Artigos

Como melhorar o seu vocabulário para o PTE Academic

vocabulario-pte

Você vai realizar o PTE Academic e quer atingir uma nota mais do que suficiente para os seus objetivos?

Descubra técnicas eficientes de aprendizado de vocabulário para o PTE Academic.

Boa leitura!

Importância de expandir o seu vocabulário para realizar o PTE Academic

Em todos os âmbitos avaliados pelo PTE Academic – fala, escrita, escuta e leitura – o domínio do vocabulário é um dos quesitos principais para que a sua nota seja melhor.

Afinal, quanto mais palavras você souber interpretar e utilizar em inglês melhor será o seu entendimento sobre as questões da prova e melhor você responderá a essas perguntas.

Além disso, por ser uma prova focada em quem tem pretensões acadêmicas, nesse formato do PTE, o linguajar utilizado em algumas questões pode incluir também termos do meio acadêmico, fazendo necessário que o estudante se prepare para isso.

Melhorando o vocabulário para o PTE Academic

Estude a Academic Collocation list

Colocações são pares de palavras que quando juntas formam uma expressão, técnica amplamente utilizada na língua inglesa.

Para estudar não a partir de palavras isoladas, mas sim de expressões que podem estar na prova, é fundamental entrar em contato com a Academic Collocation List, uma lista de colocações elaborada pela Pearson, organizadora do exame.

Saber utilizar expressões é uma das partes fundamentais do caminho para a proficiência em inglês. A lista da Pearson contém 2.469 expressões utilizadas com frequência e fundamentais para o inglês acadêmico escrito. 

A Academic Collocation List é disponibilizada de maneira gratuita, sendo ideal para você expandir o seu vocabulário a partir de um material oficial elaborado pela organizadora do exame. 

Passe um tempo lendo e ouvindo o inglês diariamente

Separe um tempo do seu dia para ler livros e materiais em inglês, assim como escutar audiobooks ou similares.

A partir desse exercício, você encontrará diversas palavras novas e com o passar do tempo começará a fazer a junção do significado dos termos e entender a mensagem que está sendo passada.

A leitura de materiais específicos permite também que você desenvolva em determinados aspectos. Por exemplo, se você estudar materiais acadêmicos em inglês diariamente, com o tempo o seu entendimento sobre esse tipo de conteúdo será superior, permitindo que você o aborde com maior propriedade.

Lembre-se também de procurar por livros de temas que você goste, para intercalar com materiais mais específicos e de maior dificuldade de compreensão, evitando que o seu estudo se torne desgastante.

Pesquise por palavras

Você também pode expandir seu vocabulário da maneira mais clássica, pesquisando por palavras. Pegue um dicionário, tanto físico quanto online, e procure o significado de palavras de seu interesse em inglês.

Após adquirir certa experiência você poderá abandonar o dicionário bilíngue e migrar para um dicionário apenas em inglês.

Utilize cards de memorização para fixar as palavras aprendidas

Para expandir o seu vocabulário não basta pesquisar e descobrir o significado de novas palavras, dessa forma você apenas a aprenderia momentaneamente, cultivando uma dificuldade de guardá-las em sua mente para o uso propício.

Uma excelente maneira de garantir que isso não aconteça é através dos cards de memorização.

Diversas plataformas oferecem esse formato de auxílio para o aprendizado, uma delas é o Anki.

Nesse aplicativo gratuito, você poderá cadastrar cada palavra nova em uma carta, colocando em seu verso o seu significado.

Dessa forma, com poucos minutos por dia você estudará cada palavra aprendida de uma maneira que facilite a memorização. Primeiro a palavra aparece na tela e você poderá pensar em qual é o seu significado.

Quando se sentir preparado, você indicará que quer conferir o verso da carta, que contém as respostas, a partir dela você indicará se lembrou do significado das palavras com facilidade ou não.

As palavras que você não se lembrou ou teve dificuldade serão mostradas mais vezes em suas próximas rodadas de estudo, assim como as palavras que você apresenta menos dificuldade aparecerão com menos frequência.

Procure por sinônimos e antônimos

Outra excelente forma de expandir o seu vocabulário é através da pesquisa de sinônimos e antônimos das palavras que você já domina.

Sinônimos são aquelas palavras que possuem o mesmo significado, que podem ser utilizadas para se referirem a mesma coisa.

Já os antônimos são palavras que têm significado totalmente contrário.

Conhecer esses dois grupos de palavras relacionadas fará com que o seu vocabulário seja mais rico, evitando que você repita palavras principalmente na redação do PTE Academic.

Aprenda também a pronúncia e onde a palavra pode ser utilizada

Além de saber o seu significado, os sinônimos e os antônimos das palavras, aprenda também qual é a pronúncia correta e onde a palavra pode ser utilizada.

Por mais que algumas palavras possuam um significado claro, seu uso pode ser considerado estranho em algumas situações, fazendo com que ela tenha outra conotação e de abertura para interpretações errôneas.

Já o aprendizado da pronúncia correta de cada palavra fará com que o seu desempenho no exame oral seja melhor.

Com as tecnologias disponíveis você pode verificar facilmente a pronúncia de uma palavra através de uma pesquisa no Google.

vocabulario-pte

Converse com pessoas em inglês sobre diferentes assuntos

Se possível, mantenha contato com pessoas que também estão interessadas no aprendizado do inglês, principalmente se os seus estudos estiverem focados na realização de um exame de proficiência.

Participe de rodas de conversas e incite discussões em inglês sobre temas variados, a partir disso você começará a entrar em contato com o vocabulário de outras pessoas, que poderão acabar esquecendo o seu. 

Ouça música, assista filmes e escute podcasts

Não se esqueça de estudar a partir de seus temas favoritos.

Analisar suas músicas favoritas em inglês, assistir aquele filme que você adora – pausando para anotar cada nova expressão – e escutar podcasts que abordem temas do seu interesse também são excelentes maneiras de expandir o seu vocabulário.

E aí, pronto para expandir o seu vocabulário a partir dessas dicas e atingir um excelente desempenho no PTE Academic?

Outros Artigos sobre o PTE Academic

Melhores livros para estudar para o PTE 

Mudanças no PTE Academic

7 grandes mitos no PTE Academic

Faça o Read Aloud como o Mickey Mouse

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.