Artigos

Speaking: como treinar conversação em inglês para o IELTS?

Speaking: como treinar conversação em inglês para o IELTS?

Atualizado em 22/11/2023

Qualquer um que está aprendendo um idioma novo vai encarar alguns dos desafios da conversação em inglês.

Mas que tipo de obstáculos surgem para quem é novato em um idioma novo?

Então, o medo e nervosismo assombram um marinheiro de primeira viagem em uma língua nova, pois essa pessoa acredita que qualquer fala dela nesse novo idioma resultaria em algum constrangimento ou gafe, problema esses gerados pelo pouco hábito dessa pessoa com a língua nova. 

Além disso, alguém que está aprendendo inglês, por exemplo, para o IELTS tem bastante dificuldade em pensar rápido o inglês, afinal, o idioma novo não está ainda muito bem integrado a vida dela.

A conversação em inglês, no entanto, é necessária para o IELTS, já que é um requisito para exame de proficiência em inglês IELTS.

Se você quer saber algumas estratégias para treinar a conversação em inglês para o IELTS, não deixe de acompanhar esse artigo até o fim. 

1. Perca a vergonha

Se você quer melhorar sua comunicação em inglês, mas ainda se sente humilhado por cometer erros ao falar, não adianta tentar melhorar. 

Então, ao se esforçar mais, você desenvolverá maior autoconfiança e reduzirá o número de erros em seu desempenho.

2. Fale com você mesmo 

Como não há ninguém para corrigi-lo quando você fala consigo mesmo, você precisa considerar cuidadosamente o conteúdo do que dirá e a maneira como o dirá. 

O desenvolvimento da sua fluência e da sua capacidade de utilizar o idioma de forma natural é facilitado por isso.

Não só isso, mas quando você fala consigo mesmo, você ajuda a praticar sua pronúncia e também pode ouvir sua própria voz e descobrir falhas de pronúncia que possa ter cometido.

Isso é essencial para melhorar sua compreensão dos outros e sua capacidade de se comunicar com eles.

Por último, mas não menos importante, você pode aumentar sua autoconfiança conversando consigo mesmo em inglês. 

À medida que suas habilidades em inglês melhoram, você também se sentirá mais à vontade ao conversar com outras pessoas. É fundamental ter esse entendimento para poder participar de conversas e apresentações.

3. Ensine inglês para outras pessoas

Você já ouviu o provérbio que diz que “a melhor maneira de aprender é ensinar os outros”?

Se não, você deveria. 

Esse conselho pode ser bastante útil, pois, além de melhorar sua capacidade de comunicação no idioma alvo, também pode proporcionar a você a alegria de ajudar um colega de trabalho.

Você melhora suas habilidades de raciocínio e de comunicação coerente se aceitar o desafio de ensinar aos outros um idioma que não é seu idioma nativo.

Enfim, você adquirirá novas habilidades enquanto ensina outras pessoas. É um sinal de que você está procedendo na direção apropriada se for capaz de se explicar e descrever de uma maneira direta e compreensível para qualquer pessoa.

Leia também: Alerta global: disparidade de gênero e redução das habilidades de inglês entre jovens adultos

4. Ouça, ouça e ouça

A melhor técnica para melhorar sua compreensão auditiva e também sua pronúncia é se expor ao inglês ouvindo. 

Por isso, ouça falantes nativos de inglês, podcasts e músicas, filmes e séries.

Além disso, cada vez que você colocar em prática sua audição mais acostumado ficará com o inglês, situação essa que faz parte da mesma lógica dos bebês.

Leia também: Alerta global: disparidade de gênero e redução das habilidades de inglês entre jovens adultos

5. Preste atenção na pronúncia

A comunicação em inglês depende muito da pronúncia de palavras e frases. 

E, as pessoas podem ter dificuldade em compreender o que você está dizendo se você não pronunciar as palavras corretamente. 

Você também pode melhorar sua pronúncia copiando a pronúncia de falantes nativos de inglês enquanto ouve pessoas que falam inglês como primeira língua.

6. Leia em voz alta

A princípio, ler em voz alta é uma estratégia que tem potencial para ser bastante eficaz. 

Com isso, você se familiarizará mais com os termos, o que o ajudará a melhorar não apenas suas habilidades de leitura e compreensão auditiva, mas também sua fala. 

Você não apenas aprenderá a falar melhor, mas também compreenderá seu sotaque, a rapidez com que pronuncia as palavras e onde você tem mais dificuldade.

Então, leia tudo o que puder, sejam livros, notícias online ou até mesmo materiais da sua escola.

Você também pode praticar essa atividade diariamente, sempre que precisar estudar para provas ou sempre que estiver lendo um texto escrito em inglês.

7. Assista filmes e séries em inglês

Construir seu vocabulário, habilidades auditivas e fluência na fala podem acontecer bem ao assistir filmes e programas de televisão. 

Neste sentido, ao assistir a um filme ou programa de TV que você gosta, certifique-se de que o áudio esteja em inglês e que as legendas também estejam em inglês. 

Isso o ajudará a melhorar sua compreensão do conteúdo. Sua mente terá que trabalhar muito mais para compreender o que está acontecendo na história como resultado disso.

Outro conselho útil é assistir a filmes e programas de televisão de vários países de língua inglesa para se familiarizar com uma variedade de dialetos, gírias e estilos de falar inglês.

Quando sentir que já domina o material, você pode desligar a legenda e tentar recitar o que os atores realmente disseram. 

Dessa forma, fazer um esforço para recriar as falas é uma ótima maneira de melhorar sua capacidade de comunicação com outras pessoas.

8. Se desafie com trava-línguas

Os trava-línguas são um jogo excelente para sair da rotina repetitiva de estudos e ao mesmo tempo aprender algo novo. Os trava-línguas também são chamados de “tongue twisters” na língua inglesa.

Suas frases podem parecer simples quando você olha várias delas ao mesmo tempo, mas quando você pratica dizê-las em voz alta, perceberá como elas realmente são difíceis.

Essa divertida atividade ajuda a construir a articulação vocal, a dicção e a pronúncia de palavras que, quando combinadas em uma conversa, podem acabar causando alguns problemas na capacidade de comunicação eficaz do locutor.

9. Escreva enquanto fala

Escreva enquanto fala é uma forma de aprender de maneira divertida e também estimula o pensamento criativo.

Você também pode escrever em inglês sobre o que quiser, incluindo seu dia, uma história ou algo que achar interessante. 

Fale em voz alta também consigo mesmo enquanto escreve. 

Esta atividade não só ajuda na conversação, mas também ajuda… Além disso, auxilia no desenvolvimento da escrita, gramática e habilidades auditivas. 

Você não precisa escrever nada se não quiser, mas pode tentar pensar em inglês e contar a si mesmo uma história sobre como foi seu dia. 

Até mesmo conversar sozinho, abordar cenários hipotéticos e imaginar que você está dando uma entrevista são atividades valiosas para melhorar sua conversação em inglês.

10. Fale com nativos

A melhor maneira de superar a ansiedade e desenvolver autoconfiança ao se comunicar é fazê-lo com a ajuda de falantes nativos. 

Você pode tentar participar de reuniões de discussão com falantes nativos ou usar aplicativos e sites que reúnem pessoas de diferentes países interessadas em aprender um novo idioma.

O aplicativo Hello Talk e Tandem permitem aos usuários se comunicar em vários idiomas com outras pessoas. 

Você não terá escolha a não ser se comunicar em inglês graças a esses aplicativos, que inicialmente podem parecer difíceis, mas eventualmente o ajudarão a superar sua ansiedade de falar em público.

Tente pensar em inglês ou crie uma versão do que leu ou ouviu no idioma.

Se a princípio não quiser conversar com outras pessoas, você pode conversar sozinho, tentar pensar em inglês ou criar uma versão do que leu ou ouviu no idioma.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre como treinar conversação em inglês para o IELTS?

Então, não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *