Artigos

Onde fazer o IELTS em Porto Alegre?

ielts-porto-alegre

Você está procurando lugares próximos de você para realizar o IELTS?

Saiba onde agendar e fazer o IELTS em Porto Alegre.

Boa leitura!

Antes de agendar a prova: você sabe o que é o IELTS?

O English Language Testing System (Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa), conhecido como IELTS, é o maior exame de proficiência da língua inglesa britânico.

A meta da prova é certificar que candidatos para vagas, sejam elas de trabalho, estude, ou processo de imigrações, possuem as habilidades necessárias com o idioma.

A prova está disponível em três opções:

IELTS Academic, IELTS General Training e IELTS Life Skill.

Sua nota do exame pode ser enviada para diversas instituições como prova de sua habilidade com o inglês.

O IELTS Academic, como o nome já diz, é indicado para quem está buscando uma aprovação acadêmica, onde as habilidades em inglês são necessárias.

Se o seu objetivo é imigrar para um país que exige o inglês como pré-requisito de entrada, o IELTS General Training é o ideal.

Essa prova considera o cotidiano do ambiente de trabalho e sociais na formulação das questões.

Fazem parte da lista dos países que aceitam o IELTS como comprovação do inglês para finalidades imigratórias a Inglaterra, a Austrália e o Canadá.

Já o IELTS Life Skills é um formato da prova desenvolvido para quem deseja ter um parâmetro de como está o seu inglês, sem necessariamente desejar aplicar para uma vaga.

Se você já estudou, está pronto para a prova e mora no Rio Grande Do Sul, Porto Alegre é o melhor local para realizar o IELTS, tendo em vista que as demais cidades do estado não possuem centros habilitados.

Onde fazer o IELTS em Porto Alegre

Atualmente Porto Alegre conta com apenas um local de prova licenciado pelo British Council, uma das organizações responsáveis pela organização da prova:

North American School

Endereço: Rua João Bastian, 277

Telefone: 51 3517-4000

Taxas:

Prova no papel – R$ 1089,00

Prova no computador – R$ 1089,00

Você pode conferir mais informações, como datas disponíveis para a realização da prova, no próprio site da North American School.

Depois de agendar o exame conforme a data mais acessível para você, não se esqueça de ficar de olho em seu email, por lá você receberá as seguintes mensagens:

  • Confirmação do horário e endereço;
  • Informações sobre a data e a hora do seu exame de speaking;
  • Seus códigos de acesso para o Road to IELTS Last Minute Version: um guia oficial da prova para te auxiliar nos estudos;
  • Seus IELTS Reference number para acessar o portal do candidato.

ielts-porto-alegre

Como se preparar para o IELTS em Porto Alegre?

Além de buscar a nota necessária para a sua pretensão com o exame, é importante também garantir o score mais alto possível, para que portas além das que você imaginou sejam abertas.

Para isso, um bom cronograma de estudos deve ser aplicado, confira algumas formas efetivas para chegar em uma nota que não deixe dúvidas sobre o seu domínio perante o inglês.

Simulado IELTS

A primeira etapa para trilhar um caminho de sucesso com o exame, é realizar um simulado IELTS, disponibilizado de forma gratuita.

A partir dele, você terá noção não só de como está o seu inglês e em quais etapas você precisa reforçar os seus estudos, mas também se familiarizará com o formato das questões apresentadas na prova.

O fator do simulado ser gratuito é importante também para que você o realize de forma tranquila e quantas vezes for necessária.

Uma boa dica é utilizar um cronômetro enquanto faz o teste, facilitando na visualização do tempo gasto em cada pergunta e seção respondida.

Pratique o speaking

A hora mais temida do exame com certeza é a conversação, por isso reforce esse quesito da melhor maneira possível.

Para essa etapa, é importante não se acomodar a estudar sozinho, isso fará com que você não esteja familiarizado em responder diretamente para o examinador, por isso, peça ajuda a um amigo ou até a familiar. 

Você com certeza conhece alguém apto a te escutar ou que está passando pela mesma situação, fazendo com  que a ajuda seja mútua.

Guias e livros

Se você se considera autodidata, comprar um livro focado em preparação para o IELTS pode resolver bem os seus estudos.

Lembre-se de tomar anotações e organizá-las para não se perder nos livros, que não são pequenos. 

Cursos preparatórios

Caso você tenha como investir em um curso preparatório, com certeza o resultado na nota do exame recompensará seus esforços.

Estudar conforme a observação de um professor dedicado a nos ajudar e a identificar nossos pontos fracos, nos molda para uma prova com o mínimo de erros possível.

Entre em contato com o inglês o máximo que você puder

Não perca tempo, a partir de tomada a decisão de que você quer realizar o exame e atingir uma boa nota, fique em contato com o inglês acadêmico o maior tempo possível.

É fácil se acostumar com a linguagem utilizada nas ruas e em rodas de amigos, mas lembre-se, no IELTS, a forma culta e utilizada na universidade será cobrada, principalmente se você for realizar a versão acadêmica da prova.

Uma excelente maneira de se preparar e se acostumar com esse padrão é assistir, ou somente escutar, palestras disponibilizados pelas próprias instituições de ensino.

Escrever pequenas redações também vai auxiliar você na familiarização com o inglês acadêmico. 

Treine o seu foco para o dia da prova

Faça com que durante os estudos seu foco esteja no máximo, procure não dispersar. Crie um ambiente onde você possa se isolar sem interrupções, igual ao do dia do teste.

Assim como nossos músculos, nosso cérebro também se adapta por meio da resistência.

Comece estudando por pouco tempo e conforme os dias passam o aumente gradualmente, quando você atingir um tempo de estudos semelhante ao da prova sem distrações, será um ótimo indicativo de que você está mentalmente pronto.

E aí, pronto para alcançar uma grande nota no IELTS em Porto Alegre?

 

5/5 - (15 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *