Artigos

Medicina na Austrália: Como Ser Médico na Austrália?

Pensando em exercer sua profissão fora do Brasil? Saiba tudo sobre como ser médico na Austrália, as possibilidades de validação do diploma, como estudar medicina no país e como está o mercado de trabalho.

A Austrália é um país amplamente buscado por brasileiros, principalmente quando o assunto é intercâmbio, mas se o seu desejo é fixar residência trabalhando como médico, conheça os tópicos principais que você precisa saber para atingir o seu objetivo.

Inglês, o primeiro passo

A língua oficial do país dos cangurus, é o inglês, portanto, a peça fundamental para aplicar a medicina, com certeza é atingir a proficiência. Seja para conseguir uma vaga em uma faculdade, ou iniciar o processo para validar diploma de medicina na Austrália, a proficiência será exigida.

Dentre as provas mais comumente aceitas pelo país, estão o TOEFL e o IELTS. Uma excelente forma de se preparar para um exame de proficiência, é realizar um simulado IELTS gratuito, a partir dele, você terá clareza para focar o seu estudo nas áreas onde possui mais dificuldade.

Estudar medicina na Austrália

Uma das possibilidades para trabalhar como médico na Austrália, é cursar a faculdade no país. Esse método é mais indicado para quem já possui uma cidadania australiana, pois, somente a graduação não te dará o direito de permanência.

Estudar medicina na Austrália é uma excelente opção, por conta das boas faculdades e da garantia de ensino de qualidade. Na lista das 200 melhores universidades do mudo, o país é representado por 7 instituições.

Medicina na Austrália

Para concorrer a uma vaga nas universidades australianas, não basta aplicar ou realizar alguns testes. Os itens obrigatórios, são determinados por cada instituição e devem ser observados, por exemplo, a Universidade de Sidney exige um conhecimento prévio em matemática.

Caso você possua somente um visto de estudante, o caminho para o visto permanente, será se dedicar ao ponto de ganhar destaque, recebendo convites de instituições para continuar os estudos, ou de hospitais para a realização de uma residência. Tenha em mente que o governo da Austrália expedirá seu visto somente se você for um profissional valioso para o país.

Validar diploma médico na Austrália

Ao contrário de países como os Estados Unidos e o Canadá, para ser médico na Austrália, você não deverá passar por uma residência obrigatória, mas isso não quer dizer que a jornada será mais fácil. Antes de passar para as próximas etapas, é fundamental verificar se o seu diploma é aceito para validação na Austrália.

Credenciando seus documentos

De maneira similar ao processo para validar diploma médico na Inglaterra, após se sentir seguro com o inglês, você deverá enviar seus documentos ligados à conclusão do curso para o EPIC, plataforma particular contratada pela Australian Medical Council – AMC que atesta a veracidade dos papéis apresentados.

Enquanto você espera pela regularização dos documentos, já pode avançar para outra etapa obrigatória, criar seu perfil no site da AMC, o órgão será responsável por todas as etapas até a sua licença para ser médico na Austrália sair. Esse registro tem o custo de 500 dólares australianos.

Com estas etapas concluídas, você deverá escolher um dos programas que o país oferece para médicos imigrantes, confira os dois principais:

Standard Pathway

Por primeiro, o caminho mais tradicional. O Standard Pathway é para quem busca um registro geral no conselho de medicina da Austrália. Seus pré-requisitos, além dos já listados acima, são a realização de duas provas. A primeira, é a AMC CAT MCQ, teste de múltipla escolha com 150 questões e 3,5 horas de duração, realizado pelo computador em centros credenciados.

A segunda prova para validar diploma de medicina na Austrália, é o exame clínico. Realizado virtualmente a partir de um ambiente previamente organizado pelo candidato, o exame avalia as competências médicas de forma prática. Segundo a AMC, para obter boa qualificação no exame clínico, o candidato deve apresentar raciocínio clínico e saber interpretar e descrever detalhadamente as técnicas utilizadas.

É prudente levar o custo dos exames em consideração, estudando bastante antes de realizá-los. O AMC CAT MCQ tem o custo de 2.720 dólares australianos, já o exame clínico, custa 3.530 dólares australianos.

Specialist Pathway

Esse formato de aplicação, é para os médicos que já possuem especialidade, e pode ser requerida a partir de três categorias:

  • Reconhecimento de especialista: para especialistas no exterior que querem validar sua área de atuação na Austrália, através de uma avaliação de compatibilidade, sem a necessidade de refazer a residência.
  • Área de necessidade: para especialistas formados no exterior que atuam em uma área onde o país enfrenta falta de profissionais.
  • Treinamento de curto prazo: categoria para especialistas que desejam fazer somente um treinamento avançado na Austrália, sem a pretensão de residir.

Validei meu diploma na Austrália, e agora?

Como você percebeu, passar pelo processo para validar diploma médico na Austrália, não te dá o direito de morar no país. Por mais que você esteja com o registro do conselho médico nacional em mãos, para viver em solo australiano, você deverá ser convidado para uma vaga de trabalho.

Porém, apesar de o processo se iniciar com o convite, é importante que você tenha em mente que a proatividade deve partir da sua parte. Pesquise por instituições que podem ter vagas disponíveis na sua área de atuação. A partir do convite, e do seu aceite, o contratante ficará responsável por gerar um visto temporário para você.

Com isso, você passará por um período de trabalho probatório, caso tudo ocorra bem, depois dessa etapa você conseguirá um registro para ser médico na Austrália sem restrições, podendo atuar em outros lugares, além do hospital que te convidou. Por fim, com o registro sem restrições em mãos, você poderá solicitar um visto permanente para viver definitivamente no país.

Mercado de trabalho médico na Austrália

Apesar dos altos custos que envolvem a realização de provas e deslocamentos, trabalhar como médico na Austrália é uma excelente opção. O mercado de trabalho possui demanda para médicos, principalmente em regiões do interior.

Outra vantagem são os ganhos, aplicar a medicina na Austrália lhe garante um dos maiores salários para a profissão no mundo. Um médico em início de carreira ganha entre 70 e 100 mil dólares australianos por ano. Já o salário de um especialista, vária entre 300 e 600 mil dólares australianos por ano.

E aí, acha que ser médico na Austrália é uma boa opção para você? Lembre-se de se dedicar ao inglês e de ter paciência para passar por todas as fases do processo com maestria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *