Artigos

Edital de Mestrado e Doutorado | Que testes posso fazer?

Aluno-Mestrado
Se você está pensando em fazer um Mestrado no exterior, já deve saber da importância de se ter uma certificação de proficiência em uma língua estrangeira, para que assim possa ser aceito no processo e iniciar os seus estudos no curso desejado.

Agora, não adianta apenas saber a importância, se você não faz ideia de quais testes de proficiência são aceitos no Edital de Mestrado, certo?

Para te ajudar, este conteúdo foi pensado em suprir todas as suas dúvidas sobre o assunto, deixando claro quais testes são aceitos. Como um verdadeiro guia mesmo.

Não existe mistério, continue a leitura do conteúdo e saiba quais as opções existentes e o que eles mais avaliam, contando assim, com maiores condições de se preparar bem para o processo e assim cursar o seu tão sonhado Mestrado no exterior!

O que são Testes de Proficiência?

Os testes de proficiência são basicamente avaliações, organizadas para medir os seus conhecimentos básicos a respeito de uma outra língua além da sua língua materna.

Os mais famosos são os de Inglês, mas existem diversos testes para línguas como o Espanhol, Francês, Alemão, Mandarim, Japonês, dentre tantos outros.

Eles possuem diversos usos, sendo essenciais para fazer cursos de Graduação e Pós-Graduação em outro país (como Mestrado e Doutorado), ou mesmo para concorrer a vagas de emprego, residência permanente, etc.

Pos Graduacao Mestrado

Quais os Testes de Proficiência mais pedidos para a Língua Inglesa?

Abaixo está uma lista com os testes de proficiência para Edital Mestrado mais solicitados quando se fala em Língua Inglesa.

Lembrando que esta é uma das línguas mais solicitadas em cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado pelo mundo, já que a mesma é bem falada em diversas regiões. Confira:

1. IELTS

O International English Testing System, ou IELTS, foi criado pela Cambridge University, e é atualmente aceito em mais de 9 mil cursos em diferentes países pelo mundo, que ministram os seus cursos de Mestrado em inglês.

Ele avalia o candidato usando medidas que vão de 0 até a nota 9, a partir de 4 perspectivas básicas:

● Audição – verificando o quanto você identifica diversas palavras faladas em conversas diversificadas.

● Leitura e interpretação – analisando seus conhecimentos em relação a textos e inglês. A avaliação geralmente é feita a partir de perguntas com itens retirados do texto.

● Escrita – verificando o quanto você tem domínio não apenas de diversas palavras, mas que sabe conjugar bem os verbos e escrever com boa argumentação, coesão e coerência.

● Fluência na fala – analisando bem itens como a sua capacidade de pronunciar as palavras, mas principalmente de comunicar as informações solicitadas. Geralmente esta etapa é feita em entrevista.

Lembrando que esta certificação pode ser pedida não apenas para Edital Mestrado, mas também para opções de Imigração e também trabalho.

2. TOEFL

Já o Test of English as a Foreign Language, ou mais conhecido como TOEFL, é um dos testes mais aplicados por Edital Mestrado, considerando que ele possui foco na área universitária, testando conhecimentos de termos relacionados ao estudo em geral.

A avaliação dele também passa por 4 áreas, sendo:

● Audição – verificando se você compreende bem os termos mais gerais do estudo universitário.

● Escrita – analisando sua capacidade de argumentar e construir ideias, bem como seus conhecimentos para ter uma escrita coerente e informativa.

● Fala – que também verifica a sua fluência envolvendo termos universitários comuns.

● Leitura – analisando a sua compreensão e conhecimento de palavras.

Na versão ITB, ele é aplicado de maneira online, embora precise ser feito num local autorizado, possuindo no máximo 4 horas de duração.

As pontuações podem chegar até 120 pontos, sendo que este exame é considerado um dos melhores em termos de avaliação precisa do nível de inglês do candidato.

3. TOEFL ITP

E o TOEFL possui a versão ITP, que dura bem menos que a versão ITB, cerca de 2 horas apenas, avaliando os candidatos sob 3 perspectivas básicas:

● O quanto compreende na audição – avaliando através de áudios e opções objetivas se você compreende o que se pede para responder.

● O quanto compreende na leitura – fazendo a mesma avaliação do áudio, mas através da leitura de textos diversos.

● O quanto sabe da Língua Inglesa – principalmente da sua estrutura, organização de tempos verbais, gramática, e itens do tipo.

Como esta versão não possui análises da fala e da escrita, ele é mais solicitado quando se vai a uma universidade ou faculdade realizar um curso de curta duração.

4. TOEIC

Por fim o Test of English for International Communication, ou TOEIC, é um tipo de teste de proficiência em inglês mais voltado para a avaliação do candidato em relação a ambientes voltados para negócios diversos.

Ele é muito solicitado para empresas que contratam trabalhadores estrangeiros para suas unidades, sendo organizado a partir de itens do cotidiano empresarial, para testar o nível de conhecimento dos candidatos em relação à palavras e argumentações.

Embora ele não pareça ser importante para um Edital Mestrado, o mesmo pode ser uma boa alternativa para te ajudar a conseguir um trabalho no local em que cursa o Mestrado, tendo assim uma renda maior e angariando experiência na sua profissão.
4 Pontos fundamentais que você precisa saber antes de realizar um teste de proficiência

Se existe um plus, com toda certeza são os 4 pontos abaixo.

Importante dizer que são pontos simples, mas é importantíssimo que você os saiba de cór, para conseguir fazer uma boa escolha. Veja abaixo:

1. Nem todas as Universidades e Faculdades que oferecem Mestrado usam as mesmas certificações. É bom então analisar o que a Instituição de Ensino que você quer estudar solicita como Certificação de Proficiência.

2. As notas variam bastante de acordo com a Instituição de Ensino. Por isso você vai precisar ver os níveis mínimos delas antes de fazer o seu teste, para não correr o risco de passar na proficiência, mas com uma nota abaixo da solicitada.

3. Todos esses testes possuem datas específicas de aplicação, e muitas vagas se encerram rapidamente. É importante então definir uma data e já solicitar a sua vaga, para não perder os prazos de suas candidaturas.

4. Por serem pagos, é essencial que você se prepare muito bem para uma certificação do tipo, evitando a perda de dinheiro e o desgaste emocional caso não passe na avaliação.

Ter essas informações na palma da mão pode ser um enorme divisor de águas no seu processo, então, não hesite de anotá-los, ou vir aqui mais de uma vez, para garantir que decorou.

Conclusão: diversos testes podem ser aceitos em um Edital de Mestrado!

Vai depender apenas do foco do curso e da instituição, sendo essencial que você analise bem todos os pontos e testes solicitados antes de escolher o seu e começar a se preparar para ele.

One thought on “Edital de Mestrado e Doutorado | Que testes posso fazer?

  1. Paula Castanho disse:

    Gostei muito do artigo, super informativo. Estou aprendendo bastante aqui no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *