Artigos

Como trabalhar com TI na Austrália?

profisisonal de ti

Você possui formação na área de tecnologia da informação, mas está se sentindo DESVALORIZADO no Brasil?

Ou até mesmo consegue encontrar boas oportunidades, mas as vagas são muito concorridas?

Na Austrália, além da excelente qualidade de vida, os PROFISSIONAIS de TI são cada vez mais requisitados, as ofertas de empregos são fartas para programadores, analistas de sistemas e outras ocupações. Aliado a isso, estão os altos salários pagos pelas empresas que precisam desse tipo de profissional.

Se você pensa que mudar de país pode ser um bom plano para você, confira como você pode ser TI na Austrália, quais habilidades são buscadas, para qual visto você deve aplicar e como encontrar uma vaga de emprego.

Boa leitura!

Quais as profissões que a Austrália está buscando na área de TI?

A Austrália é um país de grande proporção, porém sua população é reduzida em número, logo, em profissionais qualificados também. O rápido crescimento do país fez com que o governo procurasse alternativas para atrair mão de obra.

Diversas profissões são buscadas pelo governo australiano e os profissionais de TI, fazem parte dessa lista. A validação da habilidade desses profissionais e o gerenciamento da lista de postos necessários na área é feita pela Australian Computer Society – ACS.

A ACS funciona como um conselho que defende os trabalhadores da tecnologia da informação perante o governo, atualmente os postos de trabalho elencados pela ACS e que são elegíveis para imigração e moradia fixa no país, são:

  • ICT business analyst – Analista de negócios de TI;
  • systems analyst – Analista de sistemas;
  • analyst programmer – Analista programador;
  • developer programmer – Programador desenvolvedor;
  • software engineer – Engenheiro de software;
  • ICT security specialist – Especialista em segurança de TI;
  • Computer network and systems engineer – Rede de computadores e engenheiro de sistemas.

Mercado de trabalho na Austrália

Se você identificou a sua profissão na lista acima, significa que você possui boas chances de trabalhar com TI na Austrália. O processo pode levar algum tempo, exige o pagamento de algumas taxas e dedicação.

Porém, para te manter animado, vamos falar um pouco sobre as oportunidades de emprego e os salários pagos no país.

As oportunidades são ofertadas principalmente nos grandes centros, como Sidney e Melbourne, por conta da concentração de empresas de tecnologia e startups.

Empresas antigas também estão buscando automatizar os seus sistemas, o que aumenta a demanda.

Como você já viu, o país não forma profissionais de TI suficientes para dar conta de todos os postos que são abertos diariamente.

A boa relação que o território possui com imigrantes, facilita um processo que em outros países seria complicado, as empresas não se importam e preferem contratar estrangeiros.

A motivação de alguém que está chegando no país muitas vezes é maior que a de um profissional local.

Sobre os salários, realizando uma rápida pesquisa no maior site de empregos do país, o Seek, vemos que as vagas para analista de sistemas, por exemplo, pagam em média 100 dólares australianos por hora.

Se você trabalhar 6 horas por dia, 5 dias na semana, terá uma renda mensal de cerca de 12 mil dólares australianos. Em nível de comparação, o custo básico para se viver na Austrália é de 25 mil dólares, valor que você atingiria em cerca de 2 meses de trabalho.

profisisonal de ti

Programa de imigração para residência fixa

Agora que você já sabe o quão vantajoso ser TI na Austrália pode ser, é importante saber como funciona o processo de imigração.

O programa mais indicado para estrangeiros que buscam moradia fixa por conta de suas qualificações de trabalho é o Skilled Visa. Esse programa dá direito ao trabalhador de trazer a sua família com sigo para morar no país também.

O primeiro passo para ser elegível ao Skilled Visa é apresentar uma manifestação de interesse ao governo australiano, após o aceite, que costuma ser fácil se você realmente é um profissional qualificado, os seguintes itens deverão ser apresentados:

  • Nota de um exame de proficiência;
  • Diploma universitário;
  • Comprovação de reconhecimento profissional;
  • Dados sobre sua experiência de trabalho, projetos de trabalho e cartas de recomendação;
  • Comprovação de validação de habilidades.

Todos esses itens culminaram em uma nota dada pelo governo australiano, que considera sua qualidade como profissional. A entrada no país é feita somente após o convite do governo, quanto melhor sua nota mais rápido esse convite será feito.

Como validar as suas habilidades para imigrar

No tópico acima falamos dos itens obrigatórios para você migrar e trabalhar como TI na Austrália, um deles é a necessidade de validação das suas habilidades.

Essa validação é feita pelo já citado ACS, os testes são feitos de forma online e visam atestar que os seus conhecimentos são condizentes ao esperado de um profissional de TI que se forma na Austrália.

Encontrando empregos

A maneira mais fácil de garantir sucesso no seu processo de mudança para ser TI na Austrália é encontrando vagas compatíveis com as suas habilidades já aqui no Brasil.

Para isso, você pode pesquisar em dois sites onde muitas empresas do país colocam suas vagas: Careerone e Seek. O ideal é aplicar para diversas vagas e conforme for obtendo respostas escolher as melhores.

Dessa forma, quando você receber sua aprovação do governo para se mudar definitivamente para a Austrália você já estará com algumas entrevistas presenciais agendadas e provavelmente conseguirá sua vaga logo na primeira semana no país.

Não se esqueça do mais importante: o inglês

O inglês permeia todo o processo de quem quer trabalhar como TI na Austrália. Mesmo com todas as habilidades técnicas que a profissão exige, é o inglês que vai representar a diferença.

Sem uma boa nota em um exame de proficiência, como o IELTS, você não conseguirá ter o seu pedido de visto considerado. Outra questão é que todo o processo de contratação das empresas é realizado em inglês.

Para a aplicação de vagas e até mesmo entrevistas online realizadas ainda no Brasil, as suas habilidades com a língua deverão estar afiadas.

Uma excelente maneira de garantir que a fluência no idioma não vai ser um problema para a sua mudança de país e obtenção de sucesso profissional, é realizar um simulado IELTS gratuito. Através dele você descobrirá quais são os seus pontos fracos com a língua e realizará um estudo focado, possibilitando um avanço rápido e otimizado.

4.9/5 - (10 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *