Artigos

Tudo Sobre o USMLE Brasil! O Que É e Como Aplicar?

Usmle Brasil

Você decidiu se tornar médico nos Estados Unidos? Saiba tudo sobre o USMLE, o conjunto de exames que vai te possibilitar exercer a profissão no país, independente do seu local de formação.

USMLE: o que é?

O USMLE é um conjunto de provas organizado pela Federation of State Medical Boards (federação dos conselhos médicos estaduais dos Estados Unidos) – FSMB e pela National Board of Medical Examiners (conselho nacional de examinadores médicos) – NBME.

O exame avalia a capacidade do candidato aplicar conhecimentos, conceitos, princípios éticos e demonstrar habilidades fundamentais no trato com os pacientes.

Usmle Brasil

Semelhante à prova da OAB, aplicada para futuros advogados no Brasil, o United States Medical Licensing Examination – USMLE, é responsável pelo licenciamento do médico, por tanto, se você deseja trabalhar como médico nos EUA, lembre-se de que o exame é obrigatório e exige uma boa preparação.

USMLE: com funciona

Aplicado para todos que buscam o título de médico nos EUA, formados em alguma faculdade do país, residentes estrangeiros e até mesmo para quem deseja validar o seu diploma em terras norte americanas, o USMLE, engloba três fases de provas, respondidas pelo computador em centros credenciados, que garantem a boa conduta e a aptidão do profissional para trabalhar sem supervisão.

Step 1

A primeira prova do USMLE, conhecida como Step 1, tem como meta verificar se você entende e pode aplicar conceitos básicos da ciência para praticar a medicina.

A prova, tem duração de 1 dia, dividida em 7 blocos de 60 minutos, com uma média de 40 questões de múltipla escolha por bloco. O tempo total do exame é de 7 horas, somado a mais 60 minutos de intervalo. Por tanto, é fundamental estar preparado não só para responder às perguntas, mas também vencer o cansaço físico e mental.

Step 2 CK

Até 2019, a etapa 2 do USMLE era dividida em duas, a conhecida como Step 2 CK e a Step 2 CS. Porém, com a chegada da pandemia da COVID-19, a Step 2 CS foi temporariamente pausada e posteriormente cancelada de forma permanente. Com uma avaliação a menos, o caminho ficou mais curto, confira como funciona a segunda prova do USMLE:

O Step 2 CK, avalia a capacidade do estudante na aplicação de ciências clínicas, para prestar cuidados a pacientes sob o olhar de um profissional experiente.

Basicamente, essa etapa serve como uma garantia de que você consegue aplicar a medicina e de tratar corretamente um paciente, porém, ainda sob supervisão.

Assim como o Step 1, o exame dura 1 dia. Sendo dividido em 8 blocos de 40 questões de múltipla escolha em média, cujo tempo para resolução é de 60 minutos cada. Um pouco mais longa que a primeira, essa prova dura 9 horas, contando uma hora de intervalo.

Step 3

A última etapa para obtenção do licenciamento, é conhecida como Step 3 e tem como função garantir que você possua a habilidade necessária para exercer a profissão de maneira independente, sem supervisão.

A avaliação é dividida em dois dias, confira o que ocorre em cada um deles:

Dia 1 – FIP

O primeiro dia, se concentra na avaliação dos princípios médicos e científicos básicos essenciais para cuidados de saúde eficazes.

Sendo também uma prova de múltipla escolha, o FIP, inclui 232 questões divididas em 6 blocos, com 60 minutos para a conclusão de cada um, durante 7 horas, já somando um intervalo de 50 minutos.

Dia 2 – ACM

O segundo dia de provas, foca na habilidade do candidato em aplicar conhecimentos abrangentes de saúde e de doenças, no contexto da avaliação de um paciente e no acompanhamento da evolução da doença ao longo do tempo.

A prova ACM, tem cerca de 9 horas de duração e conta com 180 questões de múltipla escolha divididas em 6 blocos, sendo disponibilizados 45 minutos para a resolução de cada um. Algumas das questões incluem simulações de casos ao vivo feitas por atores, que levam de 15 a 20 minutos.

Quando realizar as provas?

As provas serão aplicadas em diferentes tempos, conforme a forma de requerimento do aluno. Para quem está cursando medicina nos EUA, onde três das 5 melhores faculdades de medicina do mundo estão, tendo a conhecida Universidade de Harvard no topo da lista, os dois primeiros testes (Step 1 e Step 2 CK) são realizados durante o curso e são obrigatórios para acessar um programa de residência.

Para o caso de quem já é formado e tem como meta uma residência ou revalidação do diploma, os dois exames podem ser respondidos em sequência, dependendo das datas disponíveis para a realização. Já o Step 3, é aplicado somente no término do primeiro ano de residência, ou no final do programa.

Inscrição e preços

A inscrição para os dois primeiros exames USMLE, são feitas totalmente online, pelo site da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior – ECFMG, se você não se formou nos EUA.

Para quem está cursando medicina ou terminou o curso nos EUA, a inscrição é feita pelo site da NBME.

Já a inscrição do Step 3, é realizada de forma unificada no site da FSMB.

Confira as taxas para cada exame:

  • Step 1: 975 dólares
  • Step 2 CK: 975 dólares
  • Step 3: 895 dólares

Realizando o USMLE no Brasil

Apesar dos altos custos, uma boa notícia é que às duas primeiras etapas do USMLE podem ser realizadas no Brasil. As três provas, são aplicadas por um empresa terceirizada, a Prometric, que possui centros credenciados nas seguintes cidades:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Brasília
  • Belo Horizonte
  • Recife
  • Curitiba

As duas provas do Step 3, só podem ser realizadas diretamente nos Estados Unidos.

Como estudar para o USMLE

A forma mais comum e eficaz de se preparar para o exame, é estudando através de materiais de provas passadas.

Para isso, você pode comprar livros que contém centenas de perguntas similares às dos testes, ou praticar suas respostas pelas questões de amostra disponibilizadas pela própria organização do USMLE.

Reforce seu inglês

Para conseguir um bom desempenho nos estudos e nas provas, dominar a língua é fundamental. Como você percebeu, os exames possuem longa duração, se o inglês for um problema para você, será como realizar uma prova dupla, uma de medicina e outra de interpretação, agravando o cansaço mental.

Uma excelente opção para descobrir em que nível está o seu inglês, e quais pontos você deve reforçar os estudos para atingir a fluência, é realizar um simulado IELTS gratuito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *