Artigos

Como ser dentista no Reino Unido?

dentista-reino-unido-uk

Tempo de Leitura  6 min

Se você deseja se transferir para a Inglaterra e trabalhar na mesma área que no Brasil, oferecemos informações cruciais sobre como validar certificados brasileiros.

Suas qualificações brasileiras não serão aceitas imediatamente no Reino Unido, portanto, você precisará seguir os processos do país para autenticar seu diploma.

Enfim, acompanhe as próximas linhas para saber como ser dentista no Reino Unido.

Boa leitura!

Encontre o equivalente do Reino Unido de suas qualificações brasileiras

A UK NARIC (Centro Nacional de Informação sobre Reconhecimento Acadêmico) é uma agência nacional ligada ao governo britânico que avalia as qualificações obtidas em universidades fora do Reino Unido e determina a equivalência para que os estrangeiros possam determinar qual qualificação britânica corresponde à sua formação acadêmica.

O serviço não é gratuito. Custa algo em torno de £ 72 para quem mora na Europa e £ 69 para quem está fora da Europa. O “UK NARIC Statement of Comparability”, um documento oficial do NARIC que certifica sua qualificação estrangeira e informa seu equivalente no Reino Unido, está incluído no serviço.

Se você tiver várias qualificações, elas serão compiladas em um único documento.

Este papel pode ajudar os estrangeiros que desejam estudar em uma instituição britânica e/ou escrever um bom CV para usar aqui, bem como servir de documento de apoio para pedidos de visto Tier 1 e Tier 2.

Usando a mesma lógica, este documento pode ajudar faculdades e empresas a tomar decisões mais informadas sobre as qualificações de um candidato.

Você também pode obter um certificado para cada uma de suas qualificações (o “Certificado de Comparabilidade UK NARIC”), se desejar.

Cada certificado custa algo em torno de £ 24 (£ 20 se você não estiver na Europa).

Como fazer a solicitação do UK NARIC?

Este link irá levá-lo a um formulário da UK NARIC onde você pode enviar sua solicitação.

Além disso, você deve fornecer seus diplomas e históricos escolares digitalizados, bem como suas traduções juramentadas, após preencher o formulário de inscrição.

Você também deve redigir uma carta em inglês contendo todas as suas informações pessoais e informando a base de sua solicitação. E, claro, pagar a conta.

Eles solicitam 15 dias úteis para processar sua solicitação e entregar a Declaração de Comparabilidade NARIC do Reino Unido.

Comprove sua fluência em inglês

Para ser um dentista no Reino Unido é preciso comprovar sua fluência em inglês, para isso é existe uma prova que avalia o nível de inglês, essa prova é a IELTS (International English Language Testing System).

As notas desta prova variam entre 0 a 9, sendo que a nota necessária para passar nessa prova é 6.5.

Órgão responsável pelos dentistas do Reino Unido

Se não precisar da ajuda do UK NARIC porque já sabe qual é o equivalente ao seu curso superior, pode contactar a sua associação profissional. O HCPC – Health and Care Professions Council.

O Health and Care Professions Council (HCPC) é um regulador estatutário no Reino Unido que supervisiona aproximadamente 280.000 trabalhadores em 15 diferentes profissões de saúde e assistência.

O principal objetivo do Conselho, segundo relatos, é proteger o público.

Ele faz isso criando e mantendo requisitos de competência e comportamento para as profissões que governa.

Suas principais responsabilidades incluem a aprovação de programas de educação e treinamento que os profissionais de saúde e assistência devem concluir antes de se registrar no HCPC, bem como manter e publicar um registro de prestadores de cuidados de saúde que atendam a requisitos profissionais e padrões de prática predeterminados.

Além disso, antes de trabalhar como dentista no Reino Unido, os indivíduos não europeus que se formaram na faculdade de medicina fora do Reino Unido terão que passar no PLAB (Professional and Linguistics Assessment Boards).

Você pode descobrir as orientações precisas para identificar suas qualificações e trabalhar legalmente sua profissão no Reino Unido no site do GMC (General Medical Council, of British General Council of Medicine).

dentista-reino-unido-uk

Prepare a papelada com cuidado

Coloque em prática todas as instruções do site da instituição de ensino do campo de trabalho de um dentista e organize bem os documentos solicitados.

Sua inscrição será rejeitada caso não conste um dos documentos solicitados e você terá que quitar mais uma vez as taxas.

Será necessário traduzir seus documentos de português para inglês. Descubra se os documentos exigirão os serviços de um “tradutor certificado”, o equivalente brasileiro de um tradutor juramentado.

A lista dos tradutores juramentados consta na Junta Comercial de todos os estados brasileiros ou no site do Sindicato dos Tradutores.

Aliás, não economize nessa parte usando o Google Tradutor, em vez disso, contrate um tradutor profissional!

Você pode imaginar quanto tempo e esforço você gastaria se seus documentos fossem mal traduzidos?

Além disso, tornar válido o seu diploma brasileiro de dentista no Reino Unido leva tempo e esforço, e os preços talvez sejam caros, no entanto, é um investimento no seu futuro como dentista no Reino Unido que estamos falando, por isso você deve evitar erros.

Enfim, como os profissionais brasileiros são reconhecidos na Europa por sua expertise e empenho, logo, faz total sentido focar seus investimentos na validação de diploma brasileiro de dentista e no exercício da profissão conforme a lei do Reino Unido.

Vale a pena ser dentista no Reino Unido?

Muito depende de suas preferências pessoais, da localização e do que você deseja fazer lá.

Viver no Brasil não é o mesmo que viver na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte. Cada país tem sua própria personalidade distinta, e é importante lembrar o que você pode descobrir em cada um.

Independentemente de onde você vá, é crucial entender que viver no exterior é um desafio, e deixar sua família e amigos para trás para começar uma nova vida em um país onde você não conhece ninguém será difícil, mesmo que você tenha um salário quatro vezes maior, maior do que você encontraria no Brasil.

A cultura deste novo país será distinta.

Haverá uma diferença na redação. Tudo neste novo país será diferente, incluindo a culinária, o fuso horário e a conduta das pessoas

Por fim, se essa leitura sobre “como ser dentista no Reino Unido?” tiver sido proveitosa, continue conosco para acompanhar as próximas postagens por aqui.

Leia também

Como ser Dentista nos Estados Unidos

Como ser Dentista na Espanha

Como ser Dentista no Canadá

 

 

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.