Artigos

Como se tornar um examinador do IELTS

ielts-examiner

Você é professor de inglês ou, um estudante que atingiu um alto grau de fluência na língua inglesa? Confira como você pode ser um examinador do IELTS, um dos principais exames de proficiência do mundo. Boa leitura!

Oportunidades de trabalho freelancer

A maneira mais fácil de se tornar um examinador IELTS no Brasil, é aplicando para uma vaga de freelancer. Ofertada por uma das 3 instituições co-proprietárias do exame, a Britsh Council.

Com centros de aplicação da prova espalhados por todo o Brasil, a organização possui constante demanda para quem deseja ser um IELTS Examiner.

Os examinadores contratados de forma freelancer são responsáveis por avaliar o componente de speaking da prova, tendo em vista que as demais habilidades cobradas são corrigidas na pela equipe fixa do IELTS na Inglaterra.

Os interessados que passam no processo seletivo não possuem vínculo empregatício com a organização e devem possuir CNPJ para emissão de nota fiscal, cujo registro seja para ensino de idiomas. 

Requisitos necessários para ser Examinador

Para se inscrever, você deve possuir disponibilidade para oferecer os seus serviços conforme a demanda, seja durante a semana, aos sábados e caso seja necessário estar apto a viajar.

Para conseguir a vaga, você não precisa ser um falante nativo, porém, o seu nível de inglês deve ser o C2 no Common European Framework, equivalente a nota 9 do IELTS. 

Além de residir no Brasil, você também deve apresentar um diploma de graduação ou qualificação que possa ser comprovada como equivalente a um diploma de graduação.

Você também deve apresentar o seu certificado de TEFL / TESOL, e comprovar experiência de trabalho de no mínimo 3 anos em um local que use um dos dois certificados como parâmetro.

Processo de aplicação e trabalho

As aplicações são feitas através do preenchimento de um formulário, caso os seus dados sejam aceitos, você passará pelos seguintes processos:

  • Entrevista para validar as habilidades descritas no formulário;
  • Indução para situar você de como funciona o IELTS e aplicação do exame de speaking;
  • Treinamento: o treinamento consiste em uma série de atividades, ofertadas por 4 dias seguidos, para que o futuro examinador IELTS aprenda a como desempenhar o seu papel corretamente;
  • Certificação: caso tudo saia conforme o esperado durante o treinamento, você receberá um certificado que confirma as suas habilidades para trabalhar como IELTS examiner;
  • Monitoramento: os examinadores passam por monitoramento algumas vezes por ano, recebendo um feedback por escrito para que o trabalho seja realizado da melhor forma.

ielts-examiner

Ganhos como um IELTS Examiner

Os ganhos de um IELTS examiner não são divulgados pela organização do exame, pode-se tomar como base que um vigilante de sala que trabalha de forma freelancer para o British Council ganha aproximadamente R$20,00 a hora.

Sendo estimado o pagamento por hora eu examinador de no mínimo o dobro desse valor.

Aprimore o seu inglês para ser um examinador IELTS

Se você já possui um bom conhecimento da língua, mas tem dúvida de como avançar para alcançar uma nota equivalente ao posto de examinador, ou é um estudante de letras que pretender dar aulas de inglês e já está se preparando para trabalhar com o IELTS também, confira algumas dicas que vão te ajudar a aprimorar as suas habilidades com o idioma.

Identifique os seus pontos fracos a partir aplicativos

Alguns aplicativos, como o Duolingo, podem ser uma boa forma de identificar rapidamente suas maiores dificuldades.

Em poucos dias de uso você poderá analisar métricas e facilmente compreender para onde seu foco deve se direcionar.

Simulado do IELTS

Se você deseja realizar uma análise mais profunda, e, em simultâneo, já se preparar para a prova de proficiência em inglês, realizar simulados, como o simulado gratuito para IELTS, é uma excelente opção.

Com o resultado em mãos você vai saber quais áreas precisam de reforço.

Se conecte com a língua

Sua jornada será difícil sem uma conexão com inglês, por isso se coloque em contato com a língua, torne coisas do seu dia-a-dia parte do seu aprendizado.

Uma boa maneira de iniciar essa conexão é mudar a língua do seu celular de português para inglês.

Estude a partir do que você gosta

O processo de aprendizagem não precisa e não deve ser chato.

Escolha filmes, séries e músicas que você gosta para melhorar a sua escuta e até mesmo sua leitura a partir das legendas.

Pegue aquela música em inglês que você ama e pesquise a letra dela. Identifique as palavras que você não conhece, compreenda sua pronúncia.

Após algumas horas de estudo você já será capaz de escutá-la e até cantá-la tendo certeza do que ela diz.

Escutar podcasts em inglês, também pode ser uma excelente opção, procure por temas que você gosta e aproveite a funcionalidade de diminuir a velocidade do áudio, para o tornar mais fácil de escutar e entender.

Leia livros em inglês

Uma parte fundamental das provas de proficiência em inglês é a leitura. E nada melhor de estudá-las do que a partir de livros.

Procure livros com linguagem mais fácil, como contos infantis, e conforme sua interpretação vai melhorando passe para os mais difíceis.

Outra boa estratégia é ler novamente o seu livro favorito, mas dessa vez em inglês.

Você já conhece a história e fará a conexão com as palavras mais rápido.

Utilize cards de memorização

Programas gratuitos, como o Anki, são uma excelente opção para fixar as novas frases ou palavras aprendidas.

Você cria cards próprios e conforme treina diariamente o próprio programa vai centrar o seu estudo nas palavras de maior dificuldade

Procure alguém para conversar em inglês

A fala costuma ser a etapa mais desafiadora do processo de aprendizagem de uma nova língua, e muitas vezes realizar uma conversação pode sair caro.

Procure amigos que falam ou também estão aprendendo inglês e proponha uma conversa semanal. Isso vai desenvolver o inglês de ambos.

E aí, pronto para ser um examinador IELTS?

 

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.