Artigos

Como ser enfermeira nos EUA?

enfermeira-eua

Os Estados Unidos, assim como o Brasil, está passando por um processo de envelhecimento de sua população, o que leva a um aumento das vagas disponíveis para o setor da saúde, e a enfermagem não fica de fora dessas oportunidades.

Atuar como enfermeiro nos EUA pode ser uma realidade para profissionais da área formados no Brasil, isso porque o país norte-americano possui mais demanda do que trabalhadores qualificados do setor da saúde.

Seja para atuar em casas de repouso, como cuidador, hospitais ou clínicas, o enfermeiro encontra diversas vagas, que conforme o tempo de experiência podem evoluir para excelentes salários. 

Ficou interessado?

Confira como ser enfermeiro nos Estados Unidos a partir de um passo a passo que contém todos os itens necessários para a obtenção do seu Green card.

Três passos fundamentais para ser enfermeira nos EUA

Vamos iniciar com os três passos fundamentais que um profissional deve possuir para poder dar início ao seu processo como enfermeiro nos EUA.

Lembrando que essas etapas são obrigatórias e devem ser garantidas logo nos primeiros contatos com a empresa escolhida para te auxiliar no processo.

Experiência de trabalho

Para poder atuar como enfermeiro nos EUA é necessária uma experiência de trabalho comprovada de no mínimo 2 anos.

Um tempo relativamente curto, portanto, se você é recém-formado na área, garanta primeiro esse tempo de experiência obrigatória antes de dar continuidade ao seu processo.

Exame de proficiência

O segundo passo fundamental e obrigatório é possuir bom entendimento do inglês e comprovar esse conhecimento através de um exame de proficiência.

Cada estado pode exigir a nota de diferentes provas, mas o TOEFL, o  IELTS e o TOEIC são aceitos por praticamente todos. 

As notas mínimas exigidas também podem variar, mas de maneira geral, garantir uma nota de 7,0 na seção de Speaking do IELTS e 6,5 nas demais sessões ou 26 na seção de speaking do TOEFL e 83 no total, são o suficiente para dar ser aceito e dar continuidade ao processo.

Está com problemas para tirar 7 no speaking? Clique aqui e fale com um especialista

Curso superior e registro no COREN

Para entender como ser enfermeiro nos EUA, é fundamental também ter conhecimento sobre o formato de educação superior.

Técnicos de enfermagem, assim como no Brasil, não são considerados enfermeiros, por tanto o processo descrito é válido apenas para quem completou um bacharelado em enfermagem.

Além do curso superior, da experiência comprovada de dois anos e da nota do exame de proficiência, é necessário também que o profissional apresente o seu registro no COREN – Conselho Regional de Enfermagem, do seu estado.

enfermeira-nos-eua

Revalidação do diploma de Enfermeira nos EUA

Com os três passos completos, você poderá avançar para a revalidação do diploma de enfermagem em solo americano, isso é feito através da contratação de uma empresa especializada que fará a habilitação do seu diploma junto ao estado escolhido.

Os documentos necessários para revalidar o diploma e posteriormente ser um enfermeiro nos EUA, são:

  • Diploma da faculdade;
  • Histórico da faculdade;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Carteirinha do COREN;
  • Formulário a ser preenchido pela faculdade em que você se formou;
  • Formulário preenchido pelo COREN o qual você é vinculado.

A partir da entrega desses documentos, parte via online e parte via correios, você fará a aplicação para a revalidação e aguardar o resultado.

Caso a grade horária do seu curso seja considerada compatível com a aplicada nos EUA, você receberá uma CES – Credential Evaluation Services, um documento que confirma que você é um profissional com uma formação compatível com a de profissionais que se formaram nos Estados Unidos.

Próximas etapas para ser enfermeira nos EUA

Após a revalidação do diploma, outras etapas serão exigidas para você poder enfim atuar como enfermeiro nos EUA, confira quais são elas:

Inscrição no State Board of Nursing

O State Board of Nursing é similar aos conselhos regionais de enfermagem no Brasil, portanto, você deverá escolher um estado onde a sua atuação será localizada para realizar a sua inscrição junto a esse órgão, responsável por regulamentar a profissão ao nível estadual. 

A inscrição no State Board of Nursing não garante ainda sua licença para atuar, ela serve para que você obtenha uma autorização para realizar uma prova chamada NCLEX.

Resolução do NCLEX

O NCLEX é uma prova que atesta os conhecimentos de enfermagem em recém-formados e de profissionais estrangeiros que já tiveram o seu diploma validado e a sua inscrição no State Board of Nursing realizada.

O exame consiste em 265 questões, que podem ser respondidas conforme sua familiaridade com os temas abordados, sendo necessário que no mínimo 75 questões sejam respondidas para que você seja aprovado.

Após a aprovação no NCLEX o State Board of Nursing do estado escolhido emitirá a sua licença e você estará apto para procurar vagas de trabalho nos EUA, mas atenção, isso não significa que você já possa entrar livremente no país, o visto é concedido somente após a garantia de que você possui uma vaga.

Encontre vagas de trabalho através de agências de recrutamento

Para encontrar vagas de trabalho próprias para estrangeiros que estão buscando suas primeiras oportunidades para atuar como enfermeiro nos EUA, é recomendável procurar agências de recrutamento especializadas nesse formato de direcionamento. 

Solicite o visto através de um Sponsor

Com a vaga encontrada, ainda no Brasil, você deverá firmar um acordo com o contratante para que ele seja seu Sponsor, patrocinador, somente dessa forma o visto será concedido.

Ou seja, o contratante deverá assumir responsabilidade por você em seus primeiros anos de trabalho no país.

Quanto ganha uma enfermeira nos Estados Unidos?

Uma enfermeira nos Estados Unidos ganha entre $80 mil  a $120 mil dólares por ano o que daria algo que ficaria entre R$413096,00 á R$619644,00 reais por ano.

Nada mal não?

E o melhor é que diferente do Brasil, nos EUA as enfermeiras não trabalham em 3 hospitais trocando suas vidas pessoais pelo trabalho. 

Lá você tem um salário maior, maior poder de compra, segurança para sua família e um reconhecimento muito maior na sua profissão.

Por isso se você está interessada em como ser enfermeira nos EUA, continue lendo este artigo.

Mercado de trabalho e custo de vida nos EUA

Como você viu, a profissão de enfermeiro nos EUA está em alta, assim como no Brasil, porém com a vantagem de receber uma quantia maior no final do mês, assim como ter maiores oportunidades de possuir um padrão de vida mais elevado.

O salário de enfermeiro nos EUA está na média de 75 mil dólares anuais, considerando um profissional estrangeiro que acabou de chegar no país, o que é basicamente a mesma quantia indicada para quem deseja manter um padrão de vida confortável.

Porém, esse salário pode aumentar conforme a experiência foi adquirida e novas portas foram se abrindo.

Se você já é um enfermeiro formado, foque no inglês e vá atrás do seu sonho americano

Apesar de um processo trabalhoso que requer atenção aos detalhes e aos documentos necessários, para quem já é formado e possui experiência na área, a parte mais complicada para se tornar um enfermeiro nos EUA é a realização do exame de proficiência.

Uma excelente maneira de iniciar os seus estudos na língua inglesa de maneira focada e eficiente é realizando um simulado IELTS gratuito, através dele você terá mais clareza sobre as suas reais necessidades com a língua, a partir do conhecimento dos seus pontos fortes e daqueles que necessitam de mais tempo de estudo.

5/5 - (12 votes)

2 thoughts on “Como ser enfermeira nos EUA?

  1. Pedro says:

    Qual a quantidade de horas / anos / período de curso daqui do Brasil que é equiparado a um dos Estados Unidos. Tenho medo de fazer uma faculdade que aqui na minha cidade é de 4 anos e dada em apenas um período do dia ao invés de ser integral, e depois não ser compatível

    1. Thaisa says:

      Pedro, pelo que pesquisei em outros lugares, precisa ser uma graduação de no mínimo 5 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.