Artigos

Qual Prova Para Validar Diploma de Medicina Devo Fazer?

Prova Para Validar Diploma de Medicina

Você sonha em aplicar os seus conhecimentos fora do Brasil? Trabalhar em outros países é uma possibilidade cada vez mais visada por médicos de todo o mundo, conheça todos os passos e as provas para validar diploma de medicina nos principais estados da América do Norte.

Como exercer medicina fora do Brasil

Se a sua dúvida é: pode se exercer medicina fora do Brasil, mesmo com um diploma nacional? A resposta é sim. Assim como o contrário também pode ocorrer. No Brasil, possuímos uma prova para validar diploma de medicina, chamada revalida, participam delas brasileiros e estrangeiros que se formaram em outros territórios, mas que querem trabalhar em algum dos estados brasileiros.

A maioria dos países possui um sistema para tal fim também, mas não necessariamente igual ao revalida, cada um com sua particularidade. Nos EUA e no Canadá, você poderá trabalhar efetivamente somente após realizar uma residência hospitalar no país.

O que preciso para realizar as provas

Neste artigo, vamos focar em países onde a língua inglesa é a principal, portanto o primeiro requisito é ela própria. As provas são aplicadas na língua nativa e contar com uma boa nota em um exame de proficiência, como o IELTS, pode ser um diferencial.

O segundo passo, necessário para aplicação em qualquer um dos países é saber se o seu diploma é válido. Para isso, você deve acessar o site do World Directory of Medical Schools (Diretório Internacional de Escolas Médicas) e pesquisar se a faculdade onde você concluiu o seu curso faz parte da lista.

Prova Para Validar Diploma de Medicina

Caso você ainda esteja no processo de procurar uma instituição para iniciar seus estudos na área, de preferência para as que aparecem na lista, caso contrário você não conseguirá realizar uma prova para validar diploma de medicina em outros países.

Principais provas para validar diploma de medicina

Tendo os principais requisitos cumpridos, é hora de aplicar para as provas, confira como elas acontecem:

Estados Unidos

Se você optou por tentar ocupar uma vaga de médico nos EUA, saiba que o processo é considerado um dos mais difíceis, além de demandar tempo e dinheiro, a taxa de desistência do programa americano para validação de médicos estrangeiros fica no entorno de 70%.

Para iniciar o seu processo, você deve enviar todos os seus documentos pessoais e ligados a conclusão do curso para a ECFMG – Educational Commission for Foreign Medical Graduates. Essa repartição vai analisar os seus dados e autenticar suas credenciais como graduado em medicina.

Com o sinal verde da ECFMG, você passará para a fase dos steps, que são propriamente as provas para validar diploma de medicina. Essas provas são aplicadas pela USMLE – United States Medical Licensing Examination, todos os médicos interessados em trabalhar nos EUA devem passar por esses testes, divididos em três.

Step 1

A primeira prova avalia se você pode aplicar conceitos básicos da ciência geral na área médica, ela irá analisar também sua base teórica, necessária para provar seu interesse contínuo nos estudos da medicina.

O exame é realizado de forma online em um centro credenciado – o Brasil possui alguns centros nas principais capitais – e tem duração de 8 horas, divididos em 7 blocos de 60 minutos mais intervalos. Cada bloco possui cerca de 40 questões.

Step 2 CK

Com a aprovação no primeiro teste, você passará para a segunda prova para validar diploma de medicina nos EUA, essa etapa avalia sua capacidade de aplicar os conhecimentos médicos. Sua duração é de 9 horas, sendo 8 blocos de 60 minutos somados aos intervalos, e cada bloco também contará com um número aproximado de 40 questões. Sua realização também deve ser feita em algum centro credenciado.

Step 3

A terceira etapa deve ser realizada nos Estados Unidos e é dividida em dois dias, no primeiro você passará por mais uma prova dividida em 6 blocos e com 7 horas de duração. O segundo dia é marcado pela prova prática, você terá de passar por 13 simulações de consultas de 10 a 20 minutos de duração.

Tendo realizado e passado em todas essas etapas, você estará apto a aplicar para um programa de residência médica nos EUA, e após o programa poderá exercer a medicina no país.

Canadá

Se o seu desejo é trabalhar como médico no Canadá, a primeira etapa é enviar os seus documentos para o Physicians apply, depois você poderá solicitar a realização da primeira prova para validar diploma de medicina, chamada de MCCQE1.

A prova pode ser realizada em centros credenciados de mais de 80 países, e o Brasil é um deles. Sua duração é de um dia, durante a manhã você terá 4 horas para responder 210 questões de múltipla escolha, e durante a tarde mais 3 horas para responder 38 questões que envolvem tomadas de decisões clínicas.

Esta prova avalia se os seus conhecimentos são condizentes a um aluno canadense que acabou de sair da faculdade, depois dela você deve aplicar para outro exame chamado de NAC – National Assessment Collaboration, sendo realizado por todos os futuros médicos, independente da nacionalidade.

O NAC é uma prova prática onde é avaliado seu comportamento em diferentes situações da área médica, por conta disso, só pode ser realizado no Canadá. Com a sua aprovação nos dois exames, você estará livre para escolher um programa de residência no país, e após ele exercer sua profissão.

Leve o seu inglês a sério

Como já falamos, para conseguir trabalhar como médico nos dois países, não basta se inscrever nas provas para validar diploma de medicina, o seu inglês deve ser muito bom também. Uma excelente forma de descobrir em qual nível você está com a língua, é realizando um simulado IELTS gratuito, a partir dele a percepção dos pontos a serem melhorados e que merecem um reforço nos estudos ficam mais claros.

Você está pronto para exercer a medicina fora do Brasil?

O processo pode ser longo, demandar tempo e dinheiro, mas com certeza será muito bem recompensado depois de sua aprovação, mantenha o foco nos estudos e acredite que você pode chegar lá.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *