Artigos

É médico e sonha em se mudar para os EUA? Conheça a ECFMG

ecfmg

Um sonho bastante possível

Se você é médico no Brasil e já pensou em como seria se mudar para os Estados Unidos, certamente você vai gostar de saber sobre a ECFMG (Educational Commission for Foreign Medical Graduates).

Isso porque esse órgão do governo é responsável por certificar médicos estrangeiros, com a finalidade de permitir a não americanos a prática da medicina no país.

Essa agência certificadora foi criada em 1950, uma época em que o sistema de saúde americano precisava expandir sua atuação. Por conta da falta de médicos, a presença desses profissionais foi encorajada e essa prática existe até hoje: ¼ dos médicos que atuam nos EUA são não nativos!

O que significa que, apesar do processo burocrático, médicos brasileiros são bem-vindos em solo americano.

Você ainda não é formado, mas procura um programa de residência médica nos EUA?

Prossiga a leitura, porque, mesmo sendo estudante, você também achará útil o conteúdo deste artigo.

Ficou interessado? Saiba se você é elegível

O papel da ECFMG é crucial para a eficácia do sistema de saúde americano, porque ela agiliza a forma como os médicos de outros países são integrados à força de trabalho nos hospitais e clínicas.

Graças a isso, apesar de o processo ter diversas etapas, o médico formado no nosso país não precisará cursar Medicina novamente nos EUA.

Em muitas profissões, a grade curricular brasileira não coincide com a americana, o que obriga o imigrante com origem no Brasil a fazer uma nova faculdade para, depois de vários, ter finalmente a licença para exercer aquilo em que já era formado.

Não é o caso de quem faz Medicina; com foco na excelência do atendimento, a ECFMG desenvolveu um sistema flexível, com seis possibilidades de aprovação:

1- Médicos que já possuem licença para atuar, ainda que em outro país;

2- Alunos de Medicina que não possuem diploma, porém foram aprovados em exame de habilidades específicas para prática médica, ainda que em outro país;

3- Alunos de Medicina que não possuem diploma, não foram aprovados ainda em exame de habilidades específicas para prática médica, porém são estudantes de uma universidade credenciada à WFME (World Federation for Medical Education);

4- Alunos de Medicina que não possuem diploma, não foram aprovados ainda em exame de habilidades específicas para prática médica, porém são estudantes de uma universidade credenciada à NCFMEA (National Committee on Foreign Medical Education and Accreditation);

5- Alunos de Medicina que não possuem diploma, não foram aprovados ainda em exame de habilidades específicas para prática médica, porém são estudantes de uma universidade que emita um diploma em conjunto com a LCME (Liaison Committee on Medical Education);

6- Alunos ou profissionais que não se encaixam em nenhuma das opções anteriores ou foram reprovados nos exames obrigatórios pelo menos uma vez.

Esses profissionais devem passar por uma nova avaliação, mais curta e mais branda, com a qual, se aprovados, terão a possibilidade de exercer a medicina, mas com limitações.

ecfmg

Prepare-se para mais um teste: o de proficiência

Como vimos, não é preciso grandes requisitos para ter sua licença de médico aprovada pela ECFMG.

Por ser um cargo de imensa importância, os Estados Unidos facilitam bastante o caminho para aqueles que estão dispostos a enfrentar a vida em solo americano.

Ainda assim, não se esqueça de que algumas outras competências são necessárias para ingressar no programa de certificação. Um exemplo são as suas habilidades de comunicação – sim, isso inclui o seu nível de inglês!

Todo candidato deve passar pelo Occupational English Test Medicine, que é um teste reconhecido por várias organizações internacionais de saúde.

Inclusive, ele não é exclusividade dos médicos: dentistas, nutricionistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, optometristas, farmacêuticos, fisioterapeutas, podólogos, radiologistas, fonoaudiólogos e até veterinários também devem encarar o exame, que é propriedade da Cambridge Boxhill Language Assessment Trust (CBLA) desde 2013.

O Occupational English Test Medicine pode ser feito em casa, pelo computador.

Ele tem a duração aproximada de 170 minutos e avalia as quatro competências básicas esperadas de alguém com boa proficiência na língua: Listening, Reading, Writing e Speaking.

A nota de corte é B e os resultados ficam disponíveis on-line em duas semanas após o teste. A aprovação tem validade de dois anos.

Ficou animado? Veja como concorrer a uma vaga

Para começar, você deve ser elegível (estar em uma das categorias citadas) e ter um bom nível de inglês.

Depois, é a hora de dar os primeiros passos para submeter seus documentos e agendar os exames, o que acontece on-line, no site da ECFMG (https://www.ecfmg.org/programs/).

Se você já é formado em Medicina, a primeira opção listada no site, ECFMG Certification, é o que você estará buscando.

Caso não o seja, navegue pelas outras opções oferecidas na página. Uma delas, o programa Bridge USA, permite até que o médico graduado se candidate a um visto especial para fazer intercâmbio de pós-graduação em hospitais americanos.

Note que essa é uma opção interessante caso você queira voltar para o Brasil, não morar nos EUA, porque o visto concedido é temporário.

Fiz minha inscrição. Em quanto tempo posso viajar?

Essa é uma informação que a ECFMG deixa bem clara aos que pretendem empreender a jornada de ser um médico estrangeiro nos Estados Unidos: o prazo não pode ser determinado, pois as autorizações e aprovações dependem de várias faculdades e de inúmeros exames.

Mesmo que a ECFMG tenha seus prazos e protocolos, ela fica sujeita a atrasos causados por outras instituições.

A duração do processo também depende se o médico ou estudante será aprovado ou reprovado em alguma fase, necessitando refazer os testes. Todas essas etapas podem demorar semanas, meses ou anos.

Você acha que consegue lidar com isso?

Se sua intenção é ser médico nos Estados Unidos, prepare-se para enfrentar a ansiedade e viva cada etapa sem pensar muito em quando a situação estará definitivamente resolvida.

Se você estiver disposto a suportar essa ausência de clareza, tenha certeza de que seu sucesso será apenas uma questão de tempo… E de paciência!

Avalie a post

Leave a Reply

Your email address will not be published.