Artigos

Já pensou em ser médico no Canadá? Saiba como aproveitar essa oportunidade

ser-medico-canada

É médico e quer mudar de vida? Esta é a sua chance

Fez faculdade de Medicina no Brasil, mas não está contente com as oportunidades salariais do mercado brasileiro?

Você não precisa largar tudo e começar uma nova graduação apenas por esse motivo.

Em vez disso, aproveite a chance de ser recrutado para ser médico no Canadá!

Pode parecer improvável, mas os médicos brasileiros são muito cobiçados pelo governo canadense, especialmente para atuar em Québec, cidade que se destaca por sua alta qualidade de vida e diversidade cultural, além do baixíssimo índice de desemprego (menos de 5%). Os salários chegam a CAD$ 50 por hora (dólares canadenses).

Quer saber como funciona e por que os brasileiros são tão visados pelo governo de Quebec? Então, continue a ler este artigo!

O que é que o brasileiro tem?

Ser médico no Canadá é uma oportunidade muito viável se você é brasileiro.

Isso porque os brasileiros são considerados altamente adaptáveis à cultura de Québec – em outras palavras, somos “pau pra toda obra!”.

Mudar de país nunca é uma experiência fácil.

Alguns povos têm mais dificuldade com todo o processo de aculturação, o que faz com que o rendimento profissional não seja tão bom no cotidiano.

Não é o caso de quem nasceu no Brasil: além de nossa educação acadêmica ser considerada excelente, ainda somos vistos como um povo que se “mistura fácil” com os moradores locais.

Tendo isso em vista, não é de se espantar que o governo canadense tenha criado programas de imigração específicos para recrutar médicos nascidos e graduados no Brasil.

Como concorrer a uma vaga?

O programa de recrutamento mais simples para ser médico no Canadá se chama Québec na Cabeça, ocorre on-line e as inscrições são gratuitas.

Isso mesmo!

Além de ser uma grande chance de carreira fora do país, você não precisará investir um centavo para concorrer a uma vaga.

Depois de realizar sua inscrição, caso ela seja aprovada, você será convidado a passar por uma entrevista on-line com um gestor da área à qual está concorrendo.

Fique atento aos requisitos de cada vaga, pois algumas exigem um bom nível de proficiência no francês, que é a segunda língua oficial do Canadá.

Também é preciso prestar atenção à experiência exigida para o cargo que você tem em vista.

Vistos e licenças para exercer a profissão

O site Québec na Cabeça oferece todas as informações necessárias sobre licenças e vistos para quem quer ser médico no Canadá. O site está em português, o que certamente facilitará a compreensão de todo o conteúdo, que está bem detalhado.

Na seção Missões de Recrutamento, constam as empresas que estão com processos de seleção abertos.

Entretanto, atenção: esse processo não acontece o ano todo; logo, é preciso se preparar com pelo menos alguns meses de antecedência e sempre checar se há vagas disponíveis.

Em 2022, essa seleção aconteceu em fevereiro.

Você verá no site que não são apenas médicos que são recrutados; se você pretende ir com o cônjuge e a família, pode se planejar ainda no Brasil para replanejamento de carreira de ambos e, assim, evitarem problemas com a imigração.

É importante salientar que esse é o caminho mais simples para fixar residência e trabalhar no Canadá.

Há profissionais de Medicina que optam por ir sem passar por esse processo e ficam até 10 anos na fila de espera para revalidação do diploma.

Da mesma forma, não são todas as cidades canadenses que oferecem a estrangeiros as mesmas garantias que Québec, então, cuide-se para que sua mudança de vida não se torne um pesadelo!

ser-medico-canada

É médico especialista? Tente a agência canadense Emigrate Canada

Caso Québec não seja a melhor opção para seus planos, você ainda pode ser médico no Canadá se contar com a ajuda da Emigrate Canada.

Ela trabalha há 20 anos orientando médicos especialistas a se estabelecerem no país, e isso inclui brasileiros, tanto que o site pode ser visualizado completamente em português.

A agência faz uma avaliação gratuita da elegibilidade dos brasileiros interessados em exercer a Medicina e orienta quando à equivalência do currículo.

Os candidatos ainda devem passar por testes teóricos e práticos on-line, que são avaliados por médicos de mesma especialidade que aquela na que você se formou.

Para iniciar o processo das avaliações, é necessário criar uma conta no site Physicians Apply e pagar uma taxa de CAD$ 290 (dólares canadenses).

Nessa plataforma, você poderá fazer o upload dos seus documentos e solicitar os testes devidos que comprovarão sua aptidão para trabalhar como médico no Canadá.

A taxa não é reembolsável, ou seja, você não terá o dinheiro de volta caso seja reprovado.

Quanto tempo demora para a aprovação da licença e do visto?

A jornada de ser médico no Canadá tem atalhos, como o programa Québec na Cabeça, mas, de maneira geral, você precisa estar preparado para gastar aproximadamente um ano no processo de viabilização da sua mudança para o país.

Com a Emigrate Canada, por exemplo, são pelo menos cinco rodadas de avaliações até que o profissional seja considerado pronto para atuar como médico especialista.

É exigida uma pontuação de 1200 pontos para receber uma oferta de trabalho, embora nem todos que pontuem bem recebam uma oferta.

Caso você não consiga atingir essa pontuação ou não receba uma oferta, ainda pode seguir adiante com uma “nomeação provincial”, que não garante uma vaga, mas que também não põe a perder completamente o processo de seleção.

Você poderá viajar e tentar um emprego como médico no Canadá novamente quando já estiver lá.

A parte boa é que o visto vale para o cônjuge e os filhos.

Caso seu cônjuge tenha uma carreira também interessante para o governo do Canadá, isso pode facilitar a emissão da sua licença e do seu visto.

Todos vocês poderão entrar e sair do país quando quiserem, terão acesso ao sistema de saúde canadense e aos benefícios sociais típicos dos moradores locais.

Após quatro anos, será possível tentar a dupla cidadania.

É ou não é uma excelente chance de mudar de vida?

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.