Artigos

Tudo sobre o Canadian Language Benchmark

languages

Se você está pensando em se mudar para o Canadá, já deve ter se deparado com a sigla CLB.

Descubra o que é o Canadian Language Benchmark, qual a sua importância dentro do processo de imigração e como você pode obter um.

Boa leitura!

O que é o Canadian Language Benchmark (CLB)

Ao contrário do que muitos pensam, o CLB não é um exame para atestar o seu nível de inglês. Ele é uma métrica que classifica a sua nota obtida em uma prova de proficiência, como o IELTS, e determina um número que irá corresponder ao seu nível com a língua perante a exigência do Canadá.

Como funciona o CLB

O nível CLB é dividido em números de 1 a 12, sendo um CLB para cada habilidade relacionada a língua (ler, falar, escrever e ouvir).

A escala de habilidades do Canadian Language Benchmark é dividida da seguinte forma:

  • Estágio 1 – básico: notas de 1 a 4;
  • Estágio 2 – intermediário: notas de 5 a 8;
  • Estágio 3 – avançado: notas de 9 a 12.

Ao comparar sua nota de um exame de proficiência com sua escala correspondente do CBL, você terá 4 notas, utilizadas para validar sua entrada em um processo imigratório.

Descobrindo o seu CBL através do IELTS

Se você já realizou um teste IELTS, sabe que o exame oferece 5 notas como resultado, uma geral e outras 4 para cada habilidade.

Para descobrir o seu CBL através da nota do IELTS, você deverá pegar as suas notas e compará-las com as métricas do CBL através dessa tabela:

CLB LevelReadingWritingListeningSpeaking
128.07.58.57.5
97.07.08.07.0
86.56.57.56.5
76.06.06.06.0
65.05.55.55.5
54.05.05.05.0
43.54.04.54.0

Portanto, se você tirou 7.5 na sessão de escrita (writing) do IELTS isso significa que a sua nota CBL nessa sessão é 12. Se você conseguiu atingir a nota 6.0 na sessão de leitura (reading), sua nota CBL é 7.

languages

Como o Canadian Language Benchmark é usado em seu processo de imigração

Agora que você já sabe como obter a sua nota CLB, veja qual a pontuação necessária para cada categoria de visto disponível para morar no Canadá.

Considerando o principal programa para imigração canadense, o Express Entry e suas subdivisões as notas mínimas de CLB exigidas são:

  • Express Entry – Federal Skilled Worker: nota mínima para as 4 habilidades: 7.0
  • Express Entry – Federal Skilled Trades: speaking e listening, nota mínima: 5; reading e writing, nota mínima: 4
  • Express Entry – Canadian Experience Classes: NOC (National Occupational Classification) 0 ou A, nota mínima para as 4 habilidades: 7; NOC B, no mínimo para as 4 habilidades: 5.

Exemplo de uso do CLB

Como o processo envolve muitos números, conversões e detalhes, confira um exemplo para que você entenda melhor como usar o sua nota do Canadian Language Benchmark.

Uma pessoa que decidiu morar no Canadá e vai aplicar para o Express Entry, decidiu que o programa Federal Skilled Worker é o ideal para o seu processo, tendo em vista que a sua profissão é umas das mais necessitadas pelo governo do Canadá.

Todos os requisitos já foram cumpridos e ela escolheu o teste de proficiência na língua inglesa IELTS para atingir a nota necessária e apresentá-la para o serviço de imigração.

Essa pessoa tirou as seguintes notas no IELTS:

  • Reading: 7.5
  • Writing: 6.0
  • Listening: 7.0
  • Speaking: 8.0

Utilizando a tabela de conversão suas notas no CBL são:

  • Reading: 9
  • Writing: 7
  • Listening: 7
  • Speaking: 12

Para a categoria de visto escolhida, a nota mínima exigida em todos os quesitos é 7. Portanto, essa pessoa conseguiu comprovar suas habilidades com a língua necessárias para concluir seu processo de imigração.

Imigrando para o Canadá

A forma mais fácil para brasileiros acessarem e fixarem moradia no Canadá é através do já citado Express Entry e suas subdivisões. Nessa modalidade, você preenche um formulário como interessado em imigrar para o Canadá, caso seu perfil seja adequado para o país, você receberá um convite para seguir adiante com o processo imigratório.

Os requisitos para o Express Entry são:

  • Teste de proficiência em inglês e equivalência de notas CBL;
  • Obter uma equivalência canadense para o seu diploma de graduação;
  • Ter ocupado em suas experiências profissionais cargos que o governo local considera elegível.

Por que imigrar para o Canadá

Além da valorização de profissões consideradas escassas no país, o Canadá oferece excelentes condições de vida para estrangeiros que decidem fazer de lá a sua moradia fixa.

Em pleno crescimento, as cidades grandes passam por expansão populacional. Toronto passou de 1,5 milhões de habitantes para cerca de 5 milhões, entre 1951 e 2016.

As imigrações em massa contribuíram para esse crescimento e fez da pluralidade uma das marcas da cidade e do país. Composta por diversas etnias, Toronto é uma cidade cosmopolita, onde mais de 50% da população é composta por minorias étnicas.

Além da certeza de se estar em um lugar onde estrangeiros são bem-vindos, o Canadá também garante ótima infraestrutura. O país é um dos mais seguros do mundo e ideal para criar uma família com liberdade e convívio social.

Lembre-se de atestar sua proficiência no inglês

Como você percebeu, conseguir suas notas no Canadian Language Benchmark requer a realização de um exame de proficiência, sem a prova e as notas mínimas do CLB seu esforço para imigrar será em vão.

Além do IELTS, outros exames são aceitos no Canadá, como o TOEFL e o PTE Academic. Uma excelente forma de se preparar para atingir uma boa nota em um dos exames, é realizado um simulado IELTS gratuito.

A partir do simulado, você saberá quais são as suas maiores dificuldades com a língua e onde os seus estudos devem focar.

E aí, pronto para conquistar suas notas mínimas no CLB e imigrar para o Canadá?

5/5 - (10 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *