Artigos

Entenda TUDO Sobre IELTS: O Que É? Como Funciona?

ielts-brasil

O IELTS (International English Language Testing System) é requerido por mais de 9000 organizações por todo mundo e avalia as principais habilidades fundamentais para quem é fluente. Fala, escuta, escrita e compreensão. Quando você o realiza, é lhe dado uma pontuação dos seus acertos e a média.

IELTS: O que é?

Ielts é a sigla para International English Language Testing System (Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa, em português), o mais tradicional exame do referido idioma no mundo.

Este exame é organizado conjuntamente pelas seguintes instituições:

  • Cambridge EnglishLanguage
  • Ielts Australia
  • British Council
  • IDP

As datas, locais, horários e inscrições para o Ielts, entre outras informações, podem ser obtidas diretamente no site da British Council, da IDP ou no IELTS.org para que for se inscrever para o IELTS no computador. A versão no computador esta disponível apenas para algumas cidades brasileiras como São Paulo. Já para estudar para o exame, o ideal é procurar um Curso de Ielts.

Como funciona o IELTS?

O IELTS funciona como um “validador” da língua inglesa para a entrada e estudos em diversas escolas e faculdades em todo o mundo. Para isso, existem alguns tipos de validações para você buscar a certificação:

Ielts Academic: Abrange questões de interpretação oral e interpretação de textos, redação e conversação, que medem a qualidade do idioma inglês falado/escrito/compreendido por uma pessoa no ambiente acadêmico.

Ielts General Training: Engloba questões de interpretação oral e interpretação de textos, redação e conversação, que determinam a qualidade da língua inglesa falada/escrita/compreendida por um indivíduo em ambientes corporativos e/ou sociais em geral.

A aplicação de ambas as versões do teste pode durar até 3 horas.

IELTS Life Skills: Prova baseada nas habilidades do dia a dia necessárias para manter uma conversação. Geralmente esta é requerida quando uma pessoa se casa com um Australiano ou Britânico por exemplo e deseja aplicar para um visto imigratório.

IELTS

Vantagens de fazer o IELTS

Fazer o Ielts por si só não lhe garantirá nenhuma vantagem no mercado de trabalho, nos estudos ou nas relações sociais. Para obter benefícios, você precisa realizar o Ielts e obter uma boa qualificação no teste. Se você conquistar uma boa qualificação, muitas portas poderão se abrir. Em geral, os resultados desse exame podem ser usados para:

  • Facilitar e agilizar procedimentos de imigração;
  • Como uma alternativa para o PTE Academic;
  • Obter vistos para estudar e/ou viver no Reino Unido;
  • Abrir as portas de quase 10 mil empresas mundiais que aceitam o Ielts;
  • Ser utilizado para finalidades de mestrado e doutorado no Brasil em universidades federais e estaduais como a USP, Unesp, Unicamp, UFRJ entre outras.

 

IELTS: Quais organizações aceitam esse exame?

Saiba da importância de comprovar sua proficiência, quais entidades a aceitam e uma dica para ficar por dentro dos requerimentos.

Já pensou em ir para outro país?

Você já pensou em ir para outro país? Talvez viajar e conhecer novos lugares, porém e se fosse para agregar algo profissional na sua carreira? Essas são perguntas que tem rodeado bastante não só jovens mas quem já tem experiências e buscam algo novo.

Essas possibilidades são oferecidas graças a uma habilidade que tem se tornado quase obrigatória para quem tem essa ambição, a fluência no inglês. Isso porque essa língua é a mais falada no mundo e primordial na utilização de questões acadêmicas e empregadoras.

Para que isso aconteça é necessário que você realize um exame que comprove a sua proficiência e assim valide sua aptidão para exercer trabalhos e estudos em outros países. São diversos exames ao qual você pode fazer mas o mais requisitado é o IELTS.

Com relação ao processo de imigração, a certificação via IELTS é aceita em programas do Canadá, Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia.

Mas, além disso, há algumas diferenças pequenas na prova, uma vez que o Academic contempla um vocabulário mais acadêmico, enquanto que o General Training traz uma abordagem mais do cotidiano, em um contexto mais social e de trabalho.

Por isso, antes de pensar onde será aceita a sua nota IELTS, é fundamental escolher adequadamente o tipo de prova que fará, visto que possuem objetivos diferentes.

IELTS onde é aceito

Porem você sabe quais instituições pode utilizar essa pontuação? Se não continue acompanhando esse artigo pois hoje vamos falar do ielts onde é aceito. São mais de 9000 organizações aceitam o IELTS.

Dentro dessas 9000 organizações espalhadas pelo mundo todo, tanto educacionais, profissionais, governos, autoridades de imigração incluindo instituições educacionais, órgãos profissionais, empregadores, governos e autoridades de imigração requerem esse exame.

Então, com tanta opção de locais onde a nota do IELTS é aceita, como saber onde as suas chances serão maiores com esse exame de proficiência? Bom, para quem ainda não sabe, o teste IELTS é tido como o “queridinho” da Europa e o motivo você já deve imaginar, não é mesmo?

Basicamente estamos falando de um dos exames mais aplicados ao redor do mundo, sendo aceito em mais de 140 países ao redor do mundo, justamente pela sua versatilidade, como mencionado anteriormente. Além disso, o IELTS foi criado inicialmente pela Universidade de Cambridge e como se não bastasse, é organizado pela British Council, então não tinha como não ser o preferido na Europa e Reino Unido.

Uma curiosidade sobre onde o teste IELTS é aceito é com relação às pontuações estabelecidas pelas instituições.

De modo geral, quando a instituição solicita a certificação via exame IELTS e dá preferência para esse em detrimentos à outros, como o TOEFL, costuma-se estabelecer uma nota muito maior ao exame de proficiência de menor relevância.

Mas, não se preocupe, pois hoje em dia a maioria dos órgãos e instituições reconhecem e aceitam mais de um tipo de exame, o que irá variar é apenas a nota mínima exigida no local escolhido.

Mas, como escolher a instituição que aceita o IELTS?

Se você ainda não tem certeza para onde deseja ir, é muito importante reavaliar todas as opções. Nesse sentido, um dos principais pontos a considerar é a pontuação IELTS, uma vez que será essa que determinará as suas chances. No caso específico do exame IELTS, a nota do candidato poderá variar entre 0 e 9 pontos, sendo 6 pontos o mínimo exigido.

IELTS Preço

Entretanto, não pense que essa nota já garante uma vaga ao sol, pois de acordo com as estatísticas, a pontuação média satisfatória para a maioria das instituições é 8 pontos. No caso da pontuação 8, essa garante que o usuário tem um nível no idioma muito bom, isto é:

  • Apresenta bom comando total da língua inglesa, demonstrando somente algumas imprecisões ocasionais não sistemáticas e usos inapropriados do idioma;
  • Tem incompreensão de forma ocasional em certas coisas ou situações não familiares;
  • Consegue demonstrar boa argumentação no idioma, sendo essa complexa e detalhada.

Mas, nos casos em que sejam aceitos outros tipos de exames de proficiência, é possível considerar os seguintes fatores:

  • Valor da prova;
  • Qual o exame que dispõe de um centro aplicador mais próximo a você;
  • Qual teste apresenta as melhores datas de aplicação, levando em conta o prazo de inscrição na instituição estrangeira desejada;
  • Qual a nota mínima exigida pela instituição em cada teste de proficiência;
  • O nível de preparo e familiaridade com a estrutura do exame.

Para saber ielts onde é aceito basta você ler os regulamentos da universidade que estão ofertando a vaga e ver qual a pontuação mínima que é necessário ter e assim concorrer a vaga. Uma forma mais fácil de identificar é escolher um país de destino e se atualizar sobre o assunto.

Caso não saiba como fazer vai então uma dica valiosa para te ajudar. No site da British Council em Belo Horizonte, organização responsável pela avaliação, tem uma seção chamada Who accepts IELTS? . Nela você consegue fazer uma pesquisa mais detalhada sobre todas essas entidades que falamos no começo do artigo.

  • Você entra na seção;
  • Coloque a palavra chave de sua pesquisa, caso não tenha, logo abaixo escolha qual tipo de organização está procurando;
  • Depois escolha o país ao qual deseja pesquisar;
  • Depois desses passos irá aparecer um quadro com todos os nomes de organizações ao qual selecionou que participa do programa, juntamente com o pai, cidade e o band score necessário.

Todas as organizações que aparecerem estarão linkadas para que tenha acesso a página central de cada organização e assim saber mais. Agora que já sabe sobre ielts onde é aceito, Não se esqueça de se preparar e ficar atento aos prazos das provas. Espero ter lhe ajudado com esse assunto e até a próxima.

IELTS Simulado

Se você deseja fazer um simulado online totalmente gratuito é só acessar a nossa página que contém questões e provas de teste do ielts.

IELTS Revisão de Nota

Por isso, eu lhe questiono: IELTS Revisão de nota vale a pena mesmo? Está é uma das perguntas que mais tenho ouvido nos últimos anos e a minha resposta para os alunos sempre é a mesma. Sim se você ficou 0,5 abaixo no writing ou speaking, ela vale cada centavo investido. A revisão da prova do IELTS vale a pena pelos seguintes fatores:

  • Examinadores no Brasil costumam ser mais rígidos na correção do exame IELTs;
  • Se após a revisão o seu score for alterado o seu dinheiro será devolvido.

Contestar nota IELTs

Vou lhes contar uma história de vida para que você entenda por que vale a pena pedir pelo serviço de IELTS revisão da nota. Há vários anos atrás quando eu trabalhava como examinador e precisa atender os treinamentos, todos os examinadores brasileiros tinham que as vezes fazer o treinamento mais de uma vez. Sabe o por que?

Pois de acordo com o treinamento da Cambridge naquela época eles estavam sendo muito rigorosos na correção e sua avaliação sempre ficava 0,5 ponto abaixo do que a Cambridge considerava justo. Falantes Nativos tendem a não levar todo tipo de erro em consideração, uma vez que não haja um bloqueio que impeça a comunicação de forma geral.

Moral da história é a revisão do writing ielts ou do speaking vale super a pena em situações onde você está apenas 0,5 da sua média pretendida. Se você estivesse em um país de língua inglesa as chances de obter 0,5 na sua nota seriam menores, mas uma vez que o seu ielts foi feito no Brasil as chances são gigantescas.

Quando é relevante pedir revisão de nota IELTS?

Bom, como mencionado no exemplo acima, a revisão das notas obtidas na prova IELTS podem surtir grandes efeitos, mas quando realmente vale a pena? Primeiramente, é preciso que você tenha em mente que em qualquer situação é possível pedir para a contestação da sua nota, desde que você esteja insatisfeito com a pontuação obtida.

Assim, não há nenhuma exigência mínima para solicitar o Enquiry on Results, então pode ficar tranquilo com relação à isso. O segundo ponto a ser esclarecido é que pode ser solicitada a reavaliação dos resultados para qualquer uma das 2 habilidades testadas no exame (writing e speaking), tanto para somente uma, quanto para outra.

Porém, na maioria dos casos, não é muito vantajoso solicitar a revisão IELTS para todas as sessões possíveis, pelo questão do tempo. Vou lhe explicar melhor: Legalmente, o candidato só poderá ingressar no processo de revisão de sua nota após ter em mãos o documento entregue em casa, conhecido como Test Report Form.

IELTS Test

Somente aí já se perdeu cerca de 1 mês, no mínimo, considerando que o resultado oficial demora em torno de 13 dias para ser visualizado no site e mais o tempo de entrega da correspondência oficial em sua casa. Além disso, depois de solicitar a revisão, a reavaliação poderá durar entre 3 semanas até meses (já teve casos de revisão duraram mais de 2 meses).

Assim, pensando pela lógica, quanto mais habilidades você pedir revisão, mais demandará de tempo para o examinador e assim mais demorará para o aval final ser dado. Por isso, se você tem pressa, não vale a pena pedir a análise da sua pontuação IELTS, considerando que nesse tempo de espera você pode muito bem realizar, no mínimo, mais uns dois testes.

Sem contar a questão financeira envolvida nesse processo, uma vez que o valor mínimo a ser pago é de 60 libras (teste IELTS Academic ou General Training, equivalente à R$321,54) e o máximo de 100 libras (teste IELTS Life Skills, equivalente à R$ 1.071,00).

Sinceramente falando, os pedidos de revisão de nota na prova IELTS não são produtivos nos casos em que o candidato apresentou nota duvidosa nas habilidades de Reading e Listening. Por que disso? Bom, essas são as únicas duas sessões em que se tem questões assertivas, ou seja, uma única resposta, certa ou errada, não há meio termo.

Contudo, nas outras habilidades talvez seja interessante, visto que dependerá muito do avaliador e de sua interpretação, podendo assim mudar significativamente a sua nota. Por isso, se você ficou insatisfeito com a sua pontuação no listening ou Reading, talvez não seja interessante solicitar a reavaliação dos resultados.

Uma dica bem legal para você tomar essa decisão de forma menos emocional é comparar os seus resultados nas quatro habilidades. Se obteve notas nas sessões Reading e listening muito acima do speaking e writing (mais de 1 ponto) e precisa de poucos décimos de diferença na pontuação final, é bem relevante pedir a revisão.

Caso contrário, isto é, falte mais de 0,5 na sua band score, nem perca seu tempo, pois provavelmente será tempo e dinheiro perdidos.

Como Pedir Revisão da Nota IELTS

O processo leva até 2 meses de forma geral e custa 60 libras, sendo 100 libras no caso do IELTS UKVI. Fique Atento pois você tem apenas até 45 dias após sua prova para fazer isso. O pagamento da taxa é feita no boleto. Você precisa preencher o formulário corretamente que pode ser baixado no site do British Council e após isso mandar um email para eles com a sua solicitação. Uma vez feito isso, aguarde o email de confirmação deles.

Caso Recente de Revisão da Pontuação IELTS

Um caso recente de presenciamos fui de uma médica que tinha prestado a prova e na primeira vez atingido a pontuação necessária em todas as bandas menos no writing sendo que nesta vez seu speaking tinha sido 8,0, quando tentou a segunda vez conseguiu o necessário em todas as bandas porém seu score no speaking foi de 6,5 o que era basicamente impossível de acordo com seu nível de inglês e familiaridade com o teste.

Sugerimos que ela pedisse a revisão e assim ela o fez. Após 2 meses de espera e muita ansiedade veio a resposta do Reino Unido. Sua nota tinha sido alterada de 6,5 para 8,5 no IELTS academic e ela saiu radiante de felicidade pois a injustiça foi reparada.

IELTS Preço

O exame custa é de R$ 415,00 e o certificado do exame do IELTS é recebido em torno de 13 a 15 dias úteis após efetuado o exame via correio.

IELTS Brasil

Ferramentas de Estudo para IELTS

Você que está realizando um Curso de Ielts para se preparar para este que é uma dos mais importantes exames de proficiência da Língua Inglesa no mundo, não deixe de conferir esses bons aplicativos que poderão lhe ser úteis na hora de estudar, confira:

Este aplicativo desenvolvido pela instituição que organiza o Ielts, o British Council, vem com mais de 100 perguntas que lhe auxiliarão a melhorar seu vocabulário. Ele também informa onde estão as filiais mais próximas do British Council para que você possa fazer o seu teste.

  • Ielts Skills Free:

Ideal para você praticar as quatro vertentes do Ielts: Reading (Leitura), Listening (Escuta), Speaking (Fala) e Writing (Escrita). Sua vasta gama de exercícios foram selecionados pelo autor do best-seller Ready for Ielts, Sam McCarter.

Uma lista com nada menos do que 5 mil palavras selecionadas por especialistas para que você possa obter o melhor desempenho possível no Ielts. O aplicativo vem com recursos como o “Word Training”, que guia você por grupos de palavras até que você as domine.

Aqui você encontrará uma seleção de rádios americanas, britânicas, australianas e de outras nacionalidades de Língua Inglesa, as quais você poderá ouvir a qualquer hora. O aplicativo vem com chatrooms para quem está estudando para o Ielts e outros testes de proficiência.

Especialistas em Ielts do British Council, professores experientes de Ielts e candidatos aprovados oferecem conselhos úteis para quem está prestes a realizar o exame. Você recebe dicas sobre como preencher a papelada dos testes e a se preparar para os testes.

  • IELTS Prep App:

Aqui você tem um sumário sobre cada sessão do teste e practice tests para praticar. O aplicativo foi desenvolvido pelo British Council.

  • IELTS Speaking:

Um aplicativo destinado a aqueles que precisam praticar o speaking para o exame. O aplicativo conta com mais de 200 simulados do speaking o permite ao usuários horas e mais horas de prática.

  • English Learning Lounge Exams:

Um aplicativo para praticar para os exames da Cambridge como FCE, CAE, CPE, além do TOEFL e IELTS que foi desenvolvido por professores com vários anos de experiência na área. O aplicativo possui uma série de exercícios e permite monitorar o seu progresso.

  • Quiz your English:

Um app aonde você melhora o seu inglês através de uma competição com usuários do mundo todo sobre questões relacionadas ao idioma em termos de gramática, vocabulário, estrutura, expressões entre outros.

  • IELTS speaking box tips skills:

Basicamente este app reune vários vídeos que podem ser encontrados no Youtube sobre o speaking, porém o conteúdo foi organizado em um só lugar para que você não precise ficar pulando de vídeo em vídeo sem um ordem e organização lógica.

  • 101 tips for IELTS Speaking:

Como o próprio nome já diz, este aplicativo está recheado de dicas para a sessão do speaking do exame.

  • IELTS listening-3 levels:

Este aplicativo visa melhorar suas habilidades no listening através de uma série de exercícios todos separados por nível de dificuldade.

  • IELTS Practice Vocabulary:

Para quem deseja melhorar o vocabulário para o exame.

  • Engvid sub:

Reune os vídeos do popular canal Engvid porém com alguns adicionais como a possibilidade de checar o vocabulário na própria plataforma para praticar. O app tem aulas sobre os mais diversos tópicos que vão desde inglês geral, negócios, gramática, expressões passando por testes como TOEFL e IELTS.

  • Verb Smash English Tenses ESL:

Prática a gramática de uma forma mais descontraída através de joguinhos. Um jeito lúdico de fixar alguns pontos gramaticais.

  • IELTS Letters:

Excelente fonte para você se inspirar, ter ideias e se familiarizar com o formato das cartas que precisam ser escritas quando se faz a versão General do IELTS.

  • IELTS Collocations:

Este app é essencial para que você aprenda os collocations cruciais para dar mais vida ao seu writing e speaking no teste. Lembre-se que se você deseja alcançar um high score precisa demonstrar o domínio do idioma.

Sobre os Aplicativos

Apesar desses aplicativos serem muito úteis no dia a dia de quem está se preparando para o Ielts, nada dispensa a intensidade de um Curso de Ielts com bons professores e com um bom arsenal de conhecimentos teóricos e práticos a serem repassados para você. Em provas como essa, existem muitos macetes, secretos e estratégias que não estão escritas em livros e apenas professores com larga experiência podem lhe mostrar.

Dúvidas sobre o IELTS

Preste a realizar um exame, surgem diversas dúvidas e perguntas sobre o teste. O essencial é pesquisar o máximo possível, informar-se sobre o mesmo, através de sites , blogs, artigos. Muitas pessoas que já realizaram o IELTS colocam sua experiência na internet para os calouros se localizarem e se espelharem na vivência do outro. Pois o teste é fundamental no processo para aqueles que desejam estudar fora do Brasil, ou imigrar para a Austrália. Segue as dúvidas e perguntas que ocorrem com maior frequência a respeito do exame Ielts:

Existem sites, livros ou simulados com referências boas para estudos do teste?

O exame é realizado apenas com papel lápis e borracha, por isso testes na internet não são bem vindos, na opinião da maioria dos cursandos. Há livrarias que dispõe dos livros que devem ser usados.

No Brasil, qual a frequência da aplicação do exame? E por quem é aplicado o teste?

O International English Language Testing System- Ielts é aplicado duas vezes por mês e o mesmo é ministrado pelo British Council aqui no Brasil.Pois esta é a única empresa autorizada a aplicar o exame.

Qual a estrutura do teste?

A seção que avalia a parte oral é uma entrevista de 15 a 20 minutos com o examinador, e uma parte da seção é realizada individualmente com uma conversa gravada. Esta fase é realizada pela manhã no dia do teste ou alguns dias antes ou depois da realização das outras seções.

IELTS Simulado

Na parte da tarde, é ministrada a , que tem início normalmente entre meio dia e uma hora da tarde, com as fases de escuta, leitura e escrita. Um exame com 40 questões e dividido em 4 etapas, sendo 30 minutos para a resolução e mais 10 minutos para transferir as respostas para a folha de resposta.

Depois são uma hora de leitura, respondendo também 40 questões e 1 hora de escrita efetuando 2 tarefas.

Posso usar meu relógio de pulso para marcar o tempo?

O Brasil é o único país em que isso não é possível.

Posso fazer o teste quantas vezes for preciso ou existe um limite?

Não existe um limite, deste que você continue pagando por cada prova, pode fazer quantas vezes for preciso.

A quanto tempo a versão no computador tendo sido aplicada no Brasil?

Apenas há alguns meses.

Esta versão está disponível em todos os países?

Nem todos, mas o Brasil por sorte é um deles. Pois por exemplo na Noruega não temos está na lista desses países.

Qual o melhor centro aplicador na opinião de vocês para fazer o teste no computador?

Recomendamos a Winner idiomas devido a sua disponibilidade de datas.

Entre em contato para fazer o curso conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *