Artigos

Quais as Principais Certificações Internacionais de Inglês?

Certificação Internacional de Inglês

Descubra qual é a certificação internacional de inglês ideal para o seu caso, saiba também a importância delas e porque você deve realizá-las. Boa leitura!

O que é e por que obter uma certificação internacional de inglês?

Criadas para facilitar processos e atestar a proficiência em inglês de pessoas em todo o globo, as certificações de língua são provas que determinam a habilidade de quem a responde com o idioma, para fins migratórios, estudantis e trabalhistas.

Certificação Internacional de Inglês

Por conta dessa utilidade, sua realização é de extrema importância para quem deseja mudar de país, realizar um intercâmbio ou se candidatar a uma vaga de emprego que exija comprovação de conhecimento em inglês.

Em alguns casos, a certificação internacional é exigida de forma obrigatória. Por exemplo, para acessar uma vaga em algumas das melhores universidades do mundo, que se concentram nos EUA e na Inglaterra, sendo um aluno estrangeiro, você deverá obrigatoriamente apresentar sua nota em uma certificação internacional de inglês.

Principais certificações internacionais de inglês

Agora que você já conhece o que são e quais as principais utilidades de uma certificação internacional, confira quais são as principais e suas especificidades de uso.

IELTS

English Language Testing System (Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa), conhecido como IELTS, é o principal e maior exame da língua inglesa britânica, tem como missão atestar a proficiência no idioma em candidatos para alguma vaga, seja em uma universidade ou em uma empresa.

Aceito em diversas instituições, a prova pode ser feita em três opções a sua escolha: IELTS Academic, IELTS General Training e IELTS Life Skills.

Para o objetivo específico de migração, o IELTS General Training confere a certificação internacional de inglês ideal. Esse formato de teste tem suas questões produzidas a partir do cotidiano de ambientes de trabalho e sociais. Entre os países que aceitam o IELTS para fins migratórios, estão a Inglaterra, a Austrália e o Canadá.

Caso você não esteja seguro, ou não saiba qual é o seu nível no inglês, você pode realizar um simulado IELTS gratuito, ele irá te ajudar a mostrar as etapas do aprendizado onde você possui mais dificuldade e precisa reforçar os estudos.

TOEFL

O TOEFL – Test of English as a Foreign Language é um exame idealizado para facilitar a vida de quem necessita de uma certificação internacional de inglês principalmente nos ambientes acadêmicos e profissionais.

Além de também simplificar o processo de instituições que necessitam do candidato a fluência em inglês, a partir de um formato unificado e imparcial de avaliação. A prova é desenvolvida pela ETS – Educational Testing Services, maior organização privada de testes e certificações do mundo, sendo o TOEFL, o teste de proficiência de língua inglesa mais aceito ao redor do globo.

Recebendo seu conhecimento também por conta de seu uso em processos migratórios que envolvem os Estados Unidos, essa certificação em inglês também possui mais de uma formato, o TOEFL iBT, e o TOEFL Essentials.

Sendo o primeiro indicado para quem necessita de comprovação de fluências para morar em outros países, pleitear vagas na faculdade ou de trabalho. Já o TOEFL Essentials é indicado somente para quem deseja verificar o seu nível com a língua.

FCE Cambridge

Criado e organizado pela Universidade de Cambridge, o FCE, First Certificate in English (primeiro certificado em inglês), faz parte da área da instituição chamada Cambridge English Qualifications, que produz exames em nível mundial para certificar as habilidades dos interessados na língua.

A prova é a mais popular dentre as formuladas pela instituição e outras nomenclaturas podem a designá-la, confira a lista para não se confundir:

  • FCE-exam;
  • Cambridge English: first;
  • B2 first.

O FCE-exam foi formulado pensando em quem quer atestar sua proficiência no nível B2 da língua. Esse nível é definido pelo Common European Framework of References for Language (CEFR), padrão internacional para classificar as habilidades em diversas línguas e adotado por diversas intuições.

Os níveis de capacidade de uso da língua são divididos em 6: A1, A2, B1, B2, C1, C2. Sendo A1 o nível mais básico de aprendizagem, e o nível C2 a fluência completa.

Os dos níveis abrigados pelo B são os intermediários, por tanto o nível B2, que o FCE atesta, é o intermediário avançado. Ao obter a sua certificação internacional de inglês através do FCE-exam você estará apto a iniciar o processo migratório para a Nova Zelândia.

Mesmo com sua abrangência quando consideramos o fator de mudança de país, conseguir um certificado no nível B2 já será o suficiente para que novas portas se abram em sua vida, muitas empresas ao redor do mundo o consideram suficiente para uma vaga de emprego.

CELPIP

CELPIP é a sigla para Canadian English Language Proficiency Index Program, um conjunto de provas específicas para quem necessita de uma certificação internacional de inglês no Canadá.

Organizado pela Paragon Testing Enterprise, uma empresa iniciada na Universidade da Colúmbia Britânica, o CELPIP avalia de forma objetiva as habilidades com a língua do candidato, a partir de situações cotidianas, como comunicação em ambiente de trabalho, conversas do dia-a-dia e interpretação de notícias.

A principal utilização da nota do teste, se dá para quem está tentando uma residência fixa no país, que pode ser o seu caso. Sendo o IRCC – Immigrants, Refugees and Citizenship Canada o órgão que utiliza as notas para definir os resultados dos seguintes processos:

  • Status de residência permanente;
  • Cidadania canadense;
  • Programa de visto inicial.

PTE Academic

Outro excelente exame é o PTE Academic, reconhecido por sua praticidade. A prova é 100% online e está sempre disponível para realização, basta encontrar um lugar credenciado e marcar um horário para fazer a prova.

A prova é ofertada de duas formas: PTE Academic e PTE Academic UKVI, sendo o seu segundo formato o que concede a certificação internacional de inglês a ser utilizado por quem deseja morar em outro país.

O teste ainda conta com baixa abrangência, porém na Inglaterra, Austrália e na Nova Zelândia o exame é aceito para fins migratórios.

Pronto para morar em outro país?

Realizar o sonho de morar em países que esbanjam qualidade de vida e boas oportunidades, como os EUA, a Inglaterra e o Canadá, requer primordialmente uma certificação internacional de inglês. Defina qual se encaixa a sua necessidade, estude de maneira efetiva e garanta uma boa nota!

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *