O Observatório da Juventude na Ibero-América, apoiado pela Fundação SM. 67% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos dizem gostar de ler, mas apenas dois volumes por ano, segundo a pesquisa.
Não há bala de prata ou solução mágica, a única maneira de aprender verdadeiramente é através da prática intensiva. Por isso, a leitura é o método mais eficaz para uma maior compreensão dos textos em inglês.
Além disso, quanto mais você lê em inglês, mais rapidamente desenvolve e aprimora essa habilidade.
A leitura traz inúmeros benefícios por si só, mas ao adquirir um novo idioma, essa prática pode acelerar o processo e trazer benefícios adicionais.
Acompanhe o texto de hoje para saber como melhorar sua leitura em inglês para o IELTS.
1. Comece com algo do seu nível
Se você está começando, procure livros em inglês para iniciantes com textos curtos e vocabulário mais acessível. Comece com contos: capítulos rápidos e muito diálogo podem ajudar!
Às vezes, a empolgação fala mais alto, mas começar com algo que você sabe que dá conta é o primeiro passo para não se frustrar no caminho, por isso prefira histórias menores e sobre assuntos que você já conhece.
Seguir pessoas que falam inglês em suas redes sociais também pode ser uma boa ideia!
Por isso, você tem contato diário com o idioma e encontra pequenos textos, com vocabulário simples e expressões mais utilizadas no dia a dia para treinar!
Saber em quais níveis de inglês você está é fundamental na hora de definir qual conteúdo é perfeito para você!
Na dúvida, prefira sempre peças e novidades que não sejam muito longas e com vocabulário simples e, com o tempo, comece a se desafiar mais!
2. Tente entender o significado de novas palavras pelo contexto
Pode parecer prudente consultar um dicionário sempre que encontrar uma palavra que não compreende, mas, na prática, é mais prudente tentar deduzir o seu significado a partir do contexto de uso. Muitas vezes isso é suficiente para compreender o que está escrito!
Por isso, você ganha um ponto se conseguir deduzir o significado de palavras desconhecidas apenas pelo seu uso na frase. Porém, caso isso não aconteça e a palavra parece ilógica, fique tranquilo!
É aceitável consultar um dicionário de inglês para adquirir conhecimento de um novo termo; entretanto, quando possível, escolha um dicionário que forneça o significado literal da palavra, bem como sua tradução.
Além de aprender novos nomes, definições e sinônimos, esse método evita traduções bloqueadas, familiarizando o cérebro com o significado pretendido dos termos, em vez de confiar apenas em suas traduções literais.
3. Leia textos que sejam do seu interesse
Parece bastante evidente, você não diria? No entanto, embora a aquisição de uma nova língua seja geralmente considerada tediosa e trabalhosa, não precisa ser assim!
Se você tem um interesse específico por algum assunto (que pode ser qualquer coisa!), como estilo de vida, atletismo, cosméticos, culturas ou similares, pesquise esses universos na língua inglesa.
Há uma riqueza de informações disponíveis em livros, periódicos e na internet; você certamente descobrirá algo que atenda às suas necessidades.
O avanço da educação é intensificado quando se encontra material que desperta seu interesse.
Portanto, pesquise imediatamente sites, fontes de notícias e outros recursos que sejam do seu interesse!
Leia também: Writing: como praticar sua escrita em inglês para o OET?
4. Faça resumos ou converse com alguém
Na verdade, não há nada mais benéfico do que aplicar o que se aprendeu depois de praticar a leitura, correto?
Você não só conseguirá reter melhor as informações, mas também compreender a história ou o texto que está lendo com maior clareza.
Neste sentido, resuma o que você acabou de ler em inglês e dê uma explicação geral, ou converse com alguém que também esteja aprendendo o idioma ou que já o fale.
Além disso, sua capacidade de explicar coisas em outro idioma será aprimorada dessa maneira.
Você também desenvolverá um hábito que agiliza seu aprendizado ao aplicar tudo o que estudou, incluindo os tempos verbais, o vocabulário e as estruturas das frases que descobriu durante a leitura.
5. Leia textos que você já esteja familiarizado com a história
Esse é um dos conselhos mais úteis que posso dar aos recém-chegados.
Por isso, ler um livro ou artigo em português que você já conhece tornará o aprendizado do idioma muito mais simples para você, pois você já terá uma boa compreensão do contexto do que está lendo ou ouvindo.
A leitura será mais difícil para você como resultado de sua decisão de ler uma narrativa não contada, pois você será lançado em um mundo desconhecido, cheio de palavras e descrições que são únicas e inéditas.
Dessa forma, se você estiver familiarizado com a história, será muito mais fácil entender o que está acontecendo através do contexto do cenário ao qual você já está acostumado e, mesmo que esteja aprendendo novas palavras, você entenderá melhor.
6. Escolha textos com descrição em áudio
Se você ler um livro que vem com uma audiodescrição, você aprenderá a pronúncia correta das palavras, o que tornará muito mais simples o uso de tais termos em conversas reais.
Por isso, selecione material de leitura ou audiolivros que você pode reproduzir em segundo plano enquanto lê.
Essa estratégia também o ajudará a se concentrar mais em estudar em inglês.
7. Sempre anote suas dúvidas
É essencial que você se envolva em um processo ativo e pratique as áreas onde você tem mais dificuldades se quiser aumentar a eficácia do seu aprendizado.
Por isso, anotar suas perguntas enquanto você lê é o melhor método para garantir que você as compreenderá mais tarde na aula ou durante as sessões de estudo.
Dessa forma, cada vez que surgir um novo termo, você não precisará interromper o que está fazendo e procurar mais nada.
Anote os termos cujas definições você não conhece, frases que surgem com frequência, mas que você não entende, tópicos sobre os quais deseja aprender mais e os desafios associados a eles.
Você também se preparará melhor e adquirirá novas habilidades gramaticais buscando soluções, você sempre avançará.
Um benefício adicional dessas anotações é que você não terá que começar “do zero”, porque já estará familiarizado com o material quando ele aparecer em outros livros.
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre como melhorar sua leitura em inglês para o IELTS?
Então, não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!