Artigos

Residência Médica no Canadá: Como Validar Diploma?

residencia-medica-no-canada

Você está buscando oportunidades para atuar como médico fora do Brasil? Que tal trabalhar em um país com tradição em receber imigrantes das mais diversas áreas? Conheça todas as formas de exercer a profissão no país e como validar diploma médico no Canadá.

Primeiro passo: afie o seu inglês

Se você pretende trabalhar e morar na América do Norte, é primordial atingir uma boa fluência com o idioma antes de validar diploma médico no Canadá, em algumas das etapas citadas, um certificado de proficiência em inglês será exigido.

Exames como o TOEFL e o IELTS são os mais aceitos. Caso você ainda esteja se preparando e não saiba por onde iniciar os seus estudos na língua inglesa, faça um simulado IELTS gratuito, descubra qual o seu nível de conhecimento para prestar o exame e tenha mais clareza nos seus estudos ao identificar as etapas onde você tem mais dificuldade.

Verifique se o seu diploma é aceito pelo WDOMS

Para aplicar em qualquer programa que te permita trabalhar como médico no Canadá, você precisará primeiro verificar se a instituição de ensino onde você concluiu o curso de medicina é validada pelo WDOMS – World Directory of Medical Schools, basta entrar no site do órgão e fazer a busca.

Escolha o caminho que melhor se encaixa com os seus planos

Existem 4 opções para trabalhar como médico no país da folha do bordo, e nem todos envolvem validar diploma médico no Canadá. O primeiro é imigrar e estudar em território canadense, para isso é necessário um visto permanente e ter em mente os custos de vida, além dos custos com a universidade.

Confira as outras três formas de trabalhar como médico no Canadá:

Residência Médica no Canadá – Revalidar Diploma

Se você acabou de se formar, ou já exerce a profissão no Brasil, pode optar pelo caminho mais visado por profissionais de todo o mundo, a revalidação do diploma, mas saiba que para trabalhar não basta passar nas provas, você também terá de realizar uma residência médica no Canadá.

Residência Médica no Canadá

Sabendo que o seu diploma é válido, você deve enviar todos os seus documentos pessoais e ligados à conclusão do curso para o Physician apply, empresa contratada pelo MCC – Medical Council of Canada para cuidar do processo de verificação de seus dados e inscrição nos exames.

MCCQE1

Com os dados verificados e validados, você poderá aplicar para a MCCQE1, a prova para validar diploma médico no Canadá. O teste é realizado em formato online em centros credenciados espalhados por mais de 80 países, incluindo o Brasil, e é ofertado cinco vezes durante o ano.

É importante que você esteja preparado para realizar a prova, tendo em vista seu alto custo, a taxa de inscrição para o MCCQE1 em 2021 é de 1.330 dólares canadenses. O tempo de duração do exame é de 7:30 horas, divididos entre manhã e tarde, portanto, lembre-se de que um dia inteiro deve ser reservado para sua realização.

Segundo a MCC a primeira prova para validar diploma médico no Canadá, é um exame que avalia o conhecimento crítico do candidato e sua capacidade de tomada de decisões clínicas em um nível similar ao esperado de um aluno que está terminando um curso de medicina no Canadá.

Com sua aprovação do MCCQE1, seu diploma de medicina estará validado no Canadá, mas isso não significa que você poderá trabalhar no país, confira os próximos passos.

NAC

Após validar o seu diploma, outra prova terá de ser realizada, o NAC – National Assessment Collaboration, esse exame garante sua elegibilidade para uma residência médica no Canadá e é aplicado para todos os pretendentes, inclusive os formados no Canadá.

A prova, pode ser realizada em qualquer lugar que tenha uma boa conexão com a internet e seja silencioso, seu custo é de 2.945 dólares canadenses.

Match day

Passou nas duas provas? Chegou a hora da residência médica no Canadá, como já dissemos, você não pode atuar como médico no país sem uma residência realizada em território canadense.

Para conseguir uma vaga, você deve se inscrever no CaRMS – Canadian Resident Matching Service, instituição responsável pelo Match Day, que liga os candidatos e suas aptidões às vagas disponíveis nos hospitais. Um dado importante, é que a maioria das vagas são ofertadas para quem terminou o curso no Canadá, por tanto as vagas mais ofertadas para imigrantes são as menos concorridas, como médico da família.

MCCQE2

Após validar seu diploma médico no Canadá, e realizar a residência, você, assim como todos os outros médicos, deverá se inscrever na prova MCCQE2, última etapa para quem deseja obter a licença do conselho médico do Canadá, ficando livre para atuar em hospitais ou em uma clínica particular.

Refazer os últimos dois anos da faculdade no Canadá

A terceira forma de atuar como médico no país, te livra do processo de validar diploma médico no Canadá. Algumas universidades oferecem uma oportunidade para médicos imigrantes refazer os dois últimos anos do curso de medicina.

Para se adequar a oportunidade, você já deve ter se formado no Brasil e não ter realizado nenhuma residência ou pós-graduação. A maior vantagem é contar com um diploma canadense, tendo mais oportunidades de crescer na área, e escolher uma boa vaga no Match Day.

As desvantagens são o custo de uma faculdade no país e a necessidade de aplicar para o processo já com um visto permanente.

Participar de um Fellowship

A quarta oportunidade para atuar como médico no Canadá, é participar de um fellowship, que nada mais é do que uma especialização. Os programas de fellowship têm a vantagem de serem remunerados e de não exigirem visto permanente. Outro bom ponto é a não necessidade de validar diploma médico no Canadá e nem precisar de uma residência para participar.

Durante o fellowship você poderá trabalhar somente no hospital que está estudando. Após o fim do programa, com duração máxima de 2 anos, você poderá ficar no Canadá somente se algum hospital te convidar para uma vaga (o que não é comum), e ainda sim, você não poderá exercer a profissão fora dele.

O processo é longo, mas não impossível

Fácil não uma palavra que descreve o processo para validar diploma médico no Canadá, ou acessar boas colocações no país através de outros programas. Mas se você possui a determinação necessária e a disponibilidade de tempo e dinheiro para se preparar, se dedique ao máximo, a recompensa com certeza valerá a pena.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *