Dúvidas sobre o IELTS

23 razões para você fazer o IELTS no computador

Aumento no número de candidatos a prova

Com o aumento da insatisfação no país movida em grande parcialidade pelo travamento econômico que a incerteza em volta da reforma da previdência tem provocado, milhares de brasileiros que querem realizar o sonho de trocar de país por uma nação mais pacífica, organizada, aonde as coisas funcionem. O número de candidatos a prova do IELTS aumenta todos os dias.

Justamente pensando em melhorar a experiência dos candidatos e conseguir atender toda essa demanda recorrente de inscritos que o IELTS lançou a versão do exame pelo computador.

Essa modalidade garante que mais candidatos tenham a oportunidade de fazer a prova, considerando que a versão online é muito mais prática, agilizando assim o processo de aplicação da mesma.

Além do mais, o IELTS pelo computador não conta com uma série de pré-requisitos que são exigidos na versão impressa, especialmente com o transporte e armazenamento das provas.

Paper Version or Computer Version?

Não é pequeno o montante de pessoas que já prestaram a prova no paper version por mais de uma vez e não conseguiram obter a nota mínima necessária para imigração, sempre quando estes chegam ao nosso escritório a primeira pergunta que fazemos é: Você já tentou a versão no computador? Saiba que ela já se encontra disponível no Brasil em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Minas Gerais, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.

Em entrevista à Revista Exame, Adriana Colossio (diretora de testes de proficiência da British Council aqui no país) relatou que a expectativa para o ano de 2019 é que se tenha um total de 10 capitais brasileiras que realizem o IELTS pelo computador.

Ainda nesse cenário, capitais como Rio de Janeiro e São Paulo podem contar no futuro com mais locais de aplicação do exame IELTS online, devido a demanda de candidatos.

Por enquanto o pessoal que mora em outras capitais como Salvador precisa se deslocar até outro estado para fazer o teste.

Na maioria dos casos sou pego com um previsível não e este foi um dos motivos que me levaram a escrever este post sobre as 16 razões pelas quais você deveria considerar fazer o IELTS no Computador.

Então aqui vão as razões:

Razão 1

O teste feito no computador é feito geralmente em centro aplicadores que são bem menores do que os centros aplicadores tradicionais pelo qual você está acostumado, então costuma-se ter um melhor atendimento e uma melhor infraestrutura já que não temos uma multidão de pessoas fazendo o teste.

Razão 2

A velocidade com que a prova é corrigida é imensamente maior, ao invés de esperar por 15 dias para o resultado do teste, que tal esperar apenas 5 dias. Sabemos que muitas vezes, para aqueles que estão lutando contra o fator idade no caso da Austrália isso é crucial. Para quem não sabe se perde 10 pontos na imigração Australiana ao completar 40 anos.

Razão 3

A parte do writing é feita no computador, o que evita que fosse profissional de TI, engenheiro, arquiteto ou profissional que se encontra qualificado para imigração Canadense/Australiana e sempre teve a letra horrível (um verdadeiro garrancho) não precise mais se preocupar. Agora na nova versão o computador conta as palavras, ou seja, acabou o castigo de ficar contando palavras e se perder. Com isso sobra mais tempo para se dedicar a qualidade do conteúdo e não a burocracia.

Razão 4

A parte do listening é feita com fones de ouvido, diferente da versão tradicional onde você faz em uma sala e tem que ficar implorando para Deus para cair em um lugar perto da caixa de som. Realmente poder ouvir com os fones de ouvido turbina o seu listening. Esta razão por si só já valeria a pena fazer a mudança.

Razão 5

A parte do reading no computador facilita muito pois é permitido que você copie e cole palavras ao invés de ter de digitar quando precisar completar algo

Razão 6

Para aqueles que estavam considerando fazer o PTE Academic por causa do tempo de correção ser menor, agora vale a pena reconsiderar o IELTS no computador, pois em comparação ao PTE o número de exercícios é bem menor e a prova possui um equilíbrio maior.

Razão 7

A versão no computador está disponível tanto para o IELTS General quando para o Academic, então desde aqueles que estão prestando a prova para ingressar em uma universidade com para quem está tentando o Express Entry ele funciona.

Razão 8

Como a versão agora é digital, isso permite com que você escreva suas redações no computador quando estiver praticando para prova. Isso costuma ser melhor pois permite ao professor corrigir o seu documento colocando observações, sublinhando, usando diferentes cores o que torna o aprendizado mais visual e fácil.

Razão 9

Agora a prova tem uma disponibilidade absurdamente maior do que no método tradicional. Antigamente contávamos com 1 ou 2 testes ao mês e agora temos o teste 2 ou 3 vezes por semana em São Paulo. Em conclusão, você pode fazer o teste 10 vezes no mês se precisar.

Razão 10

Como alguns dos locais que ministram a prova do ielts no computador são centros novos, os examinadores são diferentes também. Então se por alguma razão você já fez o teste e não teve muita sorte com alguém tem a chance de mudar.

Razão 11

Você consegue fazer anotações no próprio texto como se estivesse usando o word ou qualquer outro processador de textos com essa funcionalidade.

Razão 12

Você já marca as respostas na hora, finalmente nos livramos da folha de respostas chatas que fazia com que você corresse o risco de se enganar na correria e passar tudo errado.

Razão 13

Agora você conta com um timer, para controlar o tempo em sessões específicas. Chega de ficar olhando no relógio igual a um doido e perder tempo.

Razão 14

É muito mais fácil apagar o que errou quando se está escrevendo no computador, do que pegar a borracha e apagar algo escrito a mão.

Razão 15

Agora você conta com um botão de ajuda com instruções claras e ilustradas para lhe ajudar

Razão 16

Se ainda está na dúvida entre o PTE e o IELTS no computador, o segundo conta com uma imensidão de materiais disponíveis enquanto o primeiro é mais restrito devido a ser um teste muito novo.

Razão 17

A versão online do exame IETLS possibilita um maior desempenho dos estudantes, especialmente os que sofrem com tensões como ansiedade, nervosismo e timidez.

Por isso, como o teste é aplicado de forma mais intimista (até 8 pessoas por vez), consequentemente diminui algumas barreiras que acabam atrapalhando o bom desenvolvimento do candidato no uso do idioma.

Razão 18

Sobrou tempo e quer revisar alguma questão? Ficou em dúvida na resposta marcada e deseja alterar?

Isso tudo é possível na versão do IELTS computer-delivered, visto que é possível checar e até mesmo remarcar as respostas assinaladas na prova online, desde que o tempo da secção não tenha se esgotado.

Razão 19

Na secção de writing não é preciso se preocupar com o número de palavras escritas, pois o editor do writing possui um contador automático de caracteres, ou seja, uma ferramenta essencial.

Assim, o candidato diminui a ansiedade e consegue se concentrar 100%, sem aquela aflição de ter escrito menos palavras que o requerido ou até mesmo perder seu precioso e escasso tempo contando o número de palavras durante a prova, que é o caso comum da versão tradicional.

Razão 20

Na habilidade que testa o Reading do estudante, a versão do IELTS pelo computador melhora e muito a vida, pois tanto o texto quanto as questões da prova ficam visíveis lado a lado.

Tal estratégia adotada é muito produtiva para os candidatos, o que acaba por facilitar e agilizar a escolha da resposta a assinalar.

Razão 21

Estamos falando de uma das provas de proficiência mais modernas do mercado, visto que há diversos tipos de respostas nas sessões de listening e reading.

Além do mais, o teste online permite que o candidato arraste a resposta escolhida até o local correto da questão.

Razão 22

Não é impressão atoa, saiba que a grande maioria dos candidatos que prestaram a prova IELTS pelo computador relatam que a mesma é muito menos cansativa que a versão no papel.

Isso acontece justamente por ser uma modalidade mais prática e acessível, já que a maioria das pessoas está habitualmente acostumada com o computador em seu dia-a-dia.

Razão 23

O IELTS computer-delivered permite a otimização do tempo, considerando que as respostas são marcadas, pontuadas ou assinaladas diretamente na prova, em tempo real, diferentemente do que acontece na versão tradicional.

Isso fica bem notório na secção de listening, onde não há a necessidade de marcar no papel a resposta condizente ao áudio escutado.

Além do mais, na versão pelo computador é dado ao estudante 5 minutos bônus ao final para que se revise o que foi assinalado em cada sessão da prova.

Por todas essas 23 razões então que afirmamos para você que o exame IELTS pelo computador é uma tendência promissora aqui no Brasil, devendo ocupar cada vez mais espaço no mercado.

E, além de tudo o que foi mencionado saiba que a aceitação foi muito positiva dentre os candidatos, onde a maioria afirma ser uma experiência mais fluida e prática.

Todos esses fatores acabam afetando diretamente os resultados na hora da prova, onde espera-se que na versão online se tenha cada vez mais uma maior qualidade e experiência para atender os candidatos!

Agora quem é de Curitiba basta digitar IELTS Curitiba Computer Based Test, agendar o teste e pronto.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *