Artigos

Mudanças no USMLE step 1 para 2022

mudancas-step-1-usmle

O ano de 2022 chegou trazendo algumas mudanças no USMLE, e uma delas é o mais novo critério de aprovação do step 1.

Para quem não sabe, o step 1 é a etapa inicial do USMLE, e é basicamente um teste teórico, constituído com cerca de 280 questões variáveis, porém com respostas especificas, durante a prova são abordados temas relacionados a tópicos básicos da medicina como, anatomia, bioquímica e epidemiologia.

Antes das novas mudanças serem aplicadas para o ano de 2022, era possível passar na prova com pontuação de apenas 196.

Porém, mesmo assim, a pontuação apropriada era cerca de 230, com isso seria possível se candidatar em programas de residência médica com maiores referencias de capacitação nos Estados Unidos.

Os órgãos conselheiros do USMLE são a National Board of Medical Examiners (NBME) e Federation os State Medical Boards (FSMB).

Em abril de 2021 anunciaram que os requisitos para aprovação do step 1 seriam modificados no ano de 2022.

Essas mudanças iniciariam em janeiro desse ano, onde os candidatos ao USMLE não ganhariam uma pontuação de três dígitos e sim respostas com apenas Pass ou Fail (Aprovado/Reprovado).

Isso afeta a vivência dos IMGs, já que sem uma pontuação no step 1, não será possível provar que é de fato um candidato á altura, e como resultado dessa nova medida, outras etapas terão mais relevância para esse sistema de residência médica, incluindo a carta de recomendação e o step 2 CK.

As mudanças não param por aí, antes as tentativas permitidas eram de seis vezes, no entanto as novas regras estabeleceram que os números reduzam para quatro tentativas.

Fora essa, ainda surgiram mais dois novos requisitos, para realizar o step 2 CS, o candidato deve ser aprovado primeiro no step 1.

O terceiro e último critério é que o candidato comprove a proficiência em inglês. Anteriormente passar no step 1 já era prova suficiente de que o concorrente tinha os conhecimentos necessários sobre esse idioma.

No entanto, dentro das novas mudanças, essa é uma regra clara que precisa ser seguida.

Essa comprovação deve ocorrer através do Occupational English Test (OET) que oferece um teste característico para profissionais de saúde.

Essa prova é uma excelente referência para os órgãos inspetores da saúde em EUA. Ela tem como objetivo analisar a capacidade de comunicação linguística em territórios onde o idioma principal é o inglês.

Qual a razão para essas mudanças?

De acordo com os comunicados oficiais emitidos, essas alterações têm como objetivo diminuir o peso imposto por exames, já que a prova exige uma responsabilidade enorme dos estudantes, e com essas mudanças eles poderiam realizar o teste de medicina de forma tranquila, sem muita pressão e esperar pelo resultado se foi aprovado ou reprovado.

Os steps são separados por três módulos, no primeiro o aluno precisa abordar conteúdos como clínica de ciências básicas, esse tema geralmente é aplicado nos primeiros anos de estudos na faculdade.

Normalmente essa prova é executada no fim dos cursos de medicina nos Estados Unidos.

Contudo, o USMLE declara que esse sistema facilitará a separação dos currículos dos alunos para as escolas médicas, já que muitas vezes esses currículos são enviados de forma aleatória, ou seja, com essas mudanças será possível direcionar cada um para seu devido setor profissional.

O que essas mudanças oferecem para os candidatos

Para aqueles que se candidataram antes no ano de 2022, essas mudanças não significaram nada. Porém, para aqueles que se formarão esse ano as alterações no step 1 podem influenciar o modo que os oficiais dos programas selecionam os candidatos para entrevistas.

Outro fator também pode ser alterado, que é o programa dos diretores, onde precisam estabelecer novos padrões de classificação e corte em relação as candidaturas dos alunos.

Me candidatei antes de 2022, e agora??

Caso esteja se perguntando isso, pode ficar tranquilo, pois o USMLE ainda não declarou se a pontuação dos candidatos será ou não convertida para aprovado e reprovado (Pass/Fail). Os especialistas ressaltam que as pontuações adquiridas antes de 2022 ainda são relevantes.

mudancas-step-1-usmle

Essas alterações podem afetar os participantes brasileiros?

Essa nova aprovação levantou alguns debates, em que muitos acreditam que esse scoring derrubará o sistema IMG, uma vez que através do step 1, os candidatos estrangeiros poderiam destacar pontuações mais elevadas do que os candidatos americanos.

E como essa nova aprovação dispensa os dígitos adquiridos nas provas, não será possível destacar quaisquer habilidades.

No entanto, os IMGs ainda são essenciais, especialmente para ocupar cargos de residência médica, isso ocorre devido a quantidade de vagas oferecidas anualmente, que é um número bem maior do que a quantidade de profissionais da medicina disponíveis nos Estados Unidos.

Diante disso, as habilidades dos candidatos serão demonstradas por outros meios.

Orientação para os formando brasileiros

Os IMGs que prestaram a prova step um período após sua formatura no Brasil, podem optar por fazer o step 3 antes de se candidatar, pois esse é um exame clínico, que geralmente é realizado no período da residência.

Por tanto pode ser um ponto positivo, lembrando que para prestar essa prova, é necessário uma certa experiencia no setor clínico.

A prova step 2 CK é a pioneira nesse processo.

Diante disso aqueles que realizarem o exame após o período de mudança terá um diferencial em seu currículo, contando que tenha conseguido uma boa pontuação ou um pass como resultado.

Outros quesitos também estarão em alta durante a candidatura, tanto realizar algumas pesquisas quanto publicações no setor que o candidato deseja atuar, sem mencionar os estágios clínicos que estarão em vigor nos Estados Unidos.

Como mencionamos em artigos anteriores, é preciso adquirir uma boa carta de recomendação, pois ela irá auxiliar na conquista da sua vaga.

No entanto, apesar da carta ser um ponto importante, provavelmente todos os candidatos fortes possuirão esse recurso, por isso é essencial buscar um outro diferencial que destaque as suas habilidades.

O fato é que essas mudanças no USMLE têm como objetivo principal excluir o sistema de pontuação numérica, fazendo assim com que seus alunos possam ser avaliados com mais chances de aprovação.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.