Você deseja conhecer, ou até mesmo morar no Reino Unido?
Conheça todas as possibilidades de vistos para brasileiros na terra da rainha.
Boa leitura!
Visto de turismo
A modalidade mais comum de entrada nos países que fazem parte do Reino Unido é por conta do turismo.
Muitas pessoas não sabem, mas brasileiros não precisam de visto prévio para entrar no território, caso o motivo de sua visita seja apenas conhecer o local.
Todo o processo é realizado no momento da entrada no país.
Apesar de ser a modalidade de vistos no Reino Unido para brasileiros mais simples, ela também requer atenção, para que você não tenha de pegar um voo de volta antes do planejado.
Confira quais são os documentos necessários para ingressar no Reino Unido como turista:
- Documento oficial de viagem ou passaporte;
- Duas fotos 3×4 coloridas, de preferência similares à do passaporte;
- Evidências do seu estado civil;
- Evidências da sua condição de emprego ou estudo atual;
- Comprovação de renda;
- Confirmação de reserva de hotel;
- Confirmação de passagem de retorno.
Lembre-se de que como turista, você não possui o direito de trabalhar ou estudar em solo britânico.
Exercer algumas dessas modalidades na condição de visitante poderá atrapalhar os seus planos de fixar moradia no país futuramente.
Visto de estudo
Se o seu desejo é estudar na Europa, saiba que os vistos para o Reino Unido que englobam essa modalidade são dois.
Estudos com menos de 6 meses de duração
O primeiro não é considerado um visto, mas sim uma permissão concedida no momento da entrada, de maneira similar ao visto de turismo.
Ele se aplica em casos em que os estudos têm duração menor de 6 meses.
Além dos documentos básicos como passaporte e comprovação de condições financeiras para se manter durante o período no país, é necessário também apresentar um plano detalhado sobre a viagem e o comprovante de aceite da instituição de ensino, assim como o endereço onde as aulas serão ministradas.
Caso o curso não seja de idiomas, é necessário também apresentar uma evidência de que você possui conhecimento suficiente para frequentar o curso no qual está matriculado, que pode ser a nota de um exame de proficiência.
Visto Tier 4
Caso o curso possua mais de 6 meses de duração, é necessário entrar com um pedido para o visto Tier 4.
Os pré-requisitos para solicitação desse visto são:
- Ser maior de 16 anos;
- Ter uma vaga ofertada pela instituição de ensino para você no curso do seu interesse;
- Possuir condições de se sustentar e de pagar o curso;
- Possuir bom domínio nos 4 pilares medidos pelos exames de proficiência: leitura, fala, escrita e escuta;
O visto deve ser solicitado em até 3 meses antes da viagem, todo o processo é feito através do site do governo do Reino Unido.
Visto de trabalho
Os vistos de trabalho no Reino Unido são necessários inclusive para contratos com menos de 6 meses de duração.
Essa modalidade de permissão para entrada e estadia no país é dividida em três formatos:
Trabalhador temporário
O trabalho temporário é adequado para quem vai ao Reino Unido apenas para conseguir experiência de trabalho, sem a pretensão de se estabelecer ou iniciar uma carreira nos países.
As áreas mais procuradas para esse formato de visto, são as que envolvem: trabalho voluntário, trabalhos em instituições de caridade e religiosas, trabalhos relacionados a artes e entretenimentos (como montagem de shows e espetáculos) e trabalhos relacionados a esportes, que também possuem um calendário sazonal.
Trabalhador qualificado
O visto de trabalhador qualificado é para aqueles que desejam estabelecer residência fixa no Reino Unido, porém sem ainda serem considerados cidadãos com plenos direitos nos países que formam o território.
Para poder iniciar esse processo de visto, é necessário apresentar uma oferta de emprego feita diretamente a você por uma empresa que atue no Reino Unido, ou seja, a empresa estará garantindo que você é qualificado para trabalhar na Europa.
Trabalhador de alto valor
Já o visto de trabalhador de alto valor é concedido aos cidadãos de fora do Reino Unido que possuem meios de auxiliar no crescimento econômico do território, seja através de investimentos, abertura de negócios ou liderança científica.
Esses 2 últimos vistos de trabalho caem na Categoria TIER 2 que demanda o IELTS UKVI ou o PSI Test (Skills for English UKVI) para que está no Brasil.
Visto de casamento
Para obter um visto de casamento no Reino Unido, é primordial saber que não basta ser casado com um cidadão britânico, esse casamento deve acontecer necessariamente em um dos países que compõem o território.
O primeiro passo é, ainda no Brasil, solicitar um entry clearance, que dá uma permissão de entrada para assuntos que não envolvem trabalho, estudos ou turismo.
Essa permissão é comumente cedida para indivíduos que possuem parceiros ingleses e pretendem se casar, válida por 6 meses.
Durante os 6 meses, o casamento deve ocorrer, porém, é fundamental observar o pré-requisito de que a parte envolvida que não nasceu no Reino Unido deve possuir uma nota em um exame de proficiência correspondente ao nível A1 no CEFR.
Após o casamento, deve-se solicitar o visto de casado dentro do Reino Unido, esse visto tem duração de 5 anos e somente ao final desse período a naturalização será possibilitada.
Não perca sua chance, consiga uma boa nota no exame de proficiência
Como você percebeu, a nota de um exame de proficiência é um dos requisitos solicitados para a maioria dos vistos para o Reino Unido.
O exame avalia sua habilidade com a língua, garantindo aos órgãos competentes que você está apto a estabelecer relações com os países britânicos que vão além do turismo.
Nos países do Reino Unido, o exame mais aceito é o IELTS, porém outros como o TOEFL e o PTE Academic também podem garantir que o seu processo de visto não seja negado.
Uma excelente maneira de descobrir qual é o seu nível de inglês, facilitando uma preparação otimizada para uma prova de proficiência, é através de um simulado IELTS gratuito.
A partir de sua resolução você terá maior clareza sobre quais são os seus pontos fracos e fortes com a língua.
E aí, pronto para conseguir o seu visto para o Reino Unido?