Uncategorized

Como ser engenheiro na Austrália?

engenheiros-astraulia

Se você é formado em engenharia e está com dificuldades para encontrar postos de trabalho que valorizam os seus anos de estudo, já pensou em atuar fora do Brasil?

A Austrália é um país com excelente qualidade de vida, paisagens exuberantes e uma comunidade brasileira que vai te garantir o sentimento de acolhimento.

Apesar de todas essas vantagens, o país possui um problema, a falta de mão de obra qualificada.

Os engenheiros na Austrália estão em FALTA, por conta disso o governo oferece vantagens para estrangeiros que decidem atuar no país, e com um salário condizente ao necessário para se viver na terra do canguru.

Descubra todos os passos necessários para ser um engenheiro na Austrália, quais as OPORTUNIDADES de emprego e como é a vida no país. Boa leitura!

Resumo dos itens necessários

Confira um resumo dos itens citados como obrigatórios para dar entrada em seu processo que te garantirá o posto de engenheiro na Austrália:

  • Exame de proficiência em inglês;
  • Comprovação de atuação (como o registro no Conselho Federal);
  • Apresentação do diploma de curso superior;
  • Revalidação do diploma no sistema canadense;
  • Dados que possam ser usados ao seu favor: projetos realizados, cartas de recomendação, cursos de pós-graduação e especializações.

engenheiros-astraulia

Programas de imigração

O maior país da Oceania possui alguns formatos de VISTOS que facilitam a entrada de estrangeiros que decidem fixar residência em seu território.

Porém

No caso de profissionais que decidiram suprir a falta de engenheiros na Austrália, o programa indicado é o Skilled Visa.

Skilled Visa – Programa de imigração qualificada

Os vistos concedidos pela categoria de Skilled Visa, são parte de um programa do governo australiano que tem como finalidade atrair mão de obra qualificada.

Uma excelente notícia é que esse visto abre a possibilidade que não apenas você se mude para o país, mas a sua família também, na condição de dependente.

O PRIMEIRO passo para se candidatar ao programa de imigração qualificada é apresentar uma manifestação de interesse ao governo australiano. 

Após essa sinalização e o aceite do órgão responsável você poderá apresentar o pedido de imigração para ser um engenheiro na Austrália.

Entre os requisitos necessários para se sair bem no pedido do visto, estão a apresentação de uma nota satisfatória em um exame de PROFICIÊNCIA como o PTE, IELTS, OET e TOEFL e a comprovação de seu reconhecimento profissional, como o cadastro do conselho e o seu diploma.

Apesar de ser um item obrigatório para a abertura do processo, o diploma brasileiro de engenharia não é reconhecido na Austrália, sendo necessário passar por um processo de revalidação do mesmo para que o visto possa ser emitido.

Após a revalidação do diploma, outros fatores relacionados a sua experiência de trabalho também serão considerados.

Esses dados somados ao seu nível com a língua inglesa e a sua qualificação representarão uma nota no chamado Teste de Pontos da Imigração. 

Com a nota em mãos você deve esperar o convite do próprio governo australiano, sendo que quanto maior a nota mais rápido esse convite será realizado.

Como revalidar diploma

Como você viu, alguns passos devem ser seguidos para a obtenção do visto que te permite atuar como engenheiro na Austrália sendo um estrangeiro, e um deles é a necessidade de revalidação do diploma.

Esse processo é administrado pelo Engineers Australia, organização responsável pela regulamentação da profissão no país, semelhante ao nosso conselho federal.

A revalidação envolve alguns testes e a elaboração de relatórios que demonstrem suas competências.

Através da inscrição pelo site da organização, você terá duas possibilidades de aplicação para o Migration Skills Assessment (MSA) – Avaliação de habilidades de imigração). 

A primeira opção é fazer todo o processo por conta, enviando os materiais solicitados formulados conforme sua interpretação e esperar até 12 semanas pela correção. 

A segunda, chamada Fast Track, pode ser solicitada mediante o pagamento de uma taxa, ela oferece aos candidatos o acompanhamento de um assessor e garante a liberação dos resultados em até 20 dias úteis.

Oportunidades de emprego

As principais ofertas de emprego para engenheiros na Austrália estão na construção civil. As cidades do país têm passado por expansão e modernizações.

Isso aumenta o número de obras a cada dia.

Muitas empresas exigem a comprovação de realização de trabalhos em solo local para a contratação, mas devido ao grande número de ofertas isso não é um problema, é grande também o número de vagas para estrangeiros sem experiência em solo australiano.

Apesar do alto custo para se viver na Austrália, o engenheiro é um profissional valorizado e seu salário permite uma vida tranquila e confortável.

O custo de vida básico no país é de 25 mil dólares australianos.

Os rendimentos médios para engenheiros ficam entre 75 mil e 95 mil dólares australianos por ano, uma quantia que convertida para reais representa um salário entre 25 e 32 mil reais mensais por mês, considerando a cotação atual.

Como é a vida na Austrália

Famosa pelas praias, a Austrália possui uma população de cerca de 25 milhões de habitantes, concentradas principalmente nas regiões litorâneas do país. Colonizado por ingleses, o país também é reconhecido por sua abertura a diversas culturas, do seu número de habitantes totais, 25% são estrangeiros.

Com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do mundo, a Austrália garante a seus habitantes serviços como saúde, educação e transporte público de qualidade. Esses fatores contribuem também para que o país figure nas primeiras posições em mais dois índices: o da felicidade e o da expectativa de vida.

Não se esqueça do exame de proficiência

Como você viu, o inglês é um dos fatores determinantes para a obtenção do visto de trabalho que permite a atuação de engenheiros estrangeiros na Austrália. Sem ele, por mais que você possua excelentes qualificações no Brasil, o seu pedido de entrada no país não será considerado.

Os níveis com a língua são avaliados através dos testes de proficiência, sendo o IELTS o mais aceito. Uma excelente opção para realizar um estudo focado nas suas necessidades no aprendizado do idioma é responder um simulado IELTS gratuito.

Através dele você terá clareza sobre em quais áreas de conhecimento da língua – fala, escuta, escrita e leitura – os seus estudos devem estar direcionados.

E aí, pronto para mudar de vida e trabalhar como engenheiro na Austrália?

5/5 - (4 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *