Artigos

Tudo sobre o Australian Medical Council

australian medical council

Conheça o Australian Medical Council, saiba como essa organização funciona e qual a sua importância para estrangeiros que desejam ser médicos na Austrália.

Boa leitura!

O que é o Australian Medical Council?

O AMC – Australian Medical Council, é um órgão independente que delimita os padrões para educação, treinamentos e avaliação de médicos na Austrália e na Nova Zelândia, inclusive de estrangeiros que desejam exercer a medicina nos países.

Os objetivos principais do órgão são, melhorar a saúde por meio do avanço da qualidade e da oferta de educação e tratamento médico nos dois países, melhorando pôr fim à prestação de serviços ligados à saúde.

É responsabilidade do AMC desenvolver os padrões, políticas e procedimentos de credenciamento para programas médicos, supervisionar os estudantes de medicina em suas pré-atuações e avaliar os médicos graduados internacionalmente, habilitando os profissionais para registro na Austrália.

Atuação do AMC junto aos médicos estrangeiros

Como você viu, o AMC é o órgão responsável por validar as habilidades de médicos estrangeiros que desejam trabalhar na Austrália e na Nova Zelândia…

Para isso, o órgão possui duas provas específicas a serem aplicadas para profissionais internacionais.

Standard Pathway

O Standard Pathway é para quem busca um registro geral no conselho de medicina da Austrália.

Essa forma de regularização é composta por duas provas.

A primeira, é a AMC CAT MCQ, teste de múltipla escolha com 150 questões e 3,5 horas de duração, realizada pelo computador em centros credenciados.

A segunda prova para validar diploma de medicina na Austrália, é o exame clínico. Realizado virtualmente a partir de um ambiente previamente organizado pelo candidato, o exame avalia as competências médicas de forma prática.

Segundo a AMC, para obter boa qualificação no exame clínico, o candidato deve apresentar raciocínio clínico e saber interpretar e descrever detalhadamente as técnicas utilizadas.

É prudente levar o custo dos exames em consideração, estudando bastante antes de realizá-los. O AMC CAT MCQ tem o custo de 2.720 dólares australianos, já o exame clínico, custa 3.530 dólares australianos.

Specialist Pathway

Esse formato de aplicação, é para os médicos que já possuem especialidade, e pode ser requerida a partir de três categorias:

  • Reconhecimento de especialista: para especialistas no exterior que querem validar sua área de atuação na Austrália, através de uma avaliação de compatibilidade, sem a necessidade de refazer a residência.
  • Área de necessidade: para especialistas formados no exterior que atuam em uma área onde o país enfrenta falta de profissionais.
  • Treinamento de curto prazo: categoria para especialistas que desejam fazer somente um treinamento avançado na Austrália, sem a pretensão de residir.

Mercado de trabalho médico na Austrália

Apesar dos altos custos que envolvem a realização de provas e deslocamentos, trabalhar como médico na Austrália é uma excelente opção.

O mercado de trabalho possui demanda para médicos, principalmente em regiões do interior e o Australian Medical Council está apto a dar todo suporte necessário

Outra vantagem são os ganhos, aplicar a medicina na Austrália lhe garante um dos maiores salários para a profissão no mundo.

Um médico em início de carreira ganha entre 70 e 100 mil dólares australianos por ano.

Já o salário de um especialista, varia entre 300 e 600 mil dólares australianos por ano.

Como é morar na Austrália

Entender como funciona e se conectar com o Australian Medical Council, é a maneira mais fácil de se mudar para a Austrália para atuar como médico…

Apesar de funcionar apenas como um reconhecedor do ensino médico, a AMC é a porta de entrada para profissionais estrangeiros.

Uma vez na Austrália, o médico encontrará não apenas excelentes oportunidades de emprego, mas também um país pronto para receber estrangeiros.

A Austrália conta com uma população de cerca de 25 milhões de habitantes, concentrada principalmente nas regiões litorâneas do país…

Colonizado por ingleses, o país também é reconhecido por sua abertura a diversas culturas, do seu número de habitantes totais, 25% são estrangeiros.

Com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do mundo, a Austrália garante a seus habitantes serviços como saúde, educação e transporte público de qualidade…

Esses fatores contribuem também para que o país figure nas primeiras posições em mais dois índices: o da felicidade e o da expectativa de vida.

Apesar desses excelentes indicadores, fatores como o jeito reservado dos australianos e a dificuldade de se adaptar com a culinária local, podem representar um desafio para você…

Mas, morar na Austrália também significa estar perto de vários brasileiros, tendo em vista o alto número de conterrâneos já vivendo lá.

australian medical council

Custo de vida na Austrália

O custo de vida na Austrália é considerado alto, mas isso também vai depender da cidade que você escolher morar.

Grandes centros como Sidney e Melbourne possuem um dos aluguéis mais caros do mundo…

Nestes casos, uma excelente opção é procurar pessoas para dividir apartamentos.

Para começar uma vida básica na Austrália, o custo de vida anual fica na média de 25 mil dólares australianos por ano, sendo o salário mínimo por hora no país de 19,85 dólares australianos.

Ou seja, se você conseguir um emprego onde trabalhe 6 horas por dia, 5 vezes na semana e ganhando o salário mínimo, o montante já seria o suficiente para suprir os custos anuais de um estilo de vida que comporta coisas como: dividir apartamento, utilizar o transporte público e realizar as refeições primordialmente em casa.

Não se esqueça do inglês

Um dos pré-requisitos estabelecidos pela AMC para que estrangeiros realizem suas provas e possam prosseguir para o pedido de registro médico, é a realização de um exame de proficiência. As provas aceitas pelo órgão, são as seguintes:

  • IELTS
  • OET
  • TOEFL iBT
  • Pearson
  • NZREX medical
  • PLAB medical

Por conta disso, o médico interessado deve se dedicar ao máximo ao estudo da língua, facilitando não só o processo de mudança e validação das suas habilidades, mas também uma maior interação com a cultura local e uma proximidade genuína com os pacientes, qualidade fundamental de um bom médico.

Uma excelente maneira de se preparar para um desse exame é realizando um simulado IELTS gratuito, através dele você descobrirá quais são seus pontos fracos e fortes com a língua, facilitando um estudo focado nas suas reais necessidades.

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.