Artigos

Como ser enfermeira na Inglaterra?

enfermeira-na-inglaterra

Já imaginou poder exercer a sua profissão na Europa?

Descubra como ser enfermeira no Reino Unido a partir da sua formação realizada no Brasil.

Boa leitura!

Graduação e experiência para Enfermeiras

O primeiro passo para quem deseja trabalhar como enfermeira na Europa é possuir um diploma de graduação em enfermagem, e, preferencialmente experiência na área.

A experiência deve ser comprovada através de registro no COREN.

A Inglaterra é um país que privilegia as experiências no momento da procura por profissionais, por tanto, se você possuir muitos títulos, como pós-graduações ao invés de experiência práticas, suas chances de conseguir melhores postos são menores. 

Exame de proficiência

Com a graduação e a experiência, a realização de um exame de proficiência também é uma etapa que deve ser realizada antes do início do processo para se tornar um enfermeira na Inglaterra propriamente.

O exame de proficiência mais aceito na Inglaterra é o IELTS, e é fundamental atingir uma nota mínima de mínimo 7 para que você consiga migrar para o país.

No caso da realização de outros exames, é necessário que a nota seja equivalente ao nível C1 do CEFR.

Inscrição NMC

Com a graduação finalizada, a experiência adquirida e uma boa nota no IELTS alcançada, você poderá dar entrada no processo de revalidação do diploma e de suas habilidades como enfermeira.

Essa etapa é conduzida pelo NMC – Nursing and Midwifery Council, órgão que regulamenta e controla a profissão da enfermagem no Reino Unido.

Podendo ser realizada ainda no Brasil, faz parte da inscrição o preenchimento de formulários e o envio de documentos, como:

  • Documento de identificação;
  • Diploma de graduação;
  • Comprovação de experiência;
  • Comprovante de isenção de antecedentes criminais.

Exame CBT

Após ter a sua inscrição no NMC homologada, você deverá passar por duas provas que avaliarão suas competências para trabalhar como enfermeira na Inglaterra.

A primeira delas é o CBT, um teste realizado via computador.

As questões são de natureza objetiva e a prova pode ser realizada ainda no Brasil.

Exame OSCE

A segunda prova que tem como meta verificar os seus conhecimentos perante a enfermagem é prática e deve ser realizada na Inglaterra. 

Nesse exame o candidato passa por cenários onde são representadas cenas do cotidiano enfrentado em hospitais do país. 

Caso você passe nos dois exames, você poderá estabelecer o seu registro definitivo para atuar como enfermeira na Inglaterra, o que permite que você inicie o seu processo de obtenção do visto e de procura de empregos.

Visto Tier 2

O visto indicado para quem deseja ser enfermeira na Inglaterra é o Tier 2, um visto específico para trabalhadores qualificados. 

O visto de trabalhador qualificado é para aqueles que desejam estabelecer residência fixa no Reino Unido, porém sem ainda serem considerados cidadãos com plenos direitos nos países que formam o território.

Para poder iniciar esse processo de visto, é necessário apresentar uma oferta de emprego feita diretamente a você por uma empresa que atue no Reino Unido, ou seja, a empresa estará garantindo que você é qualificado para trabalhar na Europa.

Para isso, é recomendado que você procure por empresas especializadas na busca por vagas dentro hospitais, ou buscar lugares que costumam aceitar imigrantes recém-chegados, como casas de repouso.

Mercado de trabalho

As vagas de emprego para o setor de enfermagem no Reino Unidos são divididas em 4 seções conhecidas como Band.

A contratação em cada uma delas vai depender de sua experiência prévia adquirida conforme os anos no país.

O nível mais básico, chamado Band 4 seria equivalente aos técnicos de enfermagem no Brasil, enquanto o nível mais alto, Band 8, são responsáveis pelo gerenciamento geral de um setor.

O salário de um enfermeira com 2 anos de experiência é de pouco mais de 2.000 libras por mês, o que condiz com o custo de vida de uma pessoa que tem uma vida confortável, mas sem muitos luxos, em Londres.

Apesar de o pagamento não ser o grande atrativo, como é em outros países como o Canadá e os Estados Unidos, a carga horária pode representar uma grande vantagem para quem trabalha como enfermeira na Inglaterra.

A carga horária fica no entorno de 37,5 horas semanais, divididas em 3 plantões, o que garante ao profissional 4 dias para realizar outras atividades e aproveitar sua vida no país.

Se dedique ao estudo do inglês

Se você já é um profissional formado e com experiência, com certeza a maior dificuldade para conseguir trabalhar como enfermeira na Inglaterra é o inglês.

Além de permitir que você se comunique com os pacientes e colegas, o domínio da língua é um dos pré-requisitos de caráter eliminatório do processo, sendo indicado que você garanta sua nota no IELTS antes de buscar sua inscrição no NMC. 

Confira algumas dicas que vão facilitar o seu aprendizado e permitir que você atinja seus objetivos rapidamente:

enfermeira-na-inglaterra

Simulado do IELTS

Se você deseja realizar uma análise mais profunda, e, ao mesmo tempo, já se preparar para a prova de proficiência em inglês, realizar simulados, como o simulado gratuito para IELTS, é uma excelente opção. Com o resultado em mãos você vai saber quais áreas precisam de reforço.

Se conecte com a língua

Sua jornada será difícil sem uma conexão com inglês, por isso se coloque em contato com a língua, torne coisas do seu dia-a-dia parte do seu aprendizado.

Uma boa maneira de iniciar essa conexão é mudar a língua do seu celular de português para inglês.

Estude a partir do que você gosta

O processo de aprendizagem não precisa e não deve ser chato. Escolha filmes, séries e músicas que você gosta para melhorar a sua escuta e até mesmo sua leitura a partir das legendas.

Pegue aquela música em inglês que você ama e pesquise a letra dela. Identifique as palavras que você não conhece, compreenda sua pronúncia.

Após algumas horas de estudo você já será capaz de escutá-la e até cantá-la tendo certeza do que ela diz.

Escutar podcasts em inglês, também pode ser uma excelente opção, procure por temas que você gosta e aproveite a funcionalidade de diminuir a velocidade do áudio, para o tornar mais fácil de escutar e entender.

Procure alguém para conversar em inglês

A fala costuma ser a etapa mais desafiadora do processo de aprendizagem de uma nova língua, e muitas vezes realizar uma conversação pode sair caro.

Procure amigos que falam ou também estão aprendendo inglês e proponha uma conversa semanal. Isso vai desenvolver o inglês de ambos.

E aí, pronto para trabalhar como enfermeira na Inglaterra?

Leia também

Como ser enfermeira no Canadá

Como ser enfermeira nos Estados Unidos

 

 

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply

Your email address will not be published.