Artigos

Como Obter Rapidamente a Proficiência em Inglês?

proficiencia-em-ingles

Escutar, falar, escrever e ler, esses são os pilares da proficiência em inglês, sabendo os dominar você atingirá a fluência, valorizando o seu currículo ou conquistando a tão sonhada vaga em uma faculdade no exterior. Confira algumas dicas de como alcançar esse nível mais rápido!

Por que fazer uma prova de proficiência em inglês?

Você pode se perguntar, o porquê de depois de todo um curso, ou até mesmo já estar se comunicando muito bem, você deve realizar uma prova de proficiência em inglês. O exame vai te permitir atingir objetivos específicos, que podem ser:

  • Passar em uma faculdade no exterior;
  • Dar entrada em um processo imigratório;
  • Conquistar uma vaga de emprego;
  • Realizar um intercâmbio.

Estas provas servem para padronizar o sistema e garantir imparcialidade nos processos, evitando que uma escola de inglês ateste a qualidade de seu ensino apresentando resultados de exames próprios.

Os testes também dão segurança às empresas, instituições de ensino e demais interessados na comprovação da fluência, as principais provas são reconhecidas por sua seriedade e por terem uma correção justa.

Principais provas de proficiência em inglês

Duolingo: Vamos começar falando de uma opção mais prática e barata, o famoso aplicativo de idiomas oferece o seu próprio exame de proficiência.

Podendo ser feito em sua própria casa, a prova é realizada por vídeo e é aceita em algumas instituições de renome como Harvard e Yale, além de universidades em países como Inglaterra, Austrália, Canadá, Alemanha, Irlanda e Japão.

Proficiência em Inglês

O exame ganhou força justamente durante a pandemia e seu custo pode ser um diferencial, por 49 dólares você realiza a prova.

TOEFL: Uma das mais famosas provas de proficiência do mundo, aceita principalmente em instituições dos EUA e do Canadá. O exame é realizado em 4 horas e meia e tem um custo aproximado de 215 dólares. Por isso é importante estar bem preparado no momento de sua realização. Um dos pontos fracos da prova é sua validade de apenas 2 anos.

IELTS: Criado pela Universidade de Cambridge, o IELTS é aceito em 140 países e várias universidades, principalmente as europeias. O exame é aplicado por instituições credenciadas e é dividido em duas modalidades: o IELTS Academic, para quem deseja estudar no exterior, e o IELTS General Training, focado em quem está atrás de oportunidades de estágio e emprego. O custo para o IELTS é similar ao TOEFL, cerca de 840 reais, e o exame não possui validade.

Conheça as suas dores

Você já decidiu pela proficiência em inglês, e quer realizar um exame, porém ainda tem dificuldade no aprendizado. A melhor forma de resolver esse problema é reconhecendo as suas dores, identificando as áreas da língua onde sua dificuldade é maior, ficando mais fácil e rápido atingir a fluência.

Identificando seus pontos fracos a partir aplicativos

Alguns aplicativos, como o Duolingo, que já falamos por aqui, podem ser uma boa forma de identificar rapidamente suas maiores dificuldades. Em poucos dias de uso você poderá analisar métricas e facilmente compreender para onde seu foco deve se direcionar.

Simulado do IELTS

Se você deseja realizar uma análise mais profunda, e, ao mesmo tempo, já se preparar para a prova de proficiência em inglês, realizar simulados, como o simulado gratuito para IELTS, é uma excelente opção. Com o resultado em mãos você vai saber quais áreas precisam de reforço.

Métodos de estudos para atingir a proficiência em Inglês

Após identificar suas maiores dificuldades, está na hora de estudar e praticar, por isso, montamos uma lista com métodos de estudo focados em aprendizagem rápida, o tornando apto para atingir uma grande nota em uma prova de proficiência em inglês, confira:

Se conecte com a língua

Sua jornada será difícil sem uma conexão com inglês, por isso se coloque em contato com a língua, torne coisas do seu dia-a-dia parte do seu aprendizado. Uma boa maneira de iniciar essa conexão é mudar a língua do seu celular de português para inglês.

Estude a partir do que você gosta

O processo de aprendizagem não precisa e não deve ser chato. Escolha filmes, séries e músicas que você gosta para melhorar a sua escuta e até mesmo sua leitura a partir das legendas.

Pegue aquela música em inglês que você ama e pesquise a letra dela. Identifique as palavras que você não conhece, compreenda sua pronúncia. Após algumas horas de estudo você já será capaz de escutá-la e até cantá-la tendo certeza do que ela diz.

Escutar podcasts em inglês, também pode ser uma excelente opção, procure por temas que você gosta e aproveite a funcionalidade de diminuir a velocidade do áudio, para o tornar mais fácil de escutar e entender.

Leia livros em inglês

Uma parte fundamental das provas de proficiência em inglês é a leitura. E nada melhor de estudá-las do que a partir de livros. Procure livros com linguagem mais fácil, como contos infantis, e conforme sua interpretação vai melhorando passe para os mais difíceis.

Outra boa estratégia é ler novamente o seu livro favorito, mas dessa vez em inglês. Você já conhece a história e fará a conexão com as palavras mais rápido.

Utilize cards de memorização

Programas gratuitos, como o Anki, são uma excelente opção para fixar as novas frases ou palavras aprendidas. Você cria cards próprios e conforme treina diariamente o próprio programa vai centrar o seu estudo nas palavras de maior dificuldade

Procure alguém para conversar em inglês

A fala costuma ser a etapa mais desafiadora do processo de aprendizagem de uma nova língua, e muitas vezes realizar uma conversação pode sair caro. Procure amigos que falam ou também estão aprendendo inglês e proponha uma conversa semanal. Isso vai desenvolver o inglês de ambos. Lembre-se, quanto maior o seu contato com a língua mais rápido você vai aprender

Realizar o sonho de estudar fora ou alcançar um cargo tão desejado pode estar a um passo. Estude, aplique as dicas que passamos e não deixe que a prova de proficiência em inglês seja um impedimento para você ocupar o seu espaço no mundo.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *