o TOEFL, IELTS ou outro exame aceito pelas universidades escolhidas para aplicação;
  • Aprimoramento de habilidades de pesquisa;
  • Gerenciamento do tempo e estímulo do pensamento crítico;
  • Aprimoramento da escrita para o desenvolvimento de redações.

Quanto tempo dura o Pathway?

A duração do Pathway no Canadá está inteiramente ligada ao seu nível com a língua. A duração máxima do curso costuma ser de 8 meses.

No momento da inscrição você deverá responder algumas perguntas ou passar por uma entrevista, assim a escola saberá qual é o seu nível de inglês.

Se a sua necessidade de aprimoramento for grande, será indicado o curso de maior duração.

Caso você necessite apenas de treinamento para não ter problemas com a rotina acadêmica, o programa pode ser realizado em poucos meses.

bandeira-canada

Onde realizar o Pathway?

O Pathway não é um programa oficial do governo do Canadá, por conta disso é oferecido livremente em escolas de idiomas do país.

Atualmente algumas instituições passaram a oferecer o programa de treinamento para o ensino superior de maneira online também, facilitando a dinâmica das aulas e diminuindo os custos para os alunos.

Para qual visto aplicar?

Se você deseja ir para o Canadá apenas para realizar o Pathway e depois retornar ao Brasil, o visto simples de turismo pode ser pedido.

Porém, se a sua ideia é realizar o Pathway e logo após já dar entrada nas inscrições das universidades, é mais indicado que você solicite o visto de estudante, mesmo se o seu Pathway tiver menos de 6 meses de duração.

Assim, logo após o fim do seu visto para o Pathway, você poderá removê-lo com facilidade para continuar seus estudos, dessa vez na universidade.

Posso trabalhar durante o Pathway?

Mesmo com o visto de estudante, você não poderá trabalhar durante a realização do Pathway…

Por ser englobado na categoria de curso de idiomas, o programa não é elegível para visto de estudo e trabalho.

Caso você consiga uma vaga em uma universidade canadense logo após o término do curso, você, além de estender o seu visto, estará apto também para trabalhar no país…

Já que estudantes universitários estrangeiros recebem a permissão de trabalho de meio período, facilitando o ganho de recursos para se manter no país.

Por conta da impossibilidade de trabalho, é importante sair do Brasil com os recursos necessários para se manter no país até o início do curso universitário e da conquista de uma vaga de trabalho…

Caso você não comprove esses recursos, o seu visto será negado.

Saiba qual é o seu nível de inglês e inicie os seus estudos

Agora que você já sabe para que serve e o que é o programa de Pathway no Canadá, lembre-se de verificar qual é o seu nível de inglês.

Uma excelente forma de fazer isso é realizando um simulado IELTS gratuito, a partir dele você saberá quais são suas maiores dificuldades com a língua, facilitando um estudo focado e baseado nas suas reais necessidades.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.