Artigos

Em 2022 Canadá muda os requisitos para aprovar especialidades médicas

especialidades-medicas-canada-2022

Tempo de Leitura  6 min

Os médicos brasileiros sabem que para atuar em território canadense precisam obrigatoriamente refazer a residência médica no Canadá.

E um ponto muito positivo surgiu nesse processo, já que o caminho para ter sua especialidade reconhecida pode ficar mais abrangente em 2022.

Isso se deve as mudanças realizadas por Medical Council of Canadá, onde os requisitos para realizar a residência serão alterados. Como em 2021, quando o MCC possibilitou que os profissionais (IMGs) formados em medicina em países estrangeiros pudessem fazer o teste de admissão de Royal College em seu setor.

A instituição Royal College of physicians and surgeons of Canadá desempenha um papel importante em gerar os certificados de especialistas médicos qualificados no país.

Basicamente funciona como um conselho regional de medicina para diversas áreas de especialidades médicas.

Com todas essas mudanças seria possível que um profissional de medicina formado em outro pais não precisasse refazer a residência médica para comprovar sua especialidade.

Apesar de parecer algo extremamente amplo, não é possível que um profissional de medicina exerça sua função de especialista somente com a admissão da Royal College do seu setor.

Mesmo que o profissional estrangeiro seja aprovado, muito provavelmente ele não estará capacitado automaticamente para exercer sua função de médico especialista.

Essa pausa temporária é necessária pois a Royal College precisar averiguar a aptidão técnica acadêmica do profissional de saúde para então estabelecer os critérios efetivos da medicina no Canadá.

Contudo, é necessário que o profissional preencha também os campos de requerimento para as províncias territoriais do Canadá, revalidando seu diploma de acordo com as áreas do seu interesse.

especialidades-medicas-canada-2022

Confira as novas regras no Canadá para médicos especialistas:

Prática de elegibilidade (PER)

O PER tem como objetivo esclarecer os critérios de experiência estabelecidos para conseguir uma certificação do Royal College. Esse caminho serve para os profissionais que treinaram fora do Canadá ou Estados Unidos.

Em casos de médicos que tenham praticado sua especialidade de maneira independente de 2 anos acima dentro ou fora do Canadá são exigidos os seguintes critérios para elegibilidade:

  • Treinamento concluído fora do Canadá

  • Tempo de treinamento deve ser referente ao tipo de especialidade

  • Licença jurídica para praticar

  • Certificado jurídico do treinamento realizado para tal especialidade

  • Prova de proficiência linguística

Além desses critérios, também é necessária uma revisão de credenciais, elegibilidade do exame, comissão recebida por prática de especialidade, avaliação do tempo em que a função foi exercida no Canadá.

Prova escrita e prova aplicada

  • Os candidatos devem produzir um formulário de inscrição do exame, incluindo sua taxa, para provar a elegibilidade da candidatura para Royal College.

  • Os exames devem ser realizados anualmente em datas fixas.

  • Os exames geralmente consistem em 1-2 módulos, sendo escrito e aplicado.

Por último e não menos importante, para conseguir a certificação, é necessário que o médico tenha praticado sua especialidade pelo menos dois anos em território canadense.

Assim será avaliado o período praticado no Canadá, incluindo uma revisão feita por um comitê de especialidades médicas.

Os candidatos que tenham cumprido todos esses critérios PER serão elegíveis e receberão seu certificado Royal College.

OET para Médicos

Se você está revalidando sua especialidade médica para o Canadá e precisa fazer a prova do OET para continuar com o seu processo.

Consulte um de nossos especialistas que podem certamente lhe ajudar em sua jornada.

Vários alunos médicos antes de nos conhecer já tinham tentado o IELTS e OET várias vezes, até que por meio de um processo individualizado e focado em estratégias eles conseguiram passar com notas B, B+ e até A no OET ou com 7.5  no IELTS.

Cansado de escolas tradicionais que focam em tudo mas não são especializadas em nada ao mesmo tempo?

Cansado de ser enganado por professores e locais que apenas viram uma oportunidade nessas provas mas nunca fizeram e tão pouco conhecem a prova a fundo?

Então CLIQUE AGORA e fale com um de nossos CONSULTORES 

+2568 médicos já foram aprovados no OET e IELTS conosco.

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.